Por que Jesus nos manda ser perfeitos se isso é algo impossível?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta |
A Bíblia nunca foi tão FÁCIL de entender! Talvez você esteja ESTRANHANDO isso que acabou de ler, pois todo mundo diz que a Bíblia é DIFÍCIL DE ENTENDER!

Porém, depois que criei meu método TEXTO NA TELA de estudo da Bíblia toda e já o apliquei em mais de 25 mil alunos em meus 20 anos dando aulas, certamente posso afirmar que ficou FÁCIL estudar a Bíblia!

QUER COMPROVAR ISSO? Você também pode fazer parte desse grupo de pessoas que entendem a Bíblia com facilidade, estudando algumas horas toda semana!

Nosso método exclusivo te guia passo a passo para uma compreensão mais profunda da Palavra de Deus, com muita facilidade!

Porém, como atendo pessoalmente meus alunos, as vagas são limitadas!

Acesse agora o link com todos os detalhes desse material, pois pode sair do ar a qualquer momento ACESSAR DETALHES (Clique aqui)…

Você pergunta: Em uma de minhas leituras li uma palavra de Jesus dando a ordem para sermos perfeitos como Deus é perfeito. Mas não entendi bem o que Ele quis dizer, pois sei que como seres humanos limitados, não temos condições de ser perfeitos. Jesus está dando ali uma ordem impossível de se cumprir? Se sim, qual o objetivo dessa ordem?

Caro leitor, bem interessante a colocação. Qual seria a razão de Jesus dar uma ordem impossível de ser cumprida? Se a perfeição não existe para o ser humano, já que não tem como ele parar 100% de errar, então, Jesus está ali dando uma ordem absurda e que nunca, ninguém conseguirá cumprir nessa terra?

Não é bem assim e vou te mostrar o motivo, detalhando o contexto e o significado da palavra perfeito nesse texto!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Por que Jesus nos manda ser perfeitos se isso é algo impossível?

(1) O verso que você cita é Mateus 5:48: “Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste”. Esse verso é uma conclusão de um ensino dado por Jesus Cristo sobre o amor ao próximo.

Jesus ensina alguns versos antes que devemos amar e orar pelos inimigos (Mateus 5:44). Jesus ensina que devemos olhar o amor de Deus, que derrama da Sua graça sobre bons e maus, como sendo um padrão do amor que devemos exercitar (Mateus 5:45).

E na conclusão de Seu ensino Jesus nos manda ser perfeitos como Deus é perfeito.

O que NÃO significa ser perfeito

(2) Para entender essa conclusão de Jesus, primeiro vamos verificar o que Jesus não está querendo dizer: Ele não está ensinando que temos o poder de sermos perfeitos com relação a ausência de pecado, pois a Bíblia é clara quando nos apresenta como passíveis de errar:

“Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (1 João 2:1).

Quando usamos a regra de interpretação de que a Bíblia interpreta a Bíblia isso fica claro. Mas o que Jesus quis ensinar?

(3) Avaliando o contexto fica claro que a perfeição a que Jesus se refere é o agir com amor, mesmo com nossos inimigos. Isso está ao nosso alcance.

Quando Jesus apresenta Sua argumentação de que amar apenas a quem nos ama é algo de até os maus fazem, Ele está chamando Seus discípulos a uma reflexão de que precisam exercitar um amor muito maior do que o mundo diante dos inimigos.

O padrão desse amor é visto na forma como o próprio Deus age. Então, podemos entender a palavra perfeição no sentido de que devemos agir com o mesmo amor com que o próprio Deus age. Ou seja, sermos maduros para escolher um agir amoroso.

(4) Para dar ainda mais ênfase a isso, podemos recorrer a análise da palavra perfeição do grego, que é “teleios”. Um dos significados dessa palavra é aplicado a algo ou alguém “maduro, adulto”.

Isso nos leva a verificar que Jesus está chamando Seus discípulos a alcançar maturidade, amadurecimento, a serem espiritualmente maduros no exercício de seu amor.

Essa é a perfeição cobrada por Jesus e possível a todos nós. Podemos ser maduros no exercício do amor cristão ao próximo, mesmo se ele for nosso inimigo. Está ao nosso alcance!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp