As 3 coisas que Jesus fazia para vencer as mais difíceis tentações e que nós também devemos fazer
Você Pergunta: Presbítero, eu sou um rapaz novo, convertido há cinco anos, amor o Senhor, porém, nos últimos tempos tenho caído muito em determinados pecados! Isso me deixa chateado, pois eu caio, fico triste, volto aos caminhos do Senhor e logo caio novamente! Como eu poderia ser como Jesus, que venceu todas as tentações e não pecou?
A Bíblia nos ensina que Jesus não foi poupado de passar por severas tentações, assim como nós também passamos! Mas a diferença é que Ele nos demonstrou como vencê-las:
“Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado” (Hebreus 4:15).
O texto que narra a tentação de Jesus no deserto é muito conhecido de todos. No entanto, temos nele pequenos detalhes que passam despercebido de muitos leitores.
Jesus passa por grandes tentações e vence todas, sendo, assim, o nosso exemplo maior de como passar pelas tentações do inimigo e também sermos vitoriosos.
Mas o que Jesus fez de tão especial que fez Dele um vitorioso? Aprender essa três coisas irá nos levar a grandes vitórias todos os dias!
Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez
As 3 coisas que Jesus fazia para vencer as mais difíceis tentações
(1) Jesus estava cheio do Espírito Santo
Salta aos olhos o trecho da narrativa feita por Lucas da tentação de Jesus no deserto: “Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto” (Lucas 4:1). Jesus não estava 30% cheio, só um pouquinho cheio, de vez em quando cheio. Jesus estava plenamente cheio do Espírito e o tempo todo.
Isso faz muita diferença na vida do crente! Estar cheio do Espírito é ser guiado por Ele no dia a dia, é ter relacionamento com Ele, é ter santidade na vida, prática da palavra do Senhor!
São coisas onde os crentes muitas vezes falham terrivelmente e, por isso, não é de se admirar que caiamos em tantas tentações! Jesus mostra que vencer as tentações é algo que fazemos quando estamos cheios do Espírito Santo!
Você está cheio do Espírito Santo agora para enfrentar as tentações que os inimigos vão lançar sobre você essa semana?
(2) Jesus estava andando no propósito de Deus
Observe nesse mesmo versículo que citamos acima o trecho: “…foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto” (Lucas 4:1). Jesus estava no deserto pela vontade de Deus, guiado pelo Espírito Santo.
Quem gostaria de estar em um deserto sendo filho de Deus e sabendo que existem lugares muito melhores para se estar? Jesus mostra que estava na total dependência de Deus ali!
Estava jejuando e sendo levado para passar por momentos difíceis, mas não era isso que importava, mas sim fazer o que Deus desejava. Isso faz muita diferença.
Ser guiado pelos propósitos de Deus nos levará sempre ao caminho que Deus quer para nós, ainda que difícil.
O grande porém é que quando guiados por Ele somos fortalecidos, ao passo que longe dos caminhos do Senhor, mesmo que estejamos em “bons lugares” agradáveis ao nosso coração, estaremos enfraquecidos e vazios do Espírito Santo; seremos uma presa fácil para o tentador! Cairemos diante dele!
O caminho que você está trilhando agora em sua vida é a vontade de Deus? Está nesse momento certo de que tem vivido nos caminhos que o Senhor quer para sua vida?
(3) Jesus estava com a Palavra de Deus no coração
Chama muita atenção nas tentações lançadas pelo diabo que ele buscava os pontos de fragilidade de Jesus naquele momento (fome) e também os desejos do coração humano (poder e glória), no entanto, a reação de Jesus (que estava cheio do Espírito e andando no propósito de Deus) foi combater a tentação com a palavra de Deus!
Em uma das investidas do maligno Ele disse: “Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem” (Lucas 4:4).
Isso nos diz muito sobre a importância de estudar a Bíblia, de conhecê-la, de memorizá-la, de investir tempo no estudo dela, de amá-la de fato e de verdade!
Muitos estão caindo diante do inimigo porque não investem tempo no conhecimento da Palavra do Senhor! Jesus mostrou que a Bíblia é uma espada afiada para acabar com o inimigo!
Mostrou também que alguém cheio do Espírito Santo e guiado por Deus sempre amará a Bíblia, confiará nela, a terá em seu coração e por fim a usará para obter vitória nas tentações!
Como anda sua relação com a Bíblia agora? Você é capaz de usá-la como uma espada afiada para vencer as tentações do inimigo contra sua vida?
Concluímos, então, nesse breve estudo, que a vitória está à disposição de todos os servos de Deus, mas ela não vem sem luta. Jesus não se sentou à beira de uma piscina e ficou esperando a vitória chegar!
Ele teve que se dedicar, ter intimidade com Deus, crer e aceitar ser guiado pelo vontade do Senhor mesmo em lugares difíceis; ler, aprender, memorizar a Palavra!
Tudo isso tem custo, tem preço a pagar, tem esforço a ser empregado! Quer vencer? Pague esse preço!
Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:
- Deus não quer ser meu vizinho!
- Produtores de sementes
- 3 atitudes dos servos de Deus que atrapalham a obra de Deus
- Os 3 segredos bíblicos para ter uma vida feliz em qualquer situação
- 5 reflexões bíblicas a considerar antes de apoiar um aborto
- Por que Deus manda honrarmos a nossa mãe?
- Textos bíblicos que condenam a adoração e veneração de imagens