O lava pés deve ser feito durante a santa ceia como Jesus fez?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta |
A Bíblia nunca foi tão FÁCIL de entender! Talvez você esteja ESTRANHANDO isso que acabou de ler, pois todo mundo diz que a Bíblia é DIFÍCIL DE ENTENDER!

Porém, depois que criei meu método TEXTO NA TELA de estudo da Bíblia toda e já o apliquei em mais de 25 mil alunos em meus 20 anos dando aulas, certamente posso afirmar que ficou FÁCIL estudar a Bíblia!

QUER COMPROVAR ISSO? Você também pode fazer parte desse grupo de pessoas que entendem a Bíblia com facilidade, estudando algumas horas toda semana!

Nosso método exclusivo te guia passo a passo para uma compreensão mais profunda da Palavra de Deus, com muita facilidade!

Porém, como atendo pessoalmente meus alunos, as vagas são limitadas!

Acesse agora o link com todos os detalhes desse material, pois pode sair do ar a qualquer momento ACESSAR DETALHES (Clique aqui)…

Você Pergunta: Gostaria de saber por que a igreja evangélica não faz o lava pés juntamente com a santa ceia do Senhor. Se analisarmos na Bíblia, Jesus fez esse ritual na ceia. Então, não seria correto pensar que o lava pés era também para ser feito quando nós nos reunirmos para fazer a ceia do Senhor? O que você entende sobre isso?

Caro leitor, apesar de a sua informação de que o lava pés foi feito durante a última ceia estar correta, é preciso avaliar com cuidado as informações para sabermos se esse lavar de pés deve ou não ser feito como parte do ritual da ceia, vejamos:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O lava pés deve ser feito na Santa Ceia?

(1) Apenas o apóstolo João menciona o lava pés. João aponta que ele foi feito por Jesus durante esta última ceia (João 13:2), mas não explica exatamente se o lava pés fez parte do ritual da ceia a ser repetido como um memorial ou não.

Por isso, precisamos avaliar a questão de forma mais ampla para entendermos se o lava pés deve ou não fazer parte da santa ceia do Senhor.

(2) A primeira coisa que chama a atenção é que nenhum dos evangelistas (Mateus, Marcos e Lucas), que narraram a última ceia, colocam a cerimônia do lava pés em seus relatos.

Por que será que não narraram o lava pés? Parece-me claro nesse ponto que a não citação do lava pés indica que ele não fazia parte do memorial da santa ceia (que esses evangelistas queria focar em seus escritos), daí esses evangelistas terem focado objetivamente na ceia do Senhor.

(3) Seria muito estranho que todos os principais relatos que conhecemos dos detalhamentos de como foi feita a ceia do Senhor omitissem um ritual que devesse fazer parte do memorial da ceia.

Isso parece indicar que o lava pés narrado pelo apóstolo João não foi feito por Jesus como ordenança de que devesse ser repetido dentro da cerimônia da ceia, mas que foi um ensino sobre serviço realizado naquele momento, sem qualquer objetivo de que devesse ser repetido como um ritual simbólico.

(4) Além disso, quando observamos a prática da igreja primitiva, não encontramos narrativas do lava pés sendo repetido, mas encontramos diversas narrativas da santa ceia sendo repetida focada no uso dos elementos (pão e suco da videira).

Alguns vão dizer que quando os escritores do Novo Testamento, da época da igreja primitiva, citam a ceia estão citando implicitamente o lava pés, mas isso não é uma realidade.

Por exemplo, no texto mais completo fora dos evangelhos que nos apresenta a ceia do Senhor, em 1 Coríntios 11:23-26, Paulo sequer menciona o lava pés, apenas focaliza as instruções sobre a ceia em como deve ser feita usando o pão, o suco da videira e seus significados.

(5) Dessa forma, os elementos que levantamos aqui são suficientes para demonstrar que a narrativa de João 13 sobre o lava pés sendo feito em meio a ceia não apresenta elementos que possam nos fazer crer que ele devesse ser realizado em meio a cerimônia da ceia a ser repetida por ordem de Jesus.

A ordenança de Cristo, clara nos evangelhos, foi que a santa ceia, com o uso do pão e o suco da videira, e com todos os seus detalhes descritos, fosse realizada como um memorial e isso não incluía o lava pés.

E isso foi claramente entendido e foi feito pela igreja de Cristo, conforme as citações que avaliamos.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp