Devocionais #26 – 4 coisas que podemos fazer de Jesus em nossa vida
“Replicou-lhes Pilatos: Que farei, então, de Jesus, chamado Cristo?” (Mateus 27:22).
Jesus teve vários encontros em Sua passagem aqui na terra. As narrativas nos mostram que nenhuma das pessoas que encontraram com Jesus permaneceram as mesmas. Isso porque é impossível não ser impactado quando Jesus se encontra conosco. O jovem rico teve um encontro com Cristo e desprezou a indicação de Jesus para vender tudo e segui-lo (Marcos 10:21). Já Mateus deixou tudo e o seguiu (Lucas 5:28). Um encontro com Jesus sempre vai provocar em nós uma necessidade de decidir rumos e caminhos a seguir.
Mas o encontro que vamos analisar hoje será um que nos ajudará a responder a uma pergunta que TODOS que se encontram com Cristo precisarão responder. Quando Jesus se encontra com Pôncio Pilatos, após ser acusado pelos judeus e preso, o governador fala algo realmente surpreendente: “Replicou-lhes Pilatos: Que farei, então, de Jesus, chamado Cristo?” (Mateus 27:22).
O que farei ou o que estou fazendo de Jesus em minha vida?
(1) Podemos ficar admirados por Jesus
Quantas pessoas admiram Jesus por tudo que Ele fez, pela Suas sábias atitudes e palavras que ficaram registradas na Bíblia? O próprio Pilatos ficou admirado com Jesus: “Jesus não respondeu nem uma palavra, vindo com isto a admirar-se grandemente o governador” (Mateus 27:14). Mas a admiração de Pilatos não surtiu qualquer efeito em sua vida, antes, ele desprezou a Jesus. Isso ocorre com muitas pessoas. Jesus não quer somente a nossa admiração. Ele quer o nosso coração, a nossa vida, um comprometimento de 100% de nossas vidas com Ele. Se você apenas admira Jesus, você está fazendo de Jesus em sua vida muito menos do que deveria!
(2) Podemos não nos envolver com Jesus
Esse é o conselho dado pela esposa de Pilatos a ele: “E, estando ele no tribunal, sua mulher mandou dizer-lhe: Não te envolvas com esse justo; porque hoje, em sonho, muito sofri por seu respeito” (Mateus 27:19). A esposa de Pilatos talvez pudesse até ter boa intenção, tentando livrar Jesus, no entanto, não se envolver com Jesus de forma plena e com todo o nosso ser faz com que o rejeitemos completamente. Jesus não quer simpatizantes, quer discípulos envolvidos. Se você não se envolve com Jesus, sendo obediente, tenho Ele como seu Senhor e Salvador, você está rejeitando o senhorio de Jesus em sua vida, da mesma forma que fez Pilatos!
(3) Podemos lavar as mãos perante Jesus
Muitos até têm uma boa intenção e desejam ter Jesus em suas vidas, mas, como Pilatos, ao observarem todas as implicações que servir a Jesus traz, acabam simplesmente se afastando e lavando as mãos: “Vendo Pilatos que nada conseguia, antes, pelo contrário, aumentava o tumulto, mandando vir água, lavou as mãos perante o povo, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo; fique o caso convosco!” (Mateus 27:24). Observe como as coisas exteriores (tumulto e o descontrole das pessoas) fizeram com que Pilatos rejeitasse Jesus. Fazemos isso também quando permitimos que as coisas do mundo, as pressões, as perseguições, o pecado e coisas semelhantes nos façam fazer de Jesus algo descartável em nossa vida!
(4) Podemos ser servos fieis a Jesus
Infelizmente não temos na narrativa do encontro de Pilatos e Jesus uma boa notícia! Pilatos respondeu a própria pergunta sobre o que faria de Jesus: Ele o admirou, ele não se envolveu, ele o desprezou, ele o injustiçou. A única coisa que Pilatos não conseguiu fazer foi o acolher, se fazer servo Dele, honrá-Lo, adorá-Lo, servi-Lo de forma plena, que é exatamente o que Jesus espera quando se encontra conosco!
E VOCÊ, O QUE VOCÊ TEM FEITO DE JESUS CRISTO EM SUA VIDA?
Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:
- Devocionais #24 – Cadê a fé que estava aqui?
- 6 bênçãos grandiosas que Deus dá apenas aos justos
- Várias dicas de como fazer ótimas devocionais e crescer espiritualmente
- Devocionais #28 – Você já decepcionou Deus? Então leia isto
- Devocionais #2 – Deus está fazendo uma confusão danada em minha vida!
- Devocionais #22 – Lições importantes de Deus para superar os tempos de crise
- Devocionais #14 – Você é apenas um número?