Isaías 26:20-21 é uma profecia sobre a quarentena do Coronavírus?
Você pergunta: Vi um texto em Isaías 26:20 que fala sobre entrar no quarto e fechar a porta por causa da ira do Senhor. Vi algumas pessoas usando esse texto para falar que é uma profecia do que está acontecendo com a quarentena do coronavírus, onde as pessoas estão tendo que ficar dentro de suas casas. O que você diz sobre isso?
Caro leitor, a regra mais importante de interpretação de um texto é analisar o contexto dele para verificar sobre o que o autor está se referindo.
Por isso, o uso de textos pinçados ou isolados acaba por levar as pessoas a terem interpretações que não estão alinhadas ao que o autor originalmente quis demonstrar com o escrito.
Um bom exemplo desse erro de interpretação é o uso que alguns estão fazendo do texto de Isaías para essa quarentena. Vejamos isso na prática.
Isaías 26:20 é uma profecia sobre a quarentena do Coronavírus?
(1) Podemos observar que no começo das citações de Isaías 26, no verso 1, vemos o seguinte trecho: “Naquele dia, se entoará este cântico na terra de Judá: Temos uma cidade forte; Deus lhe põe a salvação por muros e baluartes” (Isaías 26:1).
O texto vai seguindo com falas de confiança e de esperança na ação do Senhor em favor de Seu povo. Até que chegamos aos versos dessa análise:
“Vai, pois, povo meu, entra nos teus quartos e fecha as tuas portas sobre ti; esconde-te só por um momento, até que passe a ira. Pois eis que o SENHOR sai do seu lugar, para castigar a iniquidade dos moradores da terra; a terra descobrirá o sangue que embebeu e já não encobrirá aqueles que foram mortos” (Isaías 26:20-21).
A primeira pergunta sobre esse texto é: qual é esse “dia” que é mencionado no verso 1? Seria uma referência aos dias que estamos vivendo essa pandemia do coronavírus?
(2) Esse “dia” descrito em Isaías 26:1 não é o tempo em que estamos passando por quarentenas por causa do coronavírus.
Considerando as outras menções sobre esse dia, por exemplo, em Isaías 25:9 e Isaías 21:1, temos claramente que esse dia se trata do Dia do Juízo de Deus.
Aquele dia em que a Bíblia mostra que Deus fará Sua justiça de forma plena e completa, onde Deus destruirá de forma completa toda a obra maligna (Ver Isaías 27:1) e dará plena vitória ao Seu povo. Além disso, temos no próprio texto de Isaías 26:20-21 elementos que mostram que ele não se encaixa de forma alguma no tempo atual de quarentena que vivemos. Observe:
(3) Somente o povo de Deus é chamado a “entrar nos quartos e fechar as portas”
“Vai, pois, povo meu, entra nos teus quartos e fecha as tuas portas sobre ti…” (Isaías 26:20). Conforme é bastante claro, as quarentenas impostas em diversos lugares é para todos os tipos de pessoas e não apenas para quem é do povo de Deus.
No texto de Isaías 26 quem é chamado a entrar nos quartos é o povo de Deus, já que quem será impactado de forma direta pelo juízo do Senhor serão os ímpios.
(4) A linguagem de Isaías é figurada
Quando Deus manda que o povo “entra nos teus quartos e fecha as tuas portas sobre ti” Não está literalmente dizendo que todos deveriam fugir e se esconder dentro de quartos!
O verso não é literal, mas apresenta simbolismo apontando que o povo do Senhor deveria se refugiar no Senhor, ser obediente à Sua palavra, ter esperança Nele.
A ira do Senhor, no Seu julgamento, é para os ímpios e não para Seu próprio povo, pois o povo de Deus será cuidado pelo próprio Senhor.
Chama muita a atenção a similaridade com o livramento de Israel no Egito, quando eles deveriam ficar dentro de suas casas para que ficassem livres da morte dos primogênitos, porém, o que temos nessa aplicação é uma figura de proteção de Deus. A obediência a Deus protegerá da ira do Senhor!
(5) A quarentena não será o fim do mundo (ainda)
Observe que em Isaías a ira do Senhor derramada “naquele dia” iria passar e, então, o povo do Senhor, escondido Nele, cuidado, guardado por Ele, viveria toda a bênção preparada a Eles.
O coronavírus será o final do mundo? Ainda não! Temos elementos Bíblicos que demonstram que ainda faltam coisas preditas na palavra para que Ele venha, de fato, para o Dia do juízo final. Apenas para citar um exemplo claro, veja que Paulo explica que antes do fim deverá ser revelado o homem da iniquidade, coisa que ainda não ocorreu:
“Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá (A segunda vinda) sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição” (2 Tessalonicenses 2:3 – acréscimo entre parênteses meu).
(6) Todos os elementos acima demonstram de forma clara que Isaías não profetizou especificamente sobre as quarentenas do coronavírus.
Mas cabe ressaltar que a profecia de Isaías sobre o Dia do Juízo de Deus irá ocorrer, portanto, como ele nos ensina, é hora de se refugiar no Senhor, é hora de obediência, é hora de se entregar aos caminhos de Deus. Quem saberá em que momento exato esse dia chegará sobre todos nós?
Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:
- O que significa habitar no esconderijo do Altíssimo e descansar à sombra do Onipotente?
- Por que em Levítico 21:17-23 Deus proíbe pessoas deficientes de prestar culto?
- Arrebatamento! Vai ser antes ou depois da grande tribulação?
- Por que João Batista duvidou que Jesus era o Messias mesmo depois de tê-lo batizado?
- Namoro Cristão (10) – É errado desejar a namorada?
- Como as pessoas que viveram antes de Jesus Cristo eram salvas?
- Por que passo por tantos problemas se a Bíblia diz que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus?