Explicando as parábolas de Jesus: O fermento dos fariseus
Por André Sanchez
ONDE ESTÁ NA BÍBLIA?
A parábola do fermento dos fariseus se encontra em Mateus 16. 5-12 e também em Marcos 7. 14-21
RESUMO DA PARÁBOLA:
Nessa ocasião Jesus aproveitou um pequeno esquecimento dos discípulos em levar pão para comerem em sua jornada daquele dia e, por causa da grande oposição que sofria dos fariseus e saduceus, trouxe-lhes essa palavra: “Vede e acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus.” (Mt 16. 6)
EXPLICAÇÃO:
Os discípulos ficaram um pouco confusos com a palavra de Jesus sobre esse tal fermento, achando que ele falava a respeito do pão que eles haviam esquecido. Porém, não era sobre isso que ele falava. Sabemos que o fermento serve para fazer crescer a massa. Apenas um pouco desse produto já é capaz de penetrar em toda a massa e fazê-la crescer.
Nesse sentido, Jesus explica que esse “fermento” era a doutrina dos fariseus: “Então, entenderam que não lhes dissera que se acautelassem do fermento de pães, mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus.” (Mt 16.12). Essa doutrina era capaz de “contaminar” e fazê-los abandonar o bom fermento da doutrina de Deus. Em outro momento, Jesus volta a falar desse fermento, e diz: “Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.” (Lc 12. 1).
Jesus queria que seus discípulos ficassem atentos com doutrinas falsas e hipócritas, pois elas são sorrateiras e têm a capacidade de crescer rapidamente dentro de onde são colocadas, como o fermento. Mais uma parábola de Jesus cheia de significado e alerta a todos nós: Cuidado com as falsas doutrinas! Naquela época eram os fariseus e saduceus que espalhavam esse tipo fermento, hoje, certamente, são muitos falsos mestres espalhados por ai.
Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:
- Explicando as parábolas de Jesus ➡ O filho pródigo
- Explicando as parábolas de Jesus: Os dois alicerces
- Explicando as parábolas de Jesus: A ovelha perdida
- Explicando as parábolas de Jesus: O administrador desonesto
- Explicando as parábolas de Jesus: O juiz iníquo
- Explicando as parábolas de Jesus: O dever do servo
- Explicando as parábolas de Jesus: O fariseu e o publicano