O que Jesus quis dizer com “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida”?
Você Pergunta: Eu vi um vídeo na internet explicando que quando Jesus falou que era o caminho, a verdade e a vida, estava querendo se referir a umas entradas que tinha no templo de Jerusalém, fazendo uma comparação com ele. Isso é real? Pergunto porque não achei essas informações na Bíblia. Qual o significado certo na Bíblia desse assunto?
Você provavelmente já deve ter ouvido aquela famosa frase dita em nosso mundo: todos os caminhos levam a Deus.
Essa frase é repetida por aqueles que não conhecem completamente a Bíblia e que, por algum motivo, têm medo de se posicionar diante do que é verdade e do que não é verdade.
Inclusive, alguns por ai tem dito que existiam três portas no templo, chamadas de Caminho, Verdade e Vida, porém, essa informação não tem comprovação alguma! A explicação das palavras de Jesus está no próprio texto e contexto. Vejamos:
Jesus, em uma de Suas falas, declarou algo interessante: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).
Essa fala de Cristo foi uma resposta a uma pergunta do apóstolo Tomé. Mas antes de vermos essa pergunta feita pelo apóstolo, é necessário que saibamos o contexto daquilo que Jesus está falando.
Jesus está encorajando Seus discípulos, pois, no capítulo 13 de João, observamos que Jesus fala da Sua morte, da traição futura que receberia e da queda de Pedro, que o iria negar.
Tudo isso deve ter deixado os discípulos perplexos! Mas Jesus os conforta. A pergunta de Tomé foi: “Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho?” (João 14:5).
A pergunta de Tomé mostra a angustia deles em perder Jesus. A fala de Cristo veio cheia de significado para os angustiados discípulos. Vamos analisá-la para extrair o máximo do ensino Dele para nós.
Observe que nada temos aqui sobre portas do templo, mas sobre acompanhar Jesus! Os discípulos queriam permanecer com Ele!
Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez
Eu sou o caminho
Era natural que com todas as falas de Cristo do que iria acontecer (Sua morte, sofrimentos e demais coisas) os discípulos se sentissem perdidos, afinal, por um bom tempo Jesus os guiava, os ensinava como um mestre dedicado.
Em breve, sem a presença física de Jesus, quem os guiaria? Quando Jesus diz “eu sou o caminho” está reforçando a ideia de que Ele era o Messias que representava o acesso pleno a Deus.
Após a morte de Cristo o véu do santuário se rasgou, dando livre acesso a Deus. Jesus é o caminho que nos leva a Deus. Não existem outros caminhos.
Eu sou a verdade
Verdade é algo que é incontestável, fiel, absoluto, que é fato, em que não há sombra de dúvida. Quando Jesus diz que Ele é a verdade está dizendo claramente que Ele não é “uma verdade” como muitos por aí costumam pregar, dizendo que há muitas verdades e que cada um tem a sua verdade.
Jesus é a verdade absoluta, pois é Deus. Ele é a verdade plena em que não há engano. Sendo Ele a verdade, podemos trilhar, sem medo, pelo caminho correto, o caminho em que não há engano ou sombra de dúvida.
Eu sou a vida
A vida é a bênção maior criada por Deus. Deus nos criou para a vida. Quando Jesus diz que Ele é a vida está deixando claro que Ele é a fonte da vida.
Ele mesmo iria mais tarde vencer a morte e ressuscitar cheio de vida. Jesus é a vida plena, Ele é quem nos deu a vida eterna com Deus, a vida eterna vivendo no caminho e na verdade.
Somente através Dele a vida é possível. Sem Ele não há vida: “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (João 15:5).
Ninguém vem ao Pai se não for por mim
Por fim, Jesus finaliza sua resposta a Tomé deixando claro que não há atalhos para chegarmos a Deus. Ele é o caminho verdadeiro que nos leva ao Pai, que nos leva à vida plena e eterna.
Não existem santos, nem grandes homens, nem deuses, nem nada que os homens possam criar que possa levar alguém até Deus.
Jesus tomou para si esse papel único e deixa isso muito claro: “ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).