Por que o nome dado a Jesus não foi Emanuel como foi dito pelo profeta?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta |
A Bíblia nunca foi tão FÁCIL de entender! Talvez você esteja ESTRANHANDO isso que acabou de ler, pois todo mundo diz que a Bíblia é DIFÍCIL DE ENTENDER!

Porém, depois que criei meu método TEXTO NA TELA de estudo da Bíblia toda e já o apliquei em mais de 25 mil alunos em meus 20 anos dando aulas, certamente posso afirmar que ficou FÁCIL estudar a Bíblia!

QUER COMPROVAR ISSO? Você também pode fazer parte desse grupo de pessoas que entendem a Bíblia com facilidade, estudando algumas horas toda semana!

Nosso método exclusivo te guia passo a passo para uma compreensão mais profunda da Palavra de Deus, com muita facilidade!

Porém, como atendo pessoalmente meus alunos, as vagas são limitadas!

Acesse agora o link com todos os detalhes desse material, pois pode sair do ar a qualquer momento ACESSAR DETALHES (Clique aqui)…

Você Pergunta: Na descrição de Mateus sobre o nascimento de Jesus observamos ali que ele cita que o menino que nasceria de Maria seria chamado de Emanuel, de acordo com uma profecia dada ao profeta Isaías. A minha dúvida é porque Jesus foi chamado de “Jesus” e não de “Emanuel”, que foi o nome que Ele teria segundo o profeta Isaías?

Caro leitor, a profecia de Isaías é bem clara, não é mesmo?

“Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel” (Isaías 7:14).

Olhando para esse texto, muitos levantam falhas nas narrativas do Novo Testamento e outros, ainda mais ousados, chegam a questionar se Jesus era mesmo o Messias devido a essa aparente contradição!

Mas a resposta a tudo isso está em uma avaliação cuidadosa do contexto e vou te mostrar exatamente o que explica essa questão de Emanuel e Jesus!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Por que Jesus não se chamou Emanuel como o profeta Isaías disse?

(1) No relato de Mateus temos a aparição de um anjo que busca tranquilizar José (noivo de Maria) a respeito do que estava acontecendo:

“Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo” (Mateus 1:20).

José também recebe instruções a respeito do nascimento dessa criança. A primeira instrução é quanto ao nome que seria dado a ela: “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mateus 1:21).

Aqui fica claro que o nome próprio que a criança teria seria Jesus (que significa “Jeová é salvação”).

(2) Na sequência temos a citação da profecia contida em Isaías 7:14: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)” (Mateus 1:23).

Como Jesus (nome que o anjo mandou colocar na criança) se chamaria agora Emanuel? Houve algum erro aqui? Alguma contradição com relação aos nomes? A resposta é não! Mas o que explica esses dois nomes?

O nome da criança seria Jesus ou Emanuel?

(3) José, que foi quem recebeu a orientação do anjo, entendeu claramente que Emanuel não seria usado como nome próprio de Jesus. Fica claro que a orientação do anjo quanto ao nome próprio é que seria Jesus.

O nome Emanuel, que em hebraico significa “Deus conosco”, está ligado à missão de Jesus, a Sua pessoa e obra. Portanto, temos aqui algo mais aproximado a um título dado ao Messias, que explicava um pouco da sua missão!

Jesus (que é Deus) seria Deus em nosso meio, nasceria para realizar um feito incrível! Essa é a indicação do significado da citação de que Ele seria chamado de Emanuel.

Além disso, se essa interpretação de que o nome da criança deveria ser Emanuel fosse levada “a ferro e fogo”, então, nunca haveria um Messias que fosse legítimo, pois temos alguns outros problemas com relação a nomes. Vejamos:

Os vários nomes do messias

(4) Em outra profecia sobre o nascimento do Salvador (Messias), são mostrados pelo profeta Isaías outros nomes que essa criança teria:

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro (pele’ ya Ìats), Deus Forte (El gibbor), Pai da Eternidade (‘Ab Ìad), Príncipe da Paz (sar shalom)” (Isaías 9:6 – Acréscimos meus entre parênteses).

Minha pergunta é: Baseados nos textos de Isaías que já lemos, o Messias teria que ter 5 nomes (Emanuel, Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz)?

Esses textos nos mostram títulos e características dessa criança especial que nasceria. Não temos aqui uma indicação de que esse Salvador seria alguém com vários nomes próprios, mas sim alguém que teria um nome próprio (como é natural em nosso mundo) e vários atributos incríveis que vinham de Sua divindade (características únicas do Salvador).

(5) Dessa forma, podemos concluir que ficou muito claro para José que o nome próprio que Deus desejava para aquele menino, que estaria nascendo em breve, deveria ser Jesus.

E ficou igualmente claro que outros nomes representavam títulos e características dessa grande pessoa que nasceria e que carregava em si não apenas a vida de um homem comum, mas Deus se fazendo homem para cumprir a obra de Salvação desejada por Ele para nos alcançar e nos trazer vida!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp