O que Jesus quis dizer com “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida”?

Postado por Presbítero André Sanchez, em Série ensinos do Mestre Jesus Cristo |
VOCÊ TEM UM MÉTODO? A grande maioria das coisas precisa de um método para ser feita! Como fazer um bom arroz, soltinho na panela? TEM MÉTODO!

Como construir uma bela casa? TEM UM MÉTODO! Não dá para começar a construir pelo telhado, não é mesmo?

E para estudar a Bíblia e entendê-la bem, precisa de... acertou: MÉTODO!

Mas por que muita gente acha que ESTUDAR A BÍBLIA pode ser de qualquer jeito, sem MÉTODO?

Eu sou o Presbítero André Sanchez e MEU MÉTODO de ensino da Bíblia já ajudou mais de 25 mil pessoas (sim, é esse número mesmo, eu não digitei errado) a estudarem a Bíblia COM MÉTODO e ENTENDIMENTO GARANTIDO!

Você duvida que esse método DÁ CERTO para você? Talvez você esteja pensando em um monte de OBSTÁCULOS AGORA!

Mas te digo que funciona para QUALQUER PESSOA! Em qualquer rotina de vida! É um método testado por milhares de pessoas, por isso, funciona! É como cozinhar um arroz soltinho! Qualquer pessoa faz, claro, usando um bom MÉTODO!

QUER EXPERIMENTAR MEU MÉTODO? Eu montei um trechinho rápido para você vê-lo em ação. Você não vai gastar nem 5 minutos! Vamos ver agora?

Está aqui para você o link para ver o método em ação: QUERO VER O MÉTODO DO PRESBÍTERO ANDRÉ (Clique aqui)…

Você Pergunta: Eu vi um vídeo na internet explicando que quando Jesus falou que era o caminho, a verdade e a vida, estava querendo se referir a umas entradas que tinha no templo de Jerusalém, fazendo uma comparação com ele. Isso é real? Pergunto porque não achei essas informações na Bíblia. Qual o significado certo na Bíblia desse assunto?

Você provavelmente já deve ter ouvido aquela famosa frase dita em nosso mundo: todos os caminhos levam a Deus.

Essa frase é repetida por aqueles que não conhecem completamente a Bíblia e que, por algum motivo, têm medo de se posicionar diante do que é verdade e do que não é verdade.

Inclusive, alguns por ai tem dito que existiam três portas no templo, chamadas de Caminho, Verdade e Vida, porém, essa informação não tem comprovação alguma! A explicação das palavras de Jesus está no próprio texto e contexto. Vejamos:

Jesus, em uma de Suas falas, declarou algo interessante: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).

Essa fala de Cristo foi uma resposta a uma pergunta do apóstolo Tomé. Mas antes de vermos essa pergunta feita pelo apóstolo, é necessário que saibamos o contexto daquilo que Jesus está falando.

Jesus está encorajando Seus discípulos, pois, no capítulo 13 de João, observamos que Jesus fala da Sua morte, da traição futura que receberia e da queda de Pedro, que o iria negar.

Tudo isso deve ter deixado os discípulos perplexos! Mas Jesus os conforta. A pergunta de Tomé foi: “Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho?” (João 14:5).

A pergunta de Tomé mostra a angustia deles em perder Jesus. A fala de Cristo veio cheia de significado para os angustiados discípulos. Vamos analisá-la para extrair o máximo do ensino Dele para nós.

Observe que nada temos aqui sobre portas do templo, mas sobre acompanhar Jesus! Os discípulos queriam permanecer com Ele!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Eu sou o caminho

Era natural que com todas as falas de Cristo do que iria acontecer (Sua morte, sofrimentos e demais coisas) os discípulos se sentissem perdidos, afinal, por um bom tempo Jesus os guiava, os ensinava como um mestre dedicado.

Em breve, sem a presença física de Jesus, quem os guiaria? Quando Jesus diz “eu sou o caminho” está reforçando a ideia de que Ele era o Messias que representava o acesso pleno a Deus.

Após a morte de Cristo o véu do santuário se rasgou, dando livre acesso a Deus. Jesus é o caminho que nos leva a Deus. Não existem outros caminhos.

Eu sou a verdade

Verdade é algo que é incontestável, fiel, absoluto, que é fato, em que não há sombra de dúvida. Quando Jesus diz que Ele é a verdade está dizendo claramente que Ele não é “uma verdade” como muitos por aí costumam pregar, dizendo que há muitas verdades e que cada um tem a sua verdade.

Jesus é a verdade absoluta, pois é Deus. Ele é a verdade plena em que não há engano. Sendo Ele a verdade, podemos trilhar, sem medo, pelo caminho correto, o caminho em que não há engano ou sombra de dúvida.

Eu sou a vida

A vida é a bênção maior criada por Deus. Deus nos criou para a vida. Quando Jesus diz que Ele é a vida está deixando claro que Ele é a fonte da vida.

Ele mesmo iria mais tarde vencer a morte e ressuscitar cheio de vida. Jesus é a vida plena, Ele é quem nos deu a vida eterna com Deus, a vida eterna vivendo no caminho e na verdade.

Somente através Dele a vida é possível. Sem Ele não há vida: “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (João 15:5).

Ninguém vem ao Pai se não for por mim

Por fim, Jesus finaliza sua resposta a Tomé deixando claro que não há atalhos para chegarmos a Deus. Ele é o caminho verdadeiro que nos leva ao Pai, que nos leva à vida plena e eterna.

Não existem santos, nem grandes homens, nem deuses, nem nada que os homens possam criar que possa levar alguém até Deus.

Jesus  tomou para si esse papel único e deixa isso muito claro: “ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp