Deus sabia que um anjo iria virar o diabo e não fez nada?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta |
A Bíblia nunca foi tão FÁCIL de entender! Talvez você esteja ESTRANHANDO isso que acabou de ler, pois todo mundo diz que a Bíblia é DIFÍCIL DE ENTENDER!

Porém, depois que criei meu método TEXTO NA TELA de estudo da Bíblia toda e já o apliquei em mais de 25 mil alunos em meus 20 anos dando aulas, certamente posso afirmar que ficou FÁCIL estudar a Bíblia!

QUER COMPROVAR ISSO? Você também pode fazer parte desse grupo de pessoas que entendem a Bíblia com facilidade, estudando algumas horas toda semana!

Nosso método exclusivo te guia passo a passo para uma compreensão mais profunda da Palavra de Deus, com muita facilidade!

Porém, como atendo pessoalmente meus alunos, as vagas são limitadas!

Acesse agora o link com todos os detalhes desse material, pois pode sair do ar a qualquer momento ACESSAR DETALHES (Clique aqui)…

Você pergunta: Presbítero, eu fico intrigada quando penso na soberania de Deus. Se ele sabe todas as coisas, então, ele sabia que o diabo iria cair e mesmo assim deixou? Por que ele faria isso? Não faz muito sentido isso para mim! Será que Deus não poderia ter escolhido não saber disso e deixar a história seguir seu curso sem ele intervir?

Cara leitora, a resposta à sua pergunta inicialmente é simples. Sim, Deus sabia de tudo que iria acontecer. Digo isto porque a Bíblia afirma que Deus é onisciente, ou seja, ele sabe de todas as coisas.

Isso realmente nos deixa intrigados, pois nós somos seres limitados nas coisas que sabemos e não conseguimos compreender a complexidade de tudo isso! O salmista reflete sobre isso, é diz:

“Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem” (Salmos 139:14).

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

DEUS SABIA QUE O DIABO IRIA CAIR?

A Bíblia também apresenta Deus como O soberano, aquele que tem o domínio sobre tudo e todos. Se crermos na Bíblia Sagrada, não há como afirmarmos que Deus foi “surpreendido” com algo ou que algo que não estava planejado aconteceu e Ele precisou recorrer a um “plano B”.

É por isso que temos, por exemplo, o livro de Apocalipse, onde temos descritos vários eventos de como será no final dos tempos! Só Deus tem esse poder de conduzir a história e ainda falar dela antes dela acontecer!

Agora quero complicar um pouco mais a sua pergunta: Por que Deus não exterminou no mesmo instante o diabo? Por que Deus permitiu e permite que ele aja com certa “liberdade” até o dia de hoje? Por que Deus permitiu que ele tentasse Eva? Por que simplesmente Deus não liberta esse mundo da presença maléfica desse ser?

Não são questões fáceis de responder. Aliás, não creio que alguém tenha uma resposta precisa, exata sobre essas questões. Em minha opinião Jó nos deu uma direção quando, inspirado pelo Espírito, disse: “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.” (Jó 42:2).

Deus tem planos a serem cumpridos e eles serão cumpridos. Se o diabo não foi exterminado imediatamente após a sua queda, é porque Deus não quis. E não posso crer que Deus quisesse jogar um joguinho, brincar com o ser humano. Não!

Deus tem planos sérios, justos e verdadeiros! Nossa mente tem grande dificuldade de pensar nos porquês que envolvem esses planos. Por que permitir o pecado? Por que permitir tanta tentação, quando poderia em uma simples palavra exterminar o diabo e salvar a todos? Por que as coisas têm de acontecer assim?

Isaías escreve uma palavra de Deus como que acalmando nossos porquês: “porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.” (Isaías 55:9).

É como se Deus estivesse nos dizendo: “Eu sei o que estou fazendo, eu sou Deus!”. Apesar de muitas peças não se encaixarem em nossos pensamentos limitados, pois temos visão e saber limitados, Deus tem a visão do todo e sabe todos os motivos de cada ação que permitiu!

Creio que todas as coisas seguem o plano de Deus e que no final de tudo Ele será glorificado em toda Sua Majestade e tudo culminará em Sua honra e glória como nos ensina Paulo:

“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Romanos 11:36).

Não posso crer que o Diabo poderá escapar dos planos de Deus. Deus governa sobre ele também. É o que nos diz a Bíblia:

“para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” (Filipenses 2:10-11).

Assim, concluo que Deus sabe de todas as coisas e todas as coisas caminham de acordo com Seu plano soberano e isso inclui todas as hostes malignas e, é claro, o seu líder, o Diabo.

O fato de não termos todas as respostas não faz de Deus um ser mau ou um ser que parece “não saber o que está fazendo”.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp