O que é cobertura espiritual? Esse ensino é Bíblico?

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? |
A Bíblia nunca foi tão FÁCIL de entender! Talvez você esteja ESTRANHANDO isso que acabou de ler, pois todo mundo diz que a Bíblia é DIFÍCIL DE ENTENDER!

Porém, depois que criei meu método TEXTO NA TELA de estudo da Bíblia toda e já o apliquei em mais de 25 mil alunos em meus 20 anos dando aulas, certamente posso afirmar que ficou FÁCIL estudar a Bíblia!

QUER COMPROVAR ISSO? Você também pode fazer parte desse grupo de pessoas que entendem a Bíblia com facilidade, estudando algumas horas toda semana!

Nosso método exclusivo te guia passo a passo para uma compreensão mais profunda da Palavra de Deus, com muita facilidade!

Porém, como atendo pessoalmente meus alunos, as vagas são limitadas!

Acesse agora o link com todos os detalhes desse material, pois pode sair do ar a qualquer momento ACESSAR DETALHES (Clique aqui)…

Uma das mais novas modas de algumas igrejas evangélicas é a cobertura espiritual. Ela significa que os fiéis devem ter algum líder da igreja que os cubra espiritualmente e zelem pela vida deles de forma a protegê-los do mal e guiá-los ao caminho que Deus quer e que esse líder sabe e, evidentemente, o fiel não sabe muito bem. Essa cobertura geralmente é pregada de forma quase mística, como se esse líder tivesse algum poder especial para favorecer aqueles que se submetem as suas orientações.

É interessante notar, por exemplo, que esse líder que dá essa cobertura espiritual para a pessoa deve ser consultado sempre que a pessoa precisar tomar certas decisões para que ele as aprove. Por exemplo, se vai começar a namorar, é o líder que vai aprovar. Se vai comprar um carro, é o líder que vai avaliar. Já tive notícias até mesmo de pessoas que tinham que reportar ao seu líder qual livro queria ler para ele decidir se iria ou não ler.

O texto comumente usado para apoiar a prática da cobertura espiritual é Hebreus 13:17: “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros”. Os que apoiam a cobertura espiritual dizem que esse texto indica claramente a necessidade dos fieis em ter guias que os cubram espiritualmente. Feitas essas considerações, vejamos o que a Bíblia ensina a respeito dessa doutrina de cobertura espiritual:

Cobertura espiritual, essa doutrina é bíblica?

Cobertura espiritual, essa doutrina é bíblica?

(1) O argumento de que é necessário um guia espiritual para quem a pessoa tem de dar satisfações para que a pessoa esteja no caminho de Deus é totalmente antibíblico. A Bíblia é clara quando afirma: “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir” (João 16:13). Humanos imperfeitos não tem o poder de guiar ninguém. Todos somos guiados por Deus e estamos debaixo da ação Dele em nossas vidas. Nós nos ajudamos uns aos outros na caminhada cristã como um corpo e não com guias que decidem tudo por nós.

(2) Além disso, a Bíblia firma que todo crente tem o Espírito Santo e que é esse Espírito quem age nos guiando ao caminho do Senhor: “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Romanos 8:14). Dessa forma, fica claro que a cobertura espiritual é algo que tenta usurpar aquilo que é ação de Deus em nossa vida e não de pessoas. Pessoas não podem garantir nosso andar nos caminhos de Deus, elas apenas podem nos ajudar, nos aconselhar, mas, de forma alguma podem agir como e onde o Espírito Santo age.

Leia também: Quero ser batizado pelo Espírito Santo, o que devo fazer?

(3) Alguns poderiam dizer que a cobertura espiritual visa mostrar o caminho para a pessoa, protegendo-a dos males de decisões erradas. Porém, a Bíblia é clara quando nos mostra que o que nos mostra o caminho é a Palavra de Deus, pois é nela que se encontra toda a vontade de Deus para nós, e ela é a nossa regra de fé e prática: “Com efeito, os teus testemunhos são o meu prazer, são os meus conselheiros” (Salmos 119:24). Uma pessoa pode tomar as decisões de sua vida única e exclusivamente consultando a Palavra de Deus, sem qualquer necessidade de aprovação de terceiros.

(4) Evidentemente, os líderes e outros irmãos em Cristo tem um papel positivo em nossa vida, pois cada parte do corpo de Cristo é importante e colabora para o crescimento do corpo (Efésios 4:16). Nós participamos da vida um do outro aconselhando, ajudando, suportando, chorando juntos, alegrando-se juntos, etc. Essa é a parceria humana existente e baseada no amor. Mas de forma alguma existe qualquer exigência de cobertura espiritual como se alguém pudesse agir em nosso favor de uma forma maior do que o próprio Espírito Santo já age, nos conduzindo em toda verdade aos caminhos do Senhor e intercedendo por nós a Deus: Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8:26).

Leia também: O que significa interceder com gemidos inexprimíveis?

(5) Ressalto também que esses líderes adeptos da cobertura espiritual exercem um domínio sobre a vida das pessoas que as transforma em escravas de suas vontades, como se o líder tivesse todas as respostas vindas de Deus para a pessoa. Dominam sobre a mente, sobre as escolhas, sobre as ações. A palavra de Deus é clara quando apresenta o papel do líder: “pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho” (1 Pedro 5:2-3). O verdadeiro líder pastoreia as pessoas sendo modelo e orientando de acordo com a Palavra de Deus e não escravizando as pessoas sob uma cobertura espiritual mística que não existe biblicamente.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp