Fiz um propósito com Deus e não cumpri. O que devo fazer agora?
Você Pergunta: Há alguns meses, prometi a Deus que acordaria todos os dias às três da manhã por um mês para orar e alcançar uma bênção que estou buscando muito. Mas já falhei três vezes em acordar. O que devo fazer agora? Será que Deus está bravo comigo e não vai me abençoar porque quebrei a promessa?
Cara leitora, sua dúvida é bem interessante e vai nos possibilitar falar um pouco sobre essa questão de se fazer propósito com Deus e sobre a seriedade desse assunto.
Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez
Quebrei o propósito que fiz com Deus, o que fazer?
(1) No que se refere a propósitos ou votos que fazemos diante de Deus, é bom lembrar as palavras do sábio: “Melhor é que não votes do que votes e não cumpras” (Eclesiastes 5:5).
Isso porque a Bíblia é clara quando diz que devemos cumprir as nossas palavras e sermos bem claros em nossas posições (ainda mais perante Deus!):
“Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno” (Mateus 5:37).
Isso nos mostra que devemos pensar muito bem antes de fazer um propósito com Deus. Devemos avaliar com sabedoria a situação antes de assumir um compromisso com Ele.
Votos não são moedas de troca, com os quais “obrigamos” Deus a nos dar bênçãos. Antes, são ferramentas de adoração a Deus e busca de maior proximidade com Ele, por isso, devem ser vistos com respeito.
(2) Muitas pessoas na ansiedade de buscar uma bênção de Deus, e sem pensar muito se tem condições de cumprir determinado voto, vão fazendo propósitos impensadamente.
O que ocorre é que acabam passando por problemas, pois não conseguem cumprir o que prometeram diante de Deus. Nesse caso é melhor não fazer voto algum a fazer e descumpri-lo.
Tenho um amigo, que no calor de uma situação que passou, fez um propósito de ficar um ano sem tomar refrigerante.
Não preciso nem dizer que ele sofreu muito e se arrependeu desse propósito, não é? Assim, esse propósito não foi abençoado para ele, foi um fardo, o que não é algo bom.
(3) Mas não podemos negar que mesmo alguém que pensou bem em um voto que fez, pode, por algum motivo, acabar quebrando-o. Nesse caso deve-se avaliar a intenção dessa quebra de voto.
No seu caso, leitora, se você já quebrou seu propósito três vezes, deve se perguntar: por que isso ocorreu? Será desleixo da sua parte ou foi algum imprevisto, por exemplo, o despertador não tocou ou coisa parecida?
De qualquer forma, creio que o melhor a fazer diante de um propósito quebrado é pedir perdão a Deus e retomar o propósito com mais afinco afim de cumpri-lo diante de Deus.
Se seu propósito foi de trinta dias e você falhou três dias, acrescente mais três dias e siga em frente. Deus conhece o nosso coração e abençoará aqueles que O tratam com temor e tremor.
(4) Mas e se o voto foi precipitado? O que fazer? Nesse caso, minha orientação é que você avalie primeiro se têm condições de cumprir o voto, mesmo sendo feito precipitadamente!
Isso será claramente uma atitude de adoração a Deus, em realizar algo mesmo que tenha sido precipitado, para honrar sua Palavra a Deus.
Mas se a precipitação foi muito grande e você entende verdadeiramente que não têm condições de finalizar o voto, então, o melhor caminho é pedir perdão a Deus e encarar a situação como um aprendizado de vida!
Esse não é um pecado imperdoável, por isso, o Senhor perdoa havendo arrependimento sincero!
Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:
- Se Adão e Eva eram brancos, de onde vieram os negros, japoneses, índios, etc.?
- Os presépios estão errados! Jesus nasceu em uma casa ou em uma manjedoura?
- O que é o jejum de Daniel e onde ele se encontra na Bíblia?
- Por que em Gênesis 44:5 diz que José do Egito usava sua taça de prata para adivinhar se isso é pecado?
- O que significa o corpo de Cristo mencionado na Bíblia?
- Jesus nos proibiu de orarmos sempre pelo mesmo pedido?
- João Batista se alimentava de uma árvore chamada Gafanhoto?