Qual a diferença entre lamentação, murmuração e oração?

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso?, Reflexões |
A Bíblia nunca foi tão FÁCIL de entender! Talvez você esteja ESTRANHANDO isso que acabou de ler, pois todo mundo diz que a Bíblia é DIFÍCIL DE ENTENDER!

Porém, depois que criei meu método TEXTO NA TELA de estudo da Bíblia toda e já o apliquei em mais de 25 mil alunos em meus 20 anos dando aulas, certamente posso afirmar que ficou FÁCIL estudar a Bíblia!

QUER COMPROVAR ISSO? Você também pode fazer parte desse grupo de pessoas que entendem a Bíblia com facilidade, estudando algumas horas toda semana!

Nosso método exclusivo te guia passo a passo para uma compreensão mais profunda da Palavra de Deus, com muita facilidade!

Porém, como atendo pessoalmente meus alunos, as vagas são limitadas!

Acesse agora o link com todos os detalhes desse material, pois pode sair do ar a qualquer momento ACESSAR DETALHES (Clique aqui)…

Você pergunta: Eu tenho um pouco de dificuldade de entender a diferença que existe quando estou orando, para saber se estou murmurando diante de Deus, se estou apenas se lamentando ou se aquilo que falo é uma oração que Deus aceita, pois tenho medo de estar murmurando e Deus não se agradar. Pode me ajudar a entender isso?

Não há dúvida que o comportamento de murmuração não agrada a Deus. É o que vemos Deus dizer, por exemplo, no caso do povo de Israel no deserto:

“Neste deserto, cairá o vosso cadáver, como também todos os que de vós foram contados segundo o censo, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes” (Números 14:29).

Temos textos na Bíblia que parecem murmuração, mas são citados como lamentação:

Tornou-se o Senhor como inimigo, devorando Israel; devorou todos os seus palácios, destruiu as suas fortalezas e multiplicou na filha de Judá o pranto e a lamentação (Lamentações de Jeremias 2:5)

Temos ainda textos que contém orações, que até parecem lamentações e murmurações:

Esqueceu-se Deus de ser benigno? Ou, na sua ira, terá ele reprimido as suas misericórdias? (Salmos 77:9).

Por isso, precisamos entender bem cada um dos conceitos para que possamos nos expressar corretamente diante de Deus, com um coração e palavras que o agradam!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Qual a diferença entre murmuração, lamentação e oração?

MURMURAÇÃO

É uma espécie de reclamação maldosa, de censura a algo ou a alguém. Um resmungo, um falar pelas costas. Veja este exemplo:

“E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?” (Êxodo 15:24).

Uma característica da murmuração é que desconsidera tudo de bom que existe, foca no problema, na dificuldade e gera no murmurador um sentimento contínuo de desgosto que vai contamina todas as áreas de sua vida!

LAMENTAÇÃO

É uma manifestação dolorida por causa de um sofrimento. Pode ser por meio de palavras, por gritos e até pelo choro. Veja este exemplo:

“Em todas as províncias aonde chegava a palavra do rei e a sua lei, havia entre os judeus grande luto, com jejum, e choro, e lamentação; e muitos se deitavam em pano de saco e em cinza” (Ester 4:3).

Na Bíblia temos também canções que são chamadas de lamentações e que foram feitas após a morte de alguém muito querido ou importante:

“Jeremias compôs uma lamentação sobre Josias; e todos os cantores e cantoras, nas suas lamentações, se têm referido a Josias, até ao dia de hoje; porque as deram por prática em Israel, e estão escritas no Livro de Lamentações.” (2 Crônicas 35:25)

ORAÇÃO

É falar com Deus. Pode ser em pensamento, em palavras, em público ou em particular. Veja este exemplo:

“Mas Pedro, tendo feito sair a todos, pondo-se de joelhos, orou; e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te! Ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, sentou-se.” (Atos 9:40).

QUAL A DIFERENÇA?

Sabendo o que cada coisa uma significa, podemos ver claramente nas escrituras que a principal diferença é que Deus não vê as três manifestações da mesma forma. Observe que Deus ouviu o CLAMOR do povo que era escravo no Egito, mas rejeitou quanto esse mesmo povo murmurou.

Clamor ou oração do povo:

“Decorridos muitos dias, morreu o rei do Egito; os filhos de Israel gemiam sob a servidão e por causa dela clamaram, e o seu clamor subiu a Deus.” (Êxodo 2:23)

Murmuração do povo:

“Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto! (…) Porém, tão certo como eu vivo, e como toda a terra se encherá da glória do SENHOR, nenhum dos homens que, tendo visto a minha glória e os prodígios que fiz no Egito e no deserto, todavia, me puseram à prova já dez vezes e não obedeceram à minha voz, nenhum deles verá a terra que, com juramento, prometi a seus pais, sim, nenhum daqueles que me desprezaram a verá.” (Números 14:2, 21-23).

Assim, concluo que Deus sabe lidar com nossos momentos de lamentações, momentos como o de Jó, quando se viu debaixo de uma enxurrada de dores. Momentos como o do profeta Jeremias que lamentou profundamente em ver a cidade santa, Jerusalém, toda queimada e destruída. Deus também ouve e se agrada da oração e do clamor de seu povo. Porém, Deus se mostra na Bíblia totalmente contrário a atitude de murmuração.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp