5 razões porque você lê a Bíblia e não consegue entendê-la
Recebo muitos e-mails de pessoas que desejam muito ler a Bíblia e compreendê-la, mas que não conseguem. Sinto que essas pessoas têm um certo desejo de aprender mais da Bíblia, porém, percebo que a maioria delas caí em alguns erros que as atrapalham de fazer isso de uma forma produtiva. Por isso, gostaria de compartilhar cinco erros muito comuns que os leitores que leem a Bíblia e não a entendem cometem. Corrigir esses erros vai ajudar qualquer leitor a avançar no seu entendimento da Palavra do Senhor.
Por que você não consegue ler e entender a Bíblia?
ERRO 1 – Imediatismo
Muitos querem pegar a Bíblia e entendê-la do dia para noite. É verdade que existem muitas e muitas passagens que nos trazem um entendimento quase que imediato com uma simples leitura. Porém, a Bíblia, como um todo, só conseguirá ser compreendida com um estudo continuo, organizado e sério. Aqueles que querem entender tudo que leem apenas lendo uma única vez, certamente se frustrarão, por isso, invista tempo na organização de seu estudo da Palavra de Deus e não fique desanimado caso não entenda tudo que deseja de uma forma tão rápida.
ERRO 2 – Falta de continuidade nos estudos da Bíblia
Não é difícil encontrar pessoas que leem a Bíblia apenas uma vez na semana e querem entendê-la mais plenamente. Isso não irá acontecer. A continuidade dos estudos é fundamental para que a nossa memória esteja sempre com os fatos “frescos” na mente e saiba fazer mais conexões e aprendizados sobre o que se está estudando com aquilo que já foi estudado. A continuidade é fundamental para um melhor entendimento da Palavra de Deus.
ERRO 3 – Não estuda com um dicionário em mãos
Com raríssimas exceções, a maioria das pessoas sabe um número limitado de palavras e expressões. Ter um dicionário (de preferência um dicionário bíblico) é fundamental para que o entendimento seja mais completo. Isso é o mais básico possível para o estudante. Muitas pessoas esperam entender a Bíblia como uma ação milagrosa de Deus. Não é bem assim. É certo que Deus age, porém, Deus já nos deu ferramentas para que a usemos, uma delas é o dicionário. Veja este texto: “O semblante alegre do rei significa vida, e a sua benevolência é como a nuvem que traz chuva serôdia” (Provérbios 16:15). Certamente, muitas pessoas não entenderiam esse verso logo de primeira. Palavras como “semblante”, “benevolência” e “serôdia” geralmente não são muito usadas no dia a dia. Um simples dicionário faria a pessoa entender exatamente a mensagem desse texto. Faça o teste, pegue um dicionário agora e veja.
ERRO 4 – Não estuda a Bíblia de forma organizada
Ainda hoje temos pessoas que estudam a Bíblia, por exemplo, abrindo-a ao acaso. Vão abrindo e lendo os textos aleatoriamente. Não é de se admirar que tenham pouco conhecimento da Palavra de Deus. Não é assim que se estuda a Bíblia. Como no estudo de qualquer texto, é preciso haver certa organização para entender. Já pensou você pegar o livro de matemática da escola e resolver abrir aleatoriamente para ler? Hoje cai nas equações de 2° grau. Amanhã cai em trigonometria. Depois de amanhã cai nas operações básicas. Será que haverá algum entendimento satisfatório da matéria? Obviamente que não. No estudo da Bíblia é a mesma coisa. É preciso haver planos, sequências de estudos, para que seu conhecimento seja construído e isso não acontece aleatoriamente.
ERRO 5 – Não investe em seus estudos da Bíblia
Algumas pessoas acham que quando se trata de aprender as coisas de Deus não há nenhum investimento a se fazer, Deus dá tudo pela graça. É verdade que Deus derrama da Sua graça sobre nós, mas e a nossa parte, quem fará? Deus? Obviamente que não. Hoje temos materiais excelentes de teólogos aplicados que nos ajudam a entender mais rápido, com mais exatidão. Investir nisso é investir em nosso crescimento, é algo muito importante. Engana-se quem pensa que é preciso ter muito dinheiro para isso. Comece indo à sua igreja, participe da Escola Dominical, dos cultos. Lá tem pessoas que estudam e transmitem os ensinos da Palavra de Deus. Mas se tiver condições, hoje existem livros, Bíblias de estudos, métodos, sites, enfim, uma variedade de materiais que facilitam em muito o avanço do seu entendimento da Palavra. Costumamos investir naquilo que achamos mais importante. Se a Palavra de Deus é importante par você, comece a investir mais no estudo dela.