Por que Tiago e João foram chamados por Jesus de Filhos do trovão?
Você Pergunta: Eu tenho uma curiosidade sobre um texto bíblico: Jesus quando chamou seus discípulos deu um tipo de apelido aos irmãos Tiago e João, chamando-os de “filhos do trovão”. Gostaria de entender melhor o motivo que levou Jesus a chamá-los assim dessa forma.
Caro leitor, sua observação foi bem interessante. De fato, temos essa fala de Cristo registrada na Bíblia e que nos dá uma ideia de como era heterogêneo (de pessoas bem diferentes) esse grupo de apóstolos que Cristo pegou como “pedras brutas” e moldou para serem homens segundo o coração de Deus.
Vem comigo que iremos aprender mais.
O que significa Tiago e João serem filhos do trovão?
(1) O texto que você citou em sua dúvida está narrado em Marcos 3:17, que diz: “Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer: filhos do trovão”.
O contexto aqui é a escolha dos doze apóstolos. Marcos está narrando de forma resumida a escolha desses homens.
E entre os quatro evangelistas (Mateus, Marcos, Lucas e João), somente Marcos faz essa observação desse tipo de “apelido” que Jesus deu aos irmãos Tiago e João.
Vamos analisar com detalhes e entender a que se refere esse “filhos do trovão”.
(2) A palavra Boanerges (que é uma palavra de origem aramaica) foi um tipo de apelido que Jesus deu a eles (aos dois – Tiago e João).
Ela significa, como o próprio Marcos já traduziu aos leitores, “filhos do trovão”. No próprio texto em si não temos elementos tão detalhados para entender o porquê de tal apelido.
No entanto, ao analisar os outros evangelhos, podemos ter uma ideia clara sobre isso.
(3) Provavelmente filhos do trovão esteja ligado ao temperamento e forma de agir de Tiago e João, apontando para um fervor, um zelo muito grande, junto com alguma impulsividade bem marcante neles naquilo que faziam e criam.
Um bom exemplo disso foi quando Jesus passou por uma aldeia de samaritanos e não foi bem recebido. Qual foi a atitude de Tiago e João? Veja:
“Vendo isto, os discípulos Tiago e João perguntaram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir?” (Lucas 9:54).
Observe como um desejo de vingança explosiva surge deles! O nome “filhos do trovão” de fato fazia sentido a esses homens que ainda estavam sendo moldados por Deus.
Jesus, claro, explica a eles que não era dessa forma que deveriam agir (Lucas 9:55-56).
(4) Dessa forma podemos concluir que mesmo Jesus conhecendo o temperamento difícil de seus discípulos os chamou, realizou uma obra neles e através deles.
Os filhos do trovão certamente se transformaram em filhos do amor, foram transformados por Jesus. João, inclusive, descreve-se como “discípulo amado” (João 19:26).
Seus temperamentos foram transformados e passaram a ser servos que amavam a Deus e ao próximo acima da sua impulsividade, fervor ou desejos de justiça vingativa, aplicando a força do “trovão” de seus corações em prol do reino de Deus!
Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:
- Jessé, pai de Davi, teve sete ou oito filhos? Por que a Bíblia entra em contradição sobre isso?
- O Rei Davi e Jônatas tiveram um relacionamento homossexual?
- Uma vez salvo, salvo para sempre? Onde está isso na Bíblia?
- O que era a festa dos pães asmos mencionada na Bíblia?
- Não consigo arrumar emprego. Será que existe alguma obra maligna em minha vida?
- O que significa provai os espíritos se procedem de Deus?
- É justo Deus salvar uma pessoa que sempre fez o mal e se arrependeu pouco antes de morrer?