O que significa lançar sortes [na Bíblia]?

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? |
A Bíblia nunca foi tão FÁCIL de entender! Talvez você esteja ESTRANHANDO isso que acabou de ler, pois todo mundo diz que a Bíblia é DIFÍCIL DE ENTENDER!

Porém, depois que criei meu método TEXTO NA TELA de estudo da Bíblia toda e já o apliquei em mais de 25 mil alunos em meus 20 anos dando aulas, certamente posso afirmar que ficou FÁCIL estudar a Bíblia!

QUER COMPROVAR ISSO? Você também pode fazer parte desse grupo de pessoas que entendem a Bíblia com facilidade, estudando algumas horas toda semana!

Nosso método exclusivo te guia passo a passo para uma compreensão mais profunda da Palavra de Deus, com muita facilidade!

Porém, como atendo pessoalmente meus alunos, as vagas são limitadas!

Acesse agora o link com todos os detalhes desse material, pois pode sair do ar a qualquer momento ACESSAR DETALHES (Clique aqui)…

Você Pergunta: Eu já ouvi pregações dizendo que sorte não existe, pois Deus é quem dirige todas as coisas, porém, como podemos entender quando a Bíblia fala de lançar sortes? Alguns textos apontam servos de Deus e também quem não cria em Deus usando esse recurso. Ajude-me a entender melhor isso…

Provavelmente você já deve ter se deparado, quando lia a Bíblia, com a expressão lançar sortes. Veja um texto em que ela aparece:

“E diziam uns aos outros: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por causa de quem nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas.” (Jonas 1:7).

Muita gente se confunde com o que esse lançamento de sorte significa na Bíblia, pois, para nós sorte parece algo que nos remete ao acaso e não a ação de Deus. Vejamos mais detalhes sobre isso:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que significa lançar sortes na Bíblia?

Lançar sortes era uma espécie de um processo de “adivinhação” que era utilizado para saber qual era a vontade de Deus para alguma situação ou para alguma questão que parecia complicada.

Trazendo para os nossos tempos, imaginemos que seja algo parecido com um cara-e-coroa (muito visto nos jogos de futebol) ou um dois-ou-um, ou quem sabe o famoso método do palitinho.

No mundo antigo essa prática era usada para saber qual era a vontade de Deus para algum assunto. Apesar de esse método também ser usado por nações pagãs para saber a vontade de seus deuses, vemos que o Deus verdadeiro, o Senhor, não proibiu essa prática aos seus servos, antes, também a utilizava como forma de mostrar Sua vontade.

Isso porque Deus governa sobre toda “sorte” e por meio dela. Todas as situações estão descobertas diante do Senhor e Ele age como quer e com os métodos que desejar.

Assim, no mundo antigo, em vários momentos Deus mandou lançar sortes. Veja um exemplo:

“Todavia, a terra se repartirá por sortes; segundo os nomes das tribos de seus pais, a herdarão.” (Números 26:55).

Ou seja, Deus indicaria através do “lançar sortes” a Sua vontade

Outro momento interessante que mostra que os pagãos também utilizavam desse método é quando Jesus foi crucificado e os soldados lançaram sortes para ver quem ficaria com as roupas de Jesus:

“Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela para ver a quem caberá—para se cumprir a Escritura: Repartiram entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica lançaram sortes. Assim, pois, o fizeram os soldados.” (João 19:24).

Esse método também foi utilizado pelos apóstolos para escolher entre vários homens aquele que substituiria Judas, o traidor. “E os lançaram em sortes, vindo a sorte recair sobre Matias, sendo-lhe, então, votado lugar com os onze apóstolos.” (Atos 1:26).

E para finalizar, lançar sortes na Bíblia, quando ordenado por Deus e de acordo com Seus propósitos, não têm nada a ver com jogos de azar, com loterias, com apostas, com as bruxarias, jogos de búzios, com superstição e coisas do gênero.

É apenas um meio pelo qual Deus manifestava Sua vontade ao seu povo que o consultava dessa forma, conforme o próprio Deus orientava e aprovava.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp