3 bênçãos grandiosas que Deus nos dá através das dores que passamos
Você Pergunta: Eu poderia me classificar hoje em dia como uma mulher de dores! Tenho vivido dias difíceis, onde questiono muito a Deus sobre tudo que tenho passado! Tenho levando muitos porquês diante do Senhor, coisas que não entendo! Até minha fé está um pouco abalada. Presbítero, por que temos de passar por tantas dores?
Ninguém quer sentir dores! Sejam físicas, emocionais, na própria pele, ou no sentir a dor do outro. Dores sempre nos remetem a algo difícil, ruim, entristecedor, desanimador.
Alguns entram em choque com sua fé, pois não conseguem compreender como um Deus de amor pode permitir dores. Questionam a Deus. Vários Salmos nos mostram questionamentos nascidos na dor: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que se acham longe de minha salvação as palavras de meu bramido?” (Salmos 22:1).
Mas quando cremos no Deus soberano entendemos que devemos lidar com as nossas dores de uma forma proveitosa, ainda que seja difícil. Hoje vamos aprender com um acontecimento narrado na Bíblia, sobre as bênçãos que Deus faz nascer das nossas dores.
Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez
3 bênçãos que podem nascer nas nossas dores
(1) Deus nos transforma em meio as nossas dores
Jesus e alguns de Seus discípulos estavam na cidade de Cafarnaum, onde ficava a casa de Pedro e André. Após saírem da sinagoga (Marcos 1:29), dirigiram-se até a casa de Pedro e André.
Lá estava a sogra de Pedro. Ela estava acamada e com febre. Jesus a cura de forma miraculosa daquelas dores terríveis. O mais impressionante é o que está registrado em Marcos 1:31: “Então, aproximando-se, tomou-a pela mão; e a febre a deixou, passando ela a servi-los”.
A sogra de Pedro passa a servir a Jesus. Aquela febre, aquelas dores, foram um instrumento nas mãos de Deus para transformá-la!
Deus muitas vezes usa as nossas dores para transformar a nossa vida em vários aspectos, para nos dar crescimento, amadurecimento e para nos mostrar coisas para as quais estávamos cegos. Foi assim que aconteceu com a sogra de Pedro, é assim que acontece conosco.
Leia também: 4 segredos para enfrentar as crises e sair vitorioso
(2) Deus usa as nossas dores para cumprir propósitos abençoados
Alguns entendem que se Deus existe, Ele deve ser um cara maldoso que fica brincando com o ser humano, dando-lhe dificuldades e dores apenas para se divertir.
Nada mais longe da verdade! Nosso Deus não tem prazer no sofrimento, mas como um pai que sabe o melhor para o filho, Ele permite que passemos por aquilo que é o propósito Dele para nós.
Por que será que a sogra de Pedro ficou doente exatamente quando Jesus estava na cidade, exatamente naquela semana em que Ele ficaria ali na casa dela?
Não é uma coincidência! São os propósitos de Deus sendo cumpridos mesmo em nossas dores. Certamente a sogra de Pedro não entendia o porquê de estar doente e sentindo tantas dores.
Talvez tenha até questionado a Deus. Nós também fazemos isso. Mas devemos entender que nada foge aos propósitos de Deus, nem as nossas dores!
Leia também: Como saber se estou passando por uma provação de Deus ou um ataque do diabo?
(3) Deus usa as nossas dores para abençoar outros
Algumas pessoas não conseguem extrair da dor mais do que a própria dor. A sogra de Pedro foi além. A dor dela serviu como um canal para abençoar outras vidas. Vejamos:
“Toda a cidade estava reunida à porta. E ele curou muitos doentes de toda sorte de enfermidades; também expeliu muitos demônios…” (Marcos 1:33).
Aquela dor e aquela cura de Jesus abriu as portas daquela casa para que outros também fossem abençoados. Certamente o testemunho do que aconteceu com a sogra de Pedro trouxe esperança para muitos outros que também tinham suas dores.
Eles abriram as portas de sua casa para Jesus operar neles e em outros. As nossas dores, quando encaradas com fé, podem ser transformadas em bênçãos para nós e para outros.
Dessa forma, precisamos aprender a lidar com nossas dores de uma forma mais positiva, cheia de fé, de esperança e confiança plena em Deus. Isso fará com que possamos extrair das dores muito mais do que as dores!