O que significa “A glória desta última casa será maior do que a da primeira”?

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? |
A Bíblia nunca foi tão FÁCIL de entender! Talvez você esteja ESTRANHANDO isso que acabou de ler, pois todo mundo diz que a Bíblia é DIFÍCIL DE ENTENDER!

Porém, depois que criei meu método TEXTO NA TELA de estudo da Bíblia toda e já o apliquei em mais de 25 mil alunos em meus 20 anos dando aulas, certamente posso afirmar que ficou FÁCIL estudar a Bíblia!

QUER COMPROVAR ISSO? Você também pode fazer parte desse grupo de pessoas que entendem a Bíblia com facilidade, estudando algumas horas toda semana!

Nosso método exclusivo te guia passo a passo para uma compreensão mais profunda da Palavra de Deus, com muita facilidade!

Porém, como atendo pessoalmente meus alunos, as vagas são limitadas!

Acesse agora o link com todos os detalhes desse material, pois pode sair do ar a qualquer momento ACESSAR DETALHES (Clique aqui)…

Você pergunta: Eu passei de frente a uma igreja dessas “mega igrejas” que temos no Brasil e na frente da obra estava escrito que “a glória dessa casa será maior do que a primeira”. Eu gostaria de entender o que isso significa. Um amigo me disse que isso é um verso da Bíblia. Gostaria de entender melhor essa questão!

Cara leitora, de fato, eu também já passei por várias vezes na frente de templos sendo construídos e vi essa frase em uma placa ou em um dos muros da construção: “A glória desta última casa será maior do que a da primeira”.

Muitas pessoas veem essa frase e pensam que a igreja está construindo um templo que será melhor do que o primeiro, que será mais luxuoso, que caberá mais gente (e normalmente é o que as igrejas querem dizer com ela).

Mas o que esse verso significa na Bíblia? Será que ele se refere a um templo mais luxuoso ou a um templo maior? Esse verso está em Ageu 2.9:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que significa “a glória desta última casa será maior do que a da primeira”?

(1) Para compreendermos o significado desse texto, precisamos lembrar que o profeta Ageu exerceu seu ministério no segundo ano do reinado do rei Dario (Ageu 1:1).

Nessa época, os judeus haviam voltado (pois estavam cativos) à Terra Prometida por causa de um decreto de Ciro (Esdras 1.1-4).

A missão deles era reconstruir o templo, pois o templo construído por Salomão havia sido destruído vários anos antes, quando o povo foi levado cativo por causa de sua desobediência a Deus. Jerusalém e o templo haviam sido destruídos:

“E queimou a Casa do SENHOR e a casa do rei, como também todas as casas de Jerusalém; também entregou às chamas todos os edifícios importantes” (2 Reis 25:9). Nabudodonosor, nessa época, atacou Jerusalém, a destruiu, também destruiu o templo de Salomão e levou a população como escravos.

(2) A missão desses judeus, 70 anos após a destruição de Jerusalém, era retomar o culto a Deus e reconstruir o orgulho do povo de Israel, o seu templo, a “habitação do Senhor”, e também sua cidade.

Eles, então, começam a reconstrução do templo, que acaba ficando parada por volta de 18 anos devido a uma oposição externa e do desânimo deles. Porém, depois desse tempo, eles retomam a construção e a terminam.

E é exatamente desse templo que Ageu profetiza. Esse templo foi construído pelos judeus liderados por Zorobabel (Ageu 2:4):

Ora, pois, sê forte, Zorobabel, diz o SENHOR, e sê forte, Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e tu, todo o povo da terra, sê forte, diz o SENHOR, e trabalhai, porque eu sou convosco, diz o SENHOR dos Exércitos(Ageu 2:4)

(3) O interessante é que as pessoas que tinham visto o templo de Salomão em toda a sua glória e luxo, choram ao ver a simplicidade desse templo:

“Quem dentre vós, que tenha sobrevivido, contemplou esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é ela como nada aos vossos olhos?” (Ageu 2:3).

Porém, Deus promete que sobre esse templo simples estaria uma maior glória do que a que estava no primeiro, o suntuoso e luxuoso templo de Salomão.

Esse é o significado desse texto: “A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos; e, neste lugar, darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos.” (Ageu 2:9).

Isso mostra que não é o luxo, a grandeza, a imponência que é o mais importante, mas a presença de Deus e a obediência!

(4) A título de conhecimento, esse templo, muitos anos mais tarde passou por várias reformas, até ser substituído pelo templo de Herodes, que começou a ser construído por volta de 20 a.C e foi terminado em 64 d.C.

Porém, no ano 70 d.C, esse templo foi destruído pelas tropas do império Romano, por ordem de Tito (General Romano e posteriormente imperador). Hoje, a única coisa que resta dele é um muro, que é chamado de Muro das Lamentações.

(5) Dessa forma, essas frases usadas em muitas construções sobre a glória da última casa será maior do que aprimeira, vão meio que na contramão do verdadeiro significado do texto de Ageu.

Pois em nossos tempos se quer passar a mensagem de que a construção será maior em grandeza, mas lá no original do texto de Ageu, quer dizer que um templo muito mais simples teria muito mais a presença de Deus!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp