É errado usar suco de uva ao invés de vinho na Santa Ceia?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta |
VOCÊ TEM UM MÉTODO? A grande maioria das coisas precisa de um método para ser feita! Como fazer um bom arroz, soltinho na panela? TEM MÉTODO!

Como construir uma bela casa? TEM UM MÉTODO! Não dá para começar a construir pelo telhado, não é mesmo?

E para estudar a Bíblia e entendê-la bem, precisa de... acertou: MÉTODO!

Mas por que muita gente acha que ESTUDAR A BÍBLIA pode ser de qualquer jeito, sem MÉTODO?

Eu sou o Presbítero André Sanchez e MEU MÉTODO de ensino da Bíblia já ajudou mais de 25 mil pessoas (sim, é esse número mesmo, eu não digitei errado) a estudarem a Bíblia COM MÉTODO e ENTENDIMENTO GARANTIDO!

Você duvida que esse método DÁ CERTO para você? Talvez você esteja pensando em um monte de OBSTÁCULOS AGORA!

Mas te digo que funciona para QUALQUER PESSOA! Em qualquer rotina de vida! É um método testado por milhares de pessoas, por isso, funciona! É como cozinhar um arroz soltinho! Qualquer pessoa faz, claro, usando um bom MÉTODO!

QUER EXPERIMENTAR MEU MÉTODO? Eu montei um trechinho rápido para você vê-lo em ação. Você não vai gastar nem 5 minutos! Vamos ver agora?

Está aqui para você o link para ver o método em ação: QUERO VER O MÉTODO DO PRESBÍTERO ANDRÉ (Clique aqui)…

Você Pergunta: Por que muitas igrejas usam suco de uva ao invés de vinho na Santa Ceia? Isso não está errado biblicamente? Jesus não usou vinho na Ceia que fez com os apóstolos?

usar suco de uva na Santa Ceia é correto?

Caro leitor, hoje em dia é bem comum que as igrejas utilizem em suas celebrações da Santa Ceia o suco de uva. Aliás, a maioria das igrejas que conheço mantém essa prática. Estaria ela errada biblicamente? A orientação para a realização da Ceia foi dada pelo próprio Jesus Cristo e posteriormente seguida pelos discípulos. Jesus disse o seguinte: “A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.” (Mt 26.27-28).

Observe que nesses primeiros versos nem é citado qual a bebida que estava no cálice  O próximo verso esclarece o que eles estavam bebendo: “E digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo, convosco no reino de meu Pai.” (Mt 26.29).

Fica claro que eles estavam bebendo uma bebida que era feita do fruto da videira. Como era bem tradicional o uso de vinho na época e cultura de Jesus, podemos inferir que era vinho alcoólico. O problema que Paulo teve de tratar na igreja de Corinto também parece apoiar essa ideia, pois os discípulos mantiveram a prática ordenada por Jesus. Nessa igreja havia pessoas se embriagando com o vinho da Ceia: “Porque, ao comerdes, cada um toma, antecipadamente, a sua própria ceia; e há quem tenha fome, ao passo que há também quem se embriague.” (1 Co 11.21). Assim, é bem possível que os primeiros discípulos usaram vinho com certo teor alcoólico na Ceia.

Porém, quero focar na expressão “fruto da videira”. Essa expressão torna legítimo o uso de suco de uva na Santa Ceia, pois se trata do produto do fruto da videira. A única diferença entre o suco de uva e o vinho é que o vinho passa por processos de fermentação que lhe conferem algum teor de álcool.

Assim, podemos usar com tranquilidade o suco de uva sem receio algum de estar fazendo a Santa Ceia de um modo diferente daquele que Jesus ordenou. Se fizesse diferença que o fruto da videira tivesse ou não algum teor alcoólico, certamente Jesus teria dito.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp