O homem é o criador?
Por André Sanchez
O homem se gaba de suas grandes realizações. Olha para tudo aquilo que construiu, olha para a evolução de sua ciência, para a grandeza de seus projetos arquitetônicos, para a beleza de suas obras de arte, para a potência de seus motores, para as maravilhas tecnológicas, para suas fascinantes invenções, para o conforto que produziu para desfrutar… Para tudo isso olha o homem e se gaba, se exalta. O homem olha para si mesmo e diz: Eu sou demais! Quem há semelhante a mim?
Mas será que o homem é o verdadeiro autor e criador de todas essas obras magníficas e grandiosas? Será que o homem pode olhar para um Ferrari e dizer que ele sozinho a criou? Será que pode olhar para os modernos computadores e pensar que ele resolveu muitos problemas do mundo com esse invento?
“Ouçam, escutem a minha voz; prestem atenção, ouçam o que eu digo. Quando o agricultor ara a terra para o plantio, só faz isso o tempo todo? Só fica abrindo sulcos e gradeando o solo? Depois de nivelado o solo, ele não semeia o endro e não espalha as sementes do cominho? Não planta o trigo no lugar certo, a cevada no terreno próprio e o trigo duro nas bordas? O seu Deus o instrui e lhe ensina o caminho.” (Is 28. 23-26 – NVI)
Deus é quem leva o homem a trilhar o caminho do bem. No texto acima o exemplo é a sabedoria para plantar, no entanto, todo bem vem de Deus em todas as áreas. Ele é quem dá ao homem a sabedoria para conhecer, inventar e produzir coisas boas. Deus é o fornecedor, tanto da matéria-prima material encontrada na natureza, quanto da matéria-prima que se encontra na mente, a sabedoria.
O homem por si só nunca poderia concretizar aqueles inventos maravilhosos e grandiosos que vemos em nosso mundo. O Senhor é o autor deles.
“Não se debulha o endro com trilhadeira, e sobre o cominho não se faz passar roda de carro; tira-se o endro com vara, e o cominho com um pedaço de pau. É preciso moer o cereal para fazer pão; por isso ninguém o fica trilhando para sempre. Fazem passar as rodas da trilhadeira sobre o trigo, mas os seus cavalos não o trituram. Isso tudo vem da parte do Senhor dos Exércitos, maravilhoso em conselhos e magnífico em sabedoria.” (Is 28:27-29 – NVI)
Deus é a fonte de toda a sabedoria e a inteligência. Por isso, como homens, não podemos nos gabar e nem glorificar a nós mesmos como se fôssemos o meio e o fim de todas as coisas. Cabe a nós seguirmos a orientação de Paulo:
“Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor. Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, e sim aquele a quem o Senhor louva.” (2Co 10. 17-18).
Por isso, a nossa atitude deve ser tal qual a dos seres viventes citados em Apocalipse que diziam em alto e bom som: “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.” (Ap 4. 11).
Veja outros artigos interessantes:
Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:
- 6 sinais de que você PERDEU O AMOR pela obra de Deus!
- Por que com tantos movimentos em favor da paz não conseguimos alcançá-la?
- Seja como uma criança, mas não seja criança
- Palavras que não estão no dicionário de Deus
- Mais parecido com o Homer Simpson do que com Deus?
- Manual de instruções? Quem precisa dele?
- 4 lições sobre motivação que você está negligenciando