O que significa Velho Testamento e Novo Testamento?

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? |
VOCÊ TEM UM MÉTODO? A grande maioria das coisas precisa de um método para ser feita! Como fazer um bom arroz, soltinho na panela? TEM MÉTODO!

Como construir uma bela casa? TEM UM MÉTODO! Não dá para começar a construir pelo telhado, não é mesmo?

E para estudar a Bíblia e entendê-la bem, precisa de... acertou: MÉTODO!

Mas por que muita gente acha que ESTUDAR A BÍBLIA pode ser de qualquer jeito, sem MÉTODO?

Eu sou o Presbítero André Sanchez e MEU MÉTODO de ensino da Bíblia já ajudou mais de 25 mil pessoas (sim, é esse número mesmo, eu não digitei errado) a estudarem a Bíblia COM MÉTODO e ENTENDIMENTO GARANTIDO!

Você duvida que esse método DÁ CERTO para você? Talvez você esteja pensando em um monte de OBSTÁCULOS AGORA!

Mas te digo que funciona para QUALQUER PESSOA! Em qualquer rotina de vida! É um método testado por milhares de pessoas, por isso, funciona! É como cozinhar um arroz soltinho! Qualquer pessoa faz, claro, usando um bom MÉTODO!

QUER EXPERIMENTAR MEU MÉTODO? Eu montei um trechinho rápido para você vê-lo em ação. Você não vai gastar nem 5 minutos! Vamos ver agora?

Está aqui para você o link para ver o método em ação: QUERO VER O MÉTODO DO PRESBÍTERO ANDRÉ (Clique aqui)…

Como você já deve ter percebido, a Bíblia como a conhecemos hoje, é divida em dois grandes grupos de livros: O Antigo e o Novo Testamento. Para compreendermos o significado desses nomes, precisamos saber que a palavra “testamento” quando utilizada para designar esses dois grupos de livros, significa “aliança” (pacto, contrato, concerto).O que significa antigo testamento e novo testamento na Bíblia?

Detalhes sobre o Antigo Testamento e o Novo Testamento

O Antigo Testamento, além de descrever detalhes sobre a criação do mundo, descreve principalmente a aliança de Deus com o povo de Israel. Deus fez um pacto com esse povo, e esse pacto e todos os seus pormenores estão descritos em todo o Antigo Testamento. Nele também vemos a indicação de Deus de um pacto ainda maior que alcançaria todas as nações através da vinda de um Messias (Veja aqui o que significa Messias). Assim, esse testamento descreve claramente detalhes sobre essa vinda.

O Antigo Testamento é constituído por 39 livros (vai de Gênesis a Malaquias)

Os reformados (evangélicos) admitem como inspirados 39 livos desse testamento. Já na Bíblia católica temos pelo menos mais oito livros que eles admitem e alguns acréscimos a outros livros (Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Barucque, A Epístola de Jeremias, 1 e 2 Macabeus e acréscimos feitos a Ester e a Daniel).

No entanto, entendemos que esses oito livros, que chamamos de livros apócrifos, não devem fazer parte do cânon sagrado, pois a maioria teólogos judeus (povo que escreveu esse testamento e o preservou) não aceitam esses livros como inspirados, além deles não atribuírem a si a inspiração divida, não terem sido considerados por Jesus e seus discípulos e nem terem sidos citados no Novo Testamento, fora os erros doutrinários absurdos contidos neles.

O Novo Testamento é constituído por 27 livros (vai de Mateus a Apocalipse)

Já o Novo Testamento é inaugurado com a vinda do Messias, Jesus Cristo. Nessa nova aliança vemos Cristo dando Sua vida para a salvação dos que creem (tanto os do povo de Israel quanto as pessoas de outras nações) e inaugurando a igreja, que foi depois continuada pelos apóstolos. Vemos ainda no Novo Testamento a indicação clara da segunda vinda de Jesus Cristo para selar plenamente a “aliança”. Isso se dará através do fim dos tempos, do juízo final.

Dentro dos dois Testamentos temos algumas subdivisões importantes. (veja imagem abaixo):

Divisão dos livros do Antigo Testamentovelho testamento, divisão dos livros

Divisão dos livros do Novo Testamentonovo testamento, divisão dos livros

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp