Por que não recebemos tudo que pedimos com fé?
Você pergunta: Sempre fiquei intrigada com o texto de Marcos 11:24, onde diz que tudo que pedirmos a Deus com fé receberemos. Confesso que já pedi muitas coisas a Deus e não recebi. Aí eu ficava pensando que estava pedindo com pouca fé. Então pedia novamente com mais fé. Mas também não recebia a bênção que eu queria. Então comecei a duvidar desse versículo. Será que realmente Deus nos dá tudo aquilo que pedimos com fé?
Cara leitora, esse é um assunto que traz muitas dúvidas na cabeça de muitas pessoas. Mas uma análise aprofundada das palavras de Jesus e da Bíblia como um todo nos ajudará a entender melhor essa questão.
Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez
Tudo que pedirmos com fé nos será dado por Deus?
(1) O texto causa dúvida em muitos é Mateus 11:22, que diz: “e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis”. A confusão que se faz aqui é por causa da palavra “tudo”.
Nem sempre a palavra “tudo” significa 100%, a totalidade de algo. Precisamos sempre analisar a palavra tudo dentro de seu contexto.
Por exemplo: imagine um professor que durante todo o dia passou diversas matérias aos seus alunos. Ao final da aula ele chama a atenção da classe e pergunta a eles: – vocês estudaram tudo?
Evidentemente que esse professor não está querendo perguntar aos seus alunos se eles estudaram tudo que pode ser estudado no mundo. Ele está se referindo a toda a matéria que ele passou. Esse é o sentido de “tudo” na pergunta desse professor, dentro do contexto dele ali.
Da mesma forma, Jesus não aplica a palavra “tudo” em Marcos 11:24 e nem em Mateus 11:22 para ensinar que tudo que uma pessoa quiser pedir a Deus, se pedir com fé, irá receber. Esse “tudo” está relacionado a pedidos coerentes com a Palavra e vontade de Deus. Esses Deus concede.
(2) Mas o que pode atrapalhar Deus conceder os pedidos que eu faço, mesmo quando os peço com uma fé verdadeira? Vejamos algumas coisas que a Bíblia ensina:
(a) Deus não nos dará aquilo que nos fará mal. A Bíblia diz que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus…” (Romanos 8:28). Logo, se pedirmos algo que nos fará mal, que nos afastará do caminho do Senhor, Deus negará, mesmo que pedirmos com fé.
(b) Deus não nos dará aquilo que vai contra a Sua palavra. A Bíblia diz que Jesus, ao chegar próximo do momento de Sua morte, orou ao Senhor: “E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres” (Marcos 14:36).
Não temos como dizer que Jesus pediu sem fé, não é verdade? O que Jesus fez foi observar que um pedido a Deus, mesmo que feito com fé, deverá estar debaixo da vontade soberana do Pai para ser realizado.
Sabemos que a vontade de Deus era que o Filho fosse sacrificado pelos nossos pecados, logo, Jesus teria de passar por aquilo.
(c) Deus não nos dará aquilo que não O glorificará. A Bíblia diz que “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Romanos 11:36).
Observe que a glória de Deus é o fim principal de todas as coisas! Se um pedido nosso a Deus não trouxer glória a Deus Ele com certeza nos negará.
(d) Deus não nos dará aquilo que esteja fora do tempo Dele. A Bíblia diz que “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3:1).
Um pedido a Deus feito com fé e que esteja fora do tempo determinado por Deus não será realizado naquele momento. Às vezes Deus nos retorna um “espere” que ainda não é a hora.
(e) Deus não nos dará aquilo que pedirmos para esbanjar em nossos prazeres pecaminosos. A Bíblia diz que “pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres” (Tiago 4:3).
Alguns pedidos que fazemos têm como base nossa carnalidade e pecaminosidade. Deus nos livra desses pedidos não permitindo que aconteçam em nossa vida para o nosso bem.
(3) Assim, concluímos que a leitura cuidadosa do texto nos mostra claramente que, à luz do contexto, Jesus não estava dizendo que tudo, 100% do que pedirmos com fé seria atendido por Deus. Dizer isso seria uma interpretação isolada e equivocada da fala de Cristo e que também iria contra vários outros textos bíblicos.
Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:
- O crente pode usar incenso em casa? Isso pode atrair coisas ruins?
- Existe algum problema ou risco espiritual se eu destruir alguma obra de macumba dessas que as pessoas fazem nas ruas?
- Quanto anos Moisés passou no palácio, foi chamado e liderou o povo no deserto?
- É errado usar suco de uva ao invés de vinho na Santa Ceia?
- Porque Deus amaldiçoava gerações futuras que não tinham culpa de nada?
- A corda amarrada na perna do Sacerdote quando entrava no Tabernáculo
- Por que Jesus nasceu no ano 6 a.C e não no ano 0 como muitos pensam?