O que significa Ágape na Bíblia? E Philos e Eros, é a mesma coisa?

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? |
A Bíblia nunca foi tão FÁCIL de entender! Talvez você esteja ESTRANHANDO isso que acabou de ler, pois todo mundo diz que a Bíblia é DIFÍCIL DE ENTENDER!

Porém, depois que criei meu método TEXTO NA TELA de estudo da Bíblia toda e já o apliquei em mais de 25 mil alunos em meus 20 anos dando aulas, certamente posso afirmar que ficou FÁCIL estudar a Bíblia!

QUER COMPROVAR ISSO? Você também pode fazer parte desse grupo de pessoas que entendem a Bíblia com facilidade, estudando algumas horas toda semana!

Nosso método exclusivo te guia passo a passo para uma compreensão mais profunda da Palavra de Deus, com muita facilidade!

Porém, como atendo pessoalmente meus alunos, as vagas são limitadas!

Acesse agora o link com todos os detalhes desse material, pois pode sair do ar a qualquer momento ACESSAR DETALHES (Clique aqui)…

Antes de explicar o significado da palavra Ágape, é preciso saber que o Novo Testamento foi escrito na língua grega, que era uma das principais e mais importante línguas faladas do mundo na época. Essa informação irá ajudar muito a compreendermos o sentido do uso dessa palavra na Bíblia.

Leia também: Por que a Bíblia tem tantas linguagens e traduções diferentes?

O que significa o amor Agape?

O que significa Ágape, Philos e Eros?

A palavra Ágape é uma das palavras traduzidas por “amor” da língua grega (língua em que foi escrito o Novo Testamento) para o português. Na língua portuguesa, usamos a palavra amor para descrever alguns sentimentos e atitudes distintas. Por exemplo, usa-se “amor” tanto para o amor entre irmãos ou amigos como para o amor mais erótico entre um casal, apesar de serem tipos de amor totalmente diferentes.

Ágape, Philos e Eros na língua grega

Porém, a língua grega tem várias palavras para designar os diversos tipos de amor existentes. Por exemplo, a palavra grega “Philos” é usada para descrever aquele amor que tem como principal característica o companheirismo, a amizade, a bondade para com o próximo.

Já a palavra grega “Eros” é usada para designar o amor romântico. Um tipo de amor bem exemplificado pelo amor entre um homem e uma mulher.

E a palavra grega Ágape, (que é a que mais aparece em todos os textos do Novo Testamento), significa aquele amor fraterno, tipo o amor de irmão, que cultiva afeição, boa vontade, bondade. É o tipo de amor que mais exercitamos, ou que deveríamos exercitar no dia-a-dia.

Um exemplo interessante do uso da palavra Ágape esta em Mateus 24. 12, onde vemos que no fim dos tempos esse tipo tão preciso e importante de amor se esfriará na vida da maioria das pessoas:

“E, por se multiplicar a iniquidade, o amor (Ágape) se esfriará de quase todos.” 

Outro texto interessante mostra que o Ágape é o amor com que Deus nos ama e com que devemos amar o próximo:

“Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.” (João 13. 34)

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp