Como o Espírito Santo foi derramado em Atos 2:18 se ele é uma pessoa?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta |
A Bíblia nunca foi tão FÁCIL de entender! Talvez você esteja ESTRANHANDO isso que acabou de ler, pois todo mundo diz que a Bíblia é DIFÍCIL DE ENTENDER!

Porém, depois que criei meu método TEXTO NA TELA de estudo da Bíblia toda e já o apliquei em mais de 25 mil alunos em meus 20 anos dando aulas, certamente posso afirmar que ficou FÁCIL estudar a Bíblia!

QUER COMPROVAR ISSO? Você também pode fazer parte desse grupo de pessoas que entendem a Bíblia com facilidade, estudando algumas horas toda semana!

Nosso método exclusivo te guia passo a passo para uma compreensão mais profunda da Palavra de Deus, com muita facilidade!

Porém, como atendo pessoalmente meus alunos, as vagas são limitadas!

Acesse agora o link com todos os detalhes desse material, pois pode sair do ar a qualquer momento ACESSAR DETALHES (Clique aqui)…

Você pergunta: Eu não entendo muito a doutrina da trindade e algo que li na Bíblia me deixou ainda mais confuso. Como o Espírito Santo é Deus, é uma pessoa, se a Bíblia diz, por exemplo, em Atos 2:18, que o Espírito Santo foi derramado? É possível derramar uma pessoa? Isso não é um indicativo de que a trindade não é verdadeira?

Caro leitor, sua pergunta é muito boa e nos dá a oportunidade de demonstrarmos como é importante usarmos boas ferramentas de interpretação para não errarmos no resultado de um raciocínio lógico como o que você fez.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Como o Espírito Santo é uma pessoa?

(1) A primeira coisa a se observar é que a Bíblia nos revela o Espírito Santo como sendo uma pessoa e não como uma energia ou uma força ativa como alguns dizem.

Um exemplo simples disso é o Espírito Santo intercedendo por nós, coisa só possível a uma pessoa e não possível a uma energia ou força:

“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8:26).

Leia também: A Bíblia afirma que Jesus e o Espírito Santo são Deus
Leia também: O que significa interceder com gemidos inexprimíveis?

Como o Espírito Santo foi derramado sendo uma pessoa?

(2) Muitos usam o texto de Atos 2:18 para tentar invalidar o fato do Espírito Santo ser Deus, buscando apresentar essa “prova” de que a Bíblia aponta o Espírito Santo sendo derramado, logo, Ele não seria uma pessoa e sim algo como uma força, uma energia vinda de Deus:

“até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão” (Atos 2:18).

Qual seria a explicação para isso? Como o Espírito Santo foi derramado? O que isso significa?

(3) A primeira coisa a se observar é que o Espírito Santo não é uma pessoa de carne e osso e sim uma pessoa espiritual com todas as características de Deus, pois Ele é Deus.

Logo, não temos qualquer problema no uso do grego “ekcheo”, que significa derramar, despejar. O significado desse derramamento está ligado a ação de Deus, ao agir do Espírito Santo de uma determinada forma.

Ou seja, temos em Atos 2:18 uma figura de linguagem apontando para uma ação especial de Deus na vida daquelas pessoas, em um determinado momento.

O Espírito Santo foi derramado como Paulo também foi derramado

(4) Aos mais céticos, eu pergunto: o apóstolo Paulo foi uma pessoa? As evidências nos apontam que sim, certo? Então o que dizer deste texto:

“Contudo, mesmo que eu esteja sendo derramado como oferta de bebida sobre o serviço que provém da fé que vocês têm, o sacrifício que oferecem a Deus, estou alegre e me regozijo com todos vocês” (Filipenses 2:17 – NVI).

A palavra grega ali é “spendo” e significa “despejar como oferta, fazer libação”. Observe que Paulo é uma pessoa e também usa a figura de linguagem de “ser derramado”. Como Paulo poderia ser derramado se ele não é um líquido ou algo parecido?

Obviamente ele está usando uma figura de linguagem (chamada metáfora) que descreve o sacrifício que ele fazia pelo evangelho, usando a figura de um ritual chamado de libação, onde um líquido (vinho, azeite, ou outro) era derramado sobre um altar.

(5) O uso que Paulo faz dessa metáfora nos deixa claro que era algo comum esses tipos de comparações. Dessa forma, as boas regras de interpretação não nos deixam errar sobre a tranquilidade da interpretação de que o Espírito Santo foi derramado e continua sendo Deus.

E nos ajuda a não cair em lógicas que não dão resultados corretos biblicamente. A simples análise mais aprofundada dos textos nos ajudam a compreender plenamente o sentido natural e correto das expressões usadas pelos autores bíblicos.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp