O que significa Alfa e Ômega na Bíblia Sagrada? Veja neste estudo

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? |
A Bíblia nunca foi tão FÁCIL de entender! Talvez você esteja ESTRANHANDO isso que acabou de ler, pois todo mundo diz que a Bíblia é DIFÍCIL DE ENTENDER!

Porém, depois que criei meu método TEXTO NA TELA de estudo da Bíblia toda e já o apliquei em mais de 25 mil alunos em meus 20 anos dando aulas, certamente posso afirmar que ficou FÁCIL estudar a Bíblia!

QUER COMPROVAR ISSO? Você também pode fazer parte desse grupo de pessoas que entendem a Bíblia com facilidade, estudando algumas horas toda semana!

Nosso método exclusivo te guia passo a passo para uma compreensão mais profunda da Palavra de Deus, com muita facilidade!

Porém, como atendo pessoalmente meus alunos, as vagas são limitadas!

Acesse agora o link com todos os detalhes desse material, pois pode sair do ar a qualquer momento ACESSAR DETALHES (Clique aqui)…

Você já leu em algum trecho da Bíblia a expressão alfa e ômega? Certamente já ouviu falar. Para entender algumas expressões que aparecem na Bíblia, às vezes temos de compreender mais a fundo a cultura, a língua e até a geografia da época. Nesse caso, iremos buscar compreensão usando uma das línguas que era falada na época e com a qual foi escrito o Novo Testamento.

O que significa alfa e ômega na Bíblia Sagrada?

O que significa alfa e ômega na Bíblia?

A expressão “Alfa e Ômega” aparece apenas em trechos no livro de Apocalipse. Veja um desses trechos: “Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.” (Apocalipse 1. 8).

Para entendermos bem o significado da expressão, precisamos saber que alfa e ômega são duas letras do alfabeto grego (a língua em que foi escrito o Novo Testamento e a língua mais falada nessa época): Alfa (A / α) – Ômega (Ω / ω).O detalhe interessante é que alfa é a primeira letra do alfabeto grego e ômega é a última letra. Isso já nos ajuda a compreendermos melhor a expressão bíblica.

Assim, essa expressão quando aparece na Bíblia, por exemplo, nesse texto: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. (Apocalipse 22. 13), significa que Deus está falando de Sua eternidade e soberania. Deus é o início de tudo (Alfa) e irá terminar tudo (Ômega). Ele é o governante soberano e eterno sobre todas as coisas desde sempre. Vemos isso claramente nas profecias em Apocalipse e em dezenas de outros textos bíblicos, dos quais destaco o abaixo:

“Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.” (Colossenses 1. 17).

No livro do profeta Isaías vemos algo parecido com a expressão Alfa e Ômega no grego, mas na língua hebraica e mais focada no significado com relação a Deus ser eterno e soberano sobre tudo e todos: “Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus.” (Isaías 44. 6).

 

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp