Contradição na Bíblia? O rei Saul se suicidou ou foi morto por um amalequita?
Você Pergunta: Estou lendo a história do rei Davi e algo me chamou a atenção: Um texto em 1 Samuel fala que o rei Saul cometeu suicídio, lançando-se sobre a sua espada; e em outro texto, em 2 Samuel, fala que Saul foi morto por um amalequita. Isso seria uma contradição na Bíblia? Como explicar essas duas versões contraditórias?
Caro leitor, quando lemos a história do final da vida do rei Saul, realmente encontramos duas versões. Em uma das versões, a Bíblia diz:
“Então, disse Saul ao seu escudeiro: Arranca a tua espada e atravessa-me com ela, para que, porventura, não venham estes incircuncisos, e me traspassem, e escarneçam de mim. Porém o seu escudeiro não o quis, porque temia muito; então, Saul tomou da espada e se lançou sobre ela” (1 Samuel 31:4).
Na outra versão temos o relato de um amalequita que foi até Davi dar a notícia da morte de Saul: “Arremessei-me, pois, sobre ele e o matei, porque bem sabia eu que ele não viveria depois de ter caído. Tomei-lhe a coroa que trazia na cabeça e o bracelete e os trouxe aqui ao meu senhor” (2 Samuel 1:10).
Qual seria a explicação para duas versões contraditórias como essas?
Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez
Saul se suicidou ou foi morto pelo amalequita?
(1) A primeira coisa que temos de ter em mente em nossa leitura é que o relato em 1 Samuel sobre a morte de Saul é o relato completo dos fatos, feito de forma detalhada desde o início.
Nesse relato temos detalhes importantes da batalha que só poderiam ser feitos por alguém que realmente tinha fonte fidedignas para tal.
É por isso que o relato que é considerado o correto é 1 Samuel 31:4, que mostra que o rei Saul, depois de ter pedido ao seu escudeiro que o matasse para que ele não fosse morto pelas mãos do inimigo e, diante da negativa do escudeiro, se suicidou, jogando-se sobre uma espada. Mas e o outro relato? Seria um erro da Bíblia?
(2) O texto de 2 Samuel mostra que Davi estava voltando da batalha que teve com os amalequitas (1 Samuel 30:16-19) e estava em uma cidade chamada Ziclague (2 Samuel 1:1).
De repente aparece um mensageiro, um homem com vestes rotas e terra sobre a cabeça, o que demonstrava sinal de tristeza (2 Samuel 1:2).
O homem passa então a narrar a derrota de Israel e a morte de Saul e seus filhos. Davi parece desconfiar da história dele (2 Samuel 1:5).
Mas o rapaz conta sua versão da história e apresenta como provas a coroa e o bracelete de Saul que havia trazido para apresentar a Davi. Davi, então, manda matar esse homem amalequita. Aqui cabem algumas considerações importantes:
a) O amalequita diz a Davi que Saul estava apoiado sobre sua lança (2 Samuel 1:6), mas em 1 Samuel 31:4 temos o registro de que ele, na verdade, se lançou sobre uma espada, o que demonstra que esse amalequita não presenciou a morte de Saul.
b) Em 1 Samuel 31:5 temos o relato de que Saul estava com seu escudeiro e que este se suicidou quando viu Saul morrer. Certamente esse escudeiro só teria se suicidado depois de ter a certeza que seu rei (Saul) estava morto. Não temos aqui a menção de nenhum amalequita na história.
c) Por que o amalequita teria ido diretamente a Davi comunicar a morte de Saul? Isso pode indicar que o amalequita esperava que Davi reconhecesse que ele havia feito um bem ao rei Saul e assim recebesse algo em troca, já que Davi, naquele momento, tinha certa fama e muitos o queriam como rei.
Nesse caso, a história inventada pelo amalequita seria para conseguir reconhecimento.
d) Não podemos ainda descartar que o amalequita pudesse ter alguma informação a respeito da perseguição de Saul a Davi.
E pensasse que Davi ficaria feliz pela morte de Saul e, nesse caso, também o recompensaria por tê-lo matado!
(3) Feitas essas considerações, o mais provável é que o amalequita tivesse descoberto o corpo de Saul e seu escudeiro antes do que os inimigos de Israel, os filisteus, e tivesse subtraído a coroa e o bracelete, buscando conseguir vantagens para si mesmo.
E para isso fez um teatro e inventou uma outra versão da história, versão esta que foi contada a Davi. Mas, certamente, outras pessoas presenciaram tal fato e puderam narrá-lo de forma correta, a forma que foi narrada em 1 Samuel 31:4.
A história do relato do amalequita a Davi, portanto, é descritiva, ou seja, o autor descreveu como ocorreu, mas ela foi uma história fantasiosa, o que fica claro até mesmo pela narrativa do fim trágico desse amalequita mentiroso.
Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:
- O que significa que nem só de pão viverá o homem?
- Deus tem ciúme de mim? Deus sente ciúmes?
- Quem são as pessoas da “nuvem de testemunhas” citadas em hebreus 12:1?
- Afinal, Jesus Cristo era homem ou era Deus?
- Meu marido tem me trocado pela pornografia. O que fazer?
- Levai a carga uns dos outros ou cada um levará seu próprio fardo? Contradição na Bíblia?
- O que é tomar a santa ceia indignamente? Quando não devo tomar?