O que é o ouro de Ofir na Bíblia? Você é mais precioso que esse ouro?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta |
A Bíblia nunca foi tão FÁCIL de entender! Talvez você esteja ESTRANHANDO isso que acabou de ler, pois todo mundo diz que a Bíblia é DIFÍCIL DE ENTENDER!

Porém, depois que criei meu método TEXTO NA TELA de estudo da Bíblia toda e já o apliquei em mais de 25 mil alunos em meus 20 anos dando aulas, certamente posso afirmar que ficou FÁCIL estudar a Bíblia!

QUER COMPROVAR ISSO? Você também pode fazer parte desse grupo de pessoas que entendem a Bíblia com facilidade!

Nosso método exclusivo te guia passo a passo para uma compreensão mais profunda da Palavra de Deus, com muita facilidade!

Porém, como atendo pessoalmente meus alunos, as vagas são limitadas!

Me manda um ZAP AGORA que vou te passar todos os detalhes de como funciona! ENVIAR ZAP PARA O PRESBÍTERO ANDRÉ (Clique aqui)…

Você Pergunta: Estava ouvindo uma música gospel que fala a respeito da nossa raridade diante de Deus, que somos mais preciosos que o ouro de Ofir. Gostaria de saber mais a respeito desse ouro de Ofir que é citado na Bíblia. Onde era Ofir e por que o ouro dela era considerado o mais puro?

Caro leitor, vamos juntos fazer uma análise bíblica sobre esse tema para que você compreenda aquilo que você está cantando nessa música.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que é o ouro de Ofir na Bíblia?

(1) Em primeiro lugar Ofir era uma cidade muito antiga, de localização incerta, mas que é situada por muitos estudiosos em algum lugar ao sudoeste árabe.

Provavelmente essa cidade ganhou este nome devido a Ofir, filho de Jocsã, mencionado em Gênesis 10:29.

“a Ofir, a Havilá e a Jobabe; todos estes foram filhos de Joctã” (Gênesis 10:29)

Era muito comum na antiguidade que as pessoas importantes dessem seus próprios nomes ou nomes de parentes a cidades:

“E coabitou Caim com sua mulher; ela concebeu e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu filho” (Gênesis 4:17).

(2) Nos relatos bíblicos, temos o rei Salomão construindo uma frota de barcos para ir até Ofir, a fim de trazer de lá diversos produtos, dentre os quais o mais precioso era o ouro de Ofir:

“Chegaram a Ofir e tomaram de lá quatrocentos e vinte talentos de ouro, que trouxeram ao rei Salomão” (1 Reis 9:28).

Em números atuais essa expedição trouxe a Salomão em torno de 14.700 quilos do ouro de Ofir.

(3) O ouro de Ofir era tão bem visto e famoso no mundo da época que temos até mesmo algumas menções poéticas a respeito dele na Bíblia.

Por exemplo, Jó, falando sobre a sabedoria, a comparou ao ouro dessa cidade: “O seu valor não se pode avaliar pelo ouro de Ofir, nem pelo precioso ônix, nem pela safira” (Jó 28:16).

(4) Observamos também que o Ouro puro de Ofir era usado pela realeza nos palácios. Nos Salmos 45, temos a descrição do salmista a respeito das glórias do rei.

Ele descreve a gloriosa rainha à sua direita enfeitada com o precioso ouro da cidade de Ofir, símbolo de pureza e grandeza:

“Filhas de reis se encontram entre as tuas damas de honra; à tua direita está a rainha adornada de ouro finíssimo de Ofir” (Salmos 45:9).

(5) Temos ainda uma menção interessante a respeito desse ouro no livro de Isaías, quando Deus está dando uma profecia bastante dura contra a Babilônia (Isaías 13:1):

“Castigarei o mundo por causa da sua maldade e os perversos, por causa da sua iniquidade; farei cessar a arrogância dos atrevidos e abaterei a soberba dos violentos” (Isaías 13:11).

Nesse contexto, Deus usa a figura do ouro puro de Ofir para comparar a escassez desse ouro raro com a escassez dos homens que sobreviveriam ao Seu juízo na Babilônia: “Farei que os homens sejam mais escassos do que o ouro puro, mais raros do que o ouro de Ofir” (Isaías 13:12).

(6) Por fim, não temos nenhum verso na Bíblia que diga que os seres humanos são mais precisos que o ouro puro de Ofir.

A profecia de Isaías (acima) diz que os homens que escapariam do juízo de Deus seriam raros no sentido de serem poucos os que sobrariam e não em um sentido de que eram especiais.

Mas, claro, evidentemente, a vida das pessoas é preciosa para Deus, pois foram criadas à Sua imagem e semelhança. Nesse sentido sim!

Mas não temos na Bíblia essa comparação de pessoas sendo especiais como o ouro de Ofir.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp