A Bíblia diz que comer carne de porco é pecado?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta |
A Bíblia nunca foi tão FÁCIL de entender! Talvez você esteja ESTRANHANDO isso que acabou de ler, pois todo mundo diz que a Bíblia é DIFÍCIL DE ENTENDER!

Porém, depois que criei meu método TEXTO NA TELA de estudo da Bíblia toda e já o apliquei em mais de 25 mil alunos em meus 20 anos dando aulas, certamente posso afirmar que ficou FÁCIL estudar a Bíblia!

QUER COMPROVAR ISSO? Você também pode fazer parte desse grupo de pessoas que entendem a Bíblia com facilidade, estudando algumas horas toda semana!

Nosso método exclusivo te guia passo a passo para uma compreensão mais profunda da Palavra de Deus, com muita facilidade!

Porém, como atendo pessoalmente meus alunos, as vagas são limitadas!

Acesse agora o link com todos os detalhes desse material, pois pode sair do ar a qualquer momento ACESSAR DETALHES (Clique aqui)…

Você Pergunta: A Bíblia diz em Levítico 11:7, na parte que trata das leis alimentares das por Deus a Israel, que a carne de porco era considerada uma carne impura para alimentação. Ou seja, comer carne de porco era pecado na lei de Moisés. Minha pergunta é: Comer carne de porco é pecado hoje em dia? Ou aquela lei era só para Israel? Como podemos compreender isso dentro da Bíblia?

Caro leitor, comecemos nossa análise avaliando o texto que você citou, que diz o seguinte: “Também o porco, porque tem unhas fendidas e o casco dividido, mas não rumina; este vos será imundo;” (Levítico 11:7). Sabemos que dentro desse contexto a palavra “imundo” significa não apropriado, ou seja, eles não podiam ingerir.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Comer carne de porco é pecado para o cristão?

(1) As restrições alimentares foram dadas por Deus aos israelitas (judeus). Nessa restrição Deus separou os animais em puros e impuros para a alimentação do povo.

As restrições no Velho Testamento parecem indicar que Deus, entre outras coisas, queria fazer distinção entre Israel e os gentios (os outros povos).

Os animais puros representavam o povo de Israel, enquanto os impuros representavam os gentios. Essa distinção era vista em diversas leis para diversas áreas da vida, inclusive a alimentação.

Vemos Deus proibindo também várias praticas ao Seu povo, que eram praticas comuns a povos pagãos, ligadas a vestimentas, formas de cortar a barba, forma de se vestir, etc.

Tudo isso tinha como foco principal uma diferenciação entre Israel e os povos pagãos. Claro, também tínhamos aspectos de saúde envolvidos.

(2) Muito tempo mais tarde, quando a nova aliança mediada por Jesus Cristo passou a incluir os gentios (não-judeus), esses conceitos alimentares foram suspensos, pois, sendo os gentios participantes dessa aliança, já não há a necessidade dessa distinção.

A distinção agora tem a ver com crer e não crer em Cristo! Andar ou não andar nos caminhos de Cristo! Ser ou não ser santos!

É o que chamamos da aplicação da graça de Deus, que é superior à Lei, mas que a cumpre todos os princípios cerimoniai da Lei em Cristo!

Jesus demonstrou a suspensão das restrições alimentares futuras, já em seu ministério terreno: “…porque não lhe entra no coração, mas no ventre, e sai para lugar escuso? E, assim, considerou ele puros todos os alimentos.” (Marcos 7:19).

(3) Mas não é só isso: podemos ver que o apóstolo Pedro, ao ter uma visão de um lençol com diversos animais impuros nele, recebeu uma ordem para matar e comer (Atos 11:7).

Pedro, sendo judeu, negou-se a fazer isso (por causa das leis alimentares) e foi repreendido: “Segunda vez, falou a voz do céu: Ao que Deus purificou não consideres comum” (Atos 11:9).

Observe que nessa visão Deus diz que os animais antes impuros estavam aqui purificados para serem comidos! É uma visão que estava marcando uma transição do tempo da lei para o tempo da graça dentro do ensino dos apóstolos!

(4) A sequência da história nos mostra que tudo isso era para mostrar para Pedro que agora poderia sentar-se à mesma mesa que um gentio e comer com ele sem culpa!

Foi o que ocorreu no encontro de Pedro e Cornélio! As barreiras entre judeus e gentios foram totalmente derrubadas por Deus em Cristo!

Não há mais leis alimentares, existe liberdade para que judeus cristãos convertidos levassem o evangelho, adentrassem os povos gentios, estivessem ali e fizessem a obra sem esse tipo de preocupação! Pedro poderia comer carne de porco com Cornélio sem ter qualquer receio de estar pecando!

(5) Paulo também falou sobre o tema de alimentação algumas vezes. Analisemos alguns textos: “Se algum dentre os incrédulos vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que for posto diante de vós, sem nada perguntardes por motivo de consciência” (1 Coríntios 10:27).

Fica clara a total liberdade do cristão de se servir de qualquer tipo de comida! Mas, claro, isso foi muito criticado no começo, mas Paulo deixa muito clara a posição bíblica no assunto:

“Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados” (Colossenses 2:16).

Se alguém disser que comer carne de porco é pecado, esse texto mostra que essa pessoa está julgando sem ter qualquer poder para julgar a liberdade cristã!

(6) Por fim, o principio da lei de Moisés é mantido quando a Bíblia no Novo Testamento sempre indica a importância da santidade e da pureza (em todas as áreas da vida), que são as marcas de um santo (de um separado, consagrado a Deus). Restrições alimentares, portanto, já não são necessárias.

A pureza plena nos é dada por meio de uma vida santa na presença do Senhor Jesus Cristo e não por deixar de comer carne de porco!

Por isso, não há problema algum em o cristão comer carne de porco. Não é pecado comer carne de porco!

Aliás, em nossos tempos modernos ela é uma carne saudável, muito mais barata que carne de bovinos e uma excelente fonte de proteínas e vitaminas!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp