Por que Miguel disputou o corpo de Moisés com o diabo?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta |
A Bíblia nunca foi tão FÁCIL de entender! Talvez você esteja ESTRANHANDO isso que acabou de ler, pois todo mundo diz que a Bíblia é DIFÍCIL DE ENTENDER!

Porém, depois que criei meu método TEXTO NA TELA de estudo da Bíblia toda e já o apliquei em mais de 25 mil alunos em meus 20 anos dando aulas, certamente posso afirmar que ficou FÁCIL estudar a Bíblia!

QUER COMPROVAR ISSO? Você também pode fazer parte desse grupo de pessoas que entendem a Bíblia com facilidade, estudando algumas horas toda semana!

Nosso método exclusivo te guia passo a passo para uma compreensão mais profunda da Palavra de Deus, com muita facilidade!

Porém, como atendo pessoalmente meus alunos, as vagas são limitadas!

Acesse agora o link com todos os detalhes desse material, pois pode sair do ar a qualquer momento ACESSAR DETALHES (Clique aqui)…

Você pergunta: eu li na carta de Judas algo que me intrigou, lá diz que Miguel disputou com o diabo a posse do corpo de Moisés. Não entendi muito bem por que isso ocorreu, pois não me lembro no Antigo Testamento nada falando a respeito dessa questão. Pode me ajudar a entender por que houve essa disputa pelo corpo de Moisés?

Caro leitor, esse texto que você mencionou se encontra em Judas 1:9: “Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!”.

Vamos fazer uma análise dele agora para o compreendermos!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Por que Miguel disputou o corpo de Moisés com o diabo?

(1) A primeira coisa a compreender nesse texto é o motivo de Judas estar escrevendo esses versos. Judas escreve condenando a falta de reverência dos falsos mestres a qualquer autoridade levantada por Deus.

Esses falsos mestres, além de causar confusão, chegavam até a negar o Senhor Jesus Cristo (Judas 1:4). Dentro desse contexto, Judas usa vários exemplos do juízo de Deus derramado sobre pessoas que agiam de forma semelhante.

Usa o exemplo das pessoas que receberam punição no deserto depois do êxodo (Judas 1:5), de anjos que desagradaram a Deus (Judas 1:6) e das cidades de Sodoma e Gomorra (Judas 1:7).

O ponto em comum das más condutas dessas pessoas era não respeitar as autoridades instituídas por Deus (Judas 1:8).

(2) Dentro desse contexto Judas usa o exemplo de um arcanjo (Miguel), que disputou o corpo de Moisés com o diabo, porém, que não ousou acusar de forma difamatória o diabo (embora ele merecesse), antes, o entregou nas mãos do grande juiz, o Senhor Todo Poderoso.

O foco principal de Judas aqui era exemplificar que aqueles falsos mestres agiam muito mal fazendo o que eles faziam. Mas de onde Judas tirou essa história de que Miguel disputou o corpo de Moisés?

(3) Não encontramos em qualquer dos escritos inspirados (canônicos) essa menção dessa disputa. Segundo vários teólogos, Judas a tirou de um livro chamado Assunção de Moisés, um livro que consideramos apócrifo, ou seja, não inspirado.

Mas como Judas poderia ter citado um livro assim? O fato dele fazer essa citação não significa que ele considerava o livro 100% inspirado.

O que ele fez foi pegar uma história contida nesse livro e que, possivelmente, era considerada plausível entre os judeus, e a usou como exemplo em sua analogia.

Essa disputa pelo corpo de Moisés era algo possível de ter ocorrido, pois na citação da morte de Moisés, observamos que o próprio Deus o sepulta:

“Assim, morreu ali Moisés, servo do SENHOR, na terra de Moabe, segundo a palavra do SENHOR. Este o sepultou num vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor; e ninguém sabe, até hoje, o lugar da sua sepultura” (Deuteronômio 34:5-6). 

Esse sepultamento pode muito bem ter sido feito após Miguel vencer o diabo na disputa pelo corpo.

Por que o corpo de Moisés foi disputado?

(4) Mas por que houve essa disputa pelo corpo de Moisés? Apesar do texto não mencionar, podemos pensar aqui em algumas possibilidades:

a) Será que o diabo pode ter reivindicado que Moisés era um assassino (em Êxodo 2:12 matou um egípcio) e, por isso, pelo menos seu corpo pertencia a ele? Isso, claro, era uma manipulação, pois Moisés era um pecador sim, mas arrependido.

b) Será que o diabo queria usar o corpo de Moisés para criar algum tipo de idolatria para o povo de Israel? Sabemos que um dos pecados em que o povo mais caia era na idolatria.

Imagine o corpo de Moisés sendo feito um tipo de deus para o povo de Israel? Possivelmente seria adorado!

c) Será que o diabo queria fazer algum tipo de profanação e humilhação no corpo de Moisés para ridicularizar sua figura e seu ministério diante de pessoas?

(5) Nenhuma dessas possibilidades sobre a disputa do corpo de Moisés pode ser provada biblicamente, por isso, devemos encará-las como hipóteses.

Deus não nos quis revelar os detalhamentos dessa batalha espiritual ocorrida com Miguel e o diabo, pois, em Judas, o objetivo principal era demonstrar para homens malignos que nem mesmo o grande arcanjo Miguel ousou caluniar o diabo, ou seja, o exemplo de cima mostra que não devemos agir como esses falsos mestres agiam, desrespeitando autoridades de forma difamatória e negando a autoridade de Jesus Cristo.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp