Jesus é primogênito e unigênito, isso significa que Ele foi criado?

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? |
A Bíblia nunca foi tão FÁCIL de entender! Talvez você esteja ESTRANHANDO isso que acabou de ler, pois todo mundo diz que a Bíblia é DIFÍCIL DE ENTENDER!

Porém, depois que criei meu método TEXTO NA TELA de estudo da Bíblia toda e já o apliquei em mais de 25 mil alunos em meus 20 anos dando aulas, certamente posso afirmar que ficou FÁCIL estudar a Bíblia!

QUER COMPROVAR ISSO? Você também pode fazer parte desse grupo de pessoas que entendem a Bíblia com facilidade, estudando algumas horas toda semana!

Nosso método exclusivo te guia passo a passo para uma compreensão mais profunda da Palavra de Deus, com muita facilidade!

Porém, como atendo pessoalmente meus alunos, as vagas são limitadas!

Acesse agora o link com todos os detalhes desse material, pois pode sair do ar a qualquer momento ACESSAR DETALHES (Clique aqui)…

Você Pergunta: A Bíblia apresenta Jesus como sendo primogênito de toda a criação e também o chama de unigênito do Pai. Minha dúvida é sobre os significados dessas expressões. Elas poderiam significar que Jesus foi criado, como alguns pregam por ai? Como podemos entender esses dos atributos dados a Jesus?

Caro leitor, você está correto na afirmação de que Jesus é chamado na Bíblia tanto de primogênito como de unigênito. Vejamos dois textos onde essas realidades aparecem:

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16).

“Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação” (Colossenses 1:15).

Para entendermos o significado dessas duas palavras aplicadas a Jesus, primeiro vamos entender o significado delas de forma isolada.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que significa primogênito e unigênito?

A Bíblia usa na maioria de suas passagens a palavra primogênito para designar o filho homem mais velho de um casal:

“E estes, os filhos de Ismael, pelos seus nomes, segundo o seu nascimento: o primogênito de Ismael foi Nebaiote; depois, Quedar, Abdeel, Mibsão” (Genesis 25:13).

Porém, o termo também pode ser usado para designar a filha mais velha (primogênita) e também a primeira cria de um animal:

“Respondeu Labão: Não se faz assim em nossa terra, dar-se a mais nova antes da primogênita” (Genesis 29:26).

“Mas o primogênito de um animal, por já pertencer ao SENHOR, ninguém o dedicará; seja boi ou gado miúdo, é do SENHOR” (Levítico 27:26)

Na cultura judaica (e nas leis de Moisés), o filho primogênito tinha o direito de receber uma porção dobrada da herança dos pais. Esse direito era chamado de direito de primogenitura (Deuteronômio 21:15-17).

Já o uso da palavra unigênito é mais restrito e deve ser compreendido corretamente, principalmente quando é usado para designar Jesus Cristo. Unigênito significa o único gerado, o único gerado do mesmo tipo. Podemos aplicar o termo para pais que têm um filho único. Esse filho único é o filho unigênito do casal.

“E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para aquele a quem traspassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito” (Zacarias 12:10).

Com relação a Jesus Cristo, a Bíblia diz que Ele é o filho unigênito de Deus: “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.” (João 1:18).

Poderíamos facilmente cometer o erro de entender de forma equivocada essa expressão e chegarmos à falsa conclusão de que Jesus foi criado por Deus, que não passaria de mais uma criatura de Pai assim como nós o somos.

Mas é importante compreender que a Bíblia mostra um Jesus eterno, com sendo Deus e, sendo assim, não é criado de nenhuma forma, como um ser que tenha tido um começo! Paulo explica assim:

“Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!” (1 Timóteo 1:17).

Nesse sentido é que o termo unigênito se encaixa perfeitamente para Cristo. R. C. Sproul explicou bem essa questão dizendo que “O Filho procede eternamente do Pai, não como criatura, mas como a Segunda Pessoa da Trindade”.

Sendo assim, primogênito e unigênito são designações usadas dentro da trindade santíssima! Dentro da trindade, Deus tem um único filho, Jesus! Por isso, Ele é unigênito!

E, por causa de sua obra, ele é primogênito, pois Deus nos adotou! Ele é, dessa forma, o primeiro dos vários filhos de Deus!

“Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Romanos 8:29).

Assim, uso desse termo quando aplicado para Jesus em nenhum momento ofende seu “status” de Senhor e Deus, que é afirmado veementemente nas Escrituras.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp