O que significa pano de saco e cinza na Bíblia? Aprenda hoje

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? |
A Bíblia nunca foi tão FÁCIL de entender! Talvez você esteja ESTRANHANDO isso que acabou de ler, pois todo mundo diz que a Bíblia é DIFÍCIL DE ENTENDER!

Porém, depois que criei meu método TEXTO NA TELA de estudo da Bíblia toda e já o apliquei em mais de 25 mil alunos em meus 20 anos dando aulas, certamente posso afirmar que ficou FÁCIL estudar a Bíblia!

QUER COMPROVAR ISSO? Você também pode fazer parte desse grupo de pessoas que entendem a Bíblia com facilidade, estudando algumas horas toda semana!

Nosso método exclusivo te guia passo a passo para uma compreensão mais profunda da Palavra de Deus, com muita facilidade!

Porém, como atendo pessoalmente meus alunos, as vagas são limitadas!

Acesse agora o link com todos os detalhes desse material, pois pode sair do ar a qualquer momento ACESSAR DETALHES (Clique aqui)…

Você Pergunta: Alguns textos bíblicos falam de pano de saco, de jogar cinzas sobre a cabeça e até de rasgar as vestes. Eu gostaria muito de entender o uso desses elementos dentro da Bíblia e dentro da cultura judaica. Pode explicar isso para mim?

Cara leitora, quando estudamos a Bíblia é muito importante conhecer e entender as práticas típicas da cultura do povo que é mencionado nas passagens.

Isso é importante, principalmente porque nossa cultura é bem diferente e, muitos dos aspectos e significados, não são compreensíveis naturalmente para nós.

É o caso da expressão pano de saco e cinza, que aparece diversas vezes na Bíblia. Para nós essa expressão não parece ter muito significado e parece soar até meio estranha. Mas na cultura judaica era uma expressão carregada de significado. Veja um exemplo:

“Quando soube Mordecai tudo quanto se havia passado, rasgou as suas vestes, e se cobriu de pano de saco e de cinza, e, saindo pela cidade, clamou com grande e amargo clamor” (Ester 4:1).

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que significa pano de saco e cinza na Bíblia?

Para compreender melhor essas expressões, primeiro precisamos compreender o que era o pano de saco e a cinza. O pano de saco ou “cilício” era um tecido grosseiro e resistente feito de pelos de cabra ou de camelo, utilizado para conter cereais, objetos e alimentos em geral.

Esse pano de saco era devidamente cortado e vestido como uma roupa por algumas pessoas em algumas ocasiões que mencionarei abaixo.

É o pó resultante da queima de alguma coisa. Por exemplo, depois de queimada a madeira até o final, o que sobra é um pó cinza. E esse pó era então usado em alguns momentos para expressar certos sentimentos bem profundos!

Esses dois elementos eram utilizados pelos judeus para demonstrar:

(1) que a pessoa ou o povo estavam passando por momentos de grande tristeza: “Disse, pois, Davi a Joabe e a todo o povo que com ele estava: Rasgai as vossas vestes, cingi-vos de panos de saco e ide pranteando diante de Abner. E o rei Davi ia seguindo o féretro.” (2 Samuel 3:31).

Aqui o rei ordena que se pranteasse a morte de Abner. Em casos de morte de pessoas importantes ou em mortes trágicas era comum o uso do pano de saco e cinzas.

(2) que a pessoa ou povo estavam passando por momentos de arrependimento: “Chegou esta notícia ao rei de Nínive; ele levantou-se do seu trono, tirou de si as vestes reais, cobriu-se de pano de saco e assentou-se sobre cinza” (Jonas 3:6)

Em ocasiões onde havia arrependimento profundo, mudança de atitudes e de postura, era comum o uso desses elementos para demonstrar essa mudança.

(3) que a pessoa ou povo estavam passando por momentos de humilhação: “Pus um pano de saco por veste e me tornei objeto de escárnio para eles” (Salmos 69:11).

O salmista aqui lamenta as perseguições que está sofrendo, sendo humilhado e injuriado pelos inimigos!

O que é pano de saco e cinzas hoje em dia?

(4) Hoje em dia sabemos que o evangelho avançou por muitas nações, muito além dos judeus. Por isso, o pano de saco e cinza não é praticado.

Porém, simbolicamente podemos dizer que toda vez que quebrantamos nosso coração, que nos humilhamos perante o Senhor, que sofremos injustiças e recorremos a Deus, é como se a nossa alma estivesse vestida assim, pois o Senhor sabe ler o que está em nosso coração!

Esses sentimentos carregados de ações de obediência a Deus e a Sua Palavra é o nosso “pano de saco” e “cinzas” de hoje em dia!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp