Por que Tiago e João foram chamados por Jesus de Filhos do trovão?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta |
VOCÊ TEM UM MÉTODO? A grande maioria das coisas precisa de um método para ser feita! Como fazer um bom arroz, soltinho na panela? TEM MÉTODO!

Como construir uma bela casa? TEM UM MÉTODO! Não dá para começar a construir pelo telhado, não é mesmo?

E para estudar a Bíblia e entendê-la bem, precisa de... acertou: MÉTODO!

Mas por que muita gente acha que ESTUDAR A BÍBLIA pode ser de qualquer jeito, sem MÉTODO?

Eu sou o Presbítero André Sanchez e MEU MÉTODO de ensino da Bíblia já ajudou mais de 25 mil pessoas (sim, é esse número mesmo, eu não digitei errado) a estudarem a Bíblia COM MÉTODO e ENTENDIMENTO GARANTIDO!

Você duvida que esse método DÁ CERTO para você? Talvez você esteja pensando em um monte de OBSTÁCULOS AGORA!

Mas te digo que funciona para QUALQUER PESSOA! Em qualquer rotina de vida! É um método testado por milhares de pessoas, por isso, funciona! É como cozinhar um arroz soltinho! Qualquer pessoa faz, claro, usando um bom MÉTODO!

QUER EXPERIMENTAR MEU MÉTODO? Eu montei um trechinho rápido para você vê-lo em ação. Você não vai gastar nem 5 minutos! Vamos ver agora?

Está aqui para você o link para ver o método em ação: QUERO VER O MÉTODO DO PRESBÍTERO ANDRÉ (Clique aqui)…

Você Pergunta: Eu tenho uma curiosidade sobre um texto bíblico: Jesus quando chamou seus discípulos deu um tipo de apelido aos irmãos Tiago e João, chamando-os de “filhos do trovão”. Gostaria de entender melhor o motivo que levou Jesus a chamá-los assim dessa forma.

Caro leitor, sua observação foi bem interessante. De fato, temos essa fala de Cristo registrada na Bíblia e que nos dá uma ideia de como era heterogêneo (de pessoas bem diferentes) esse grupo de apóstolos que Cristo pegou como “pedras brutas” e moldou para serem homens segundo o coração de Deus.

Vem comigo que iremos aprender mais.

O que significa Tiago e João serem filhos do trovão?

(1) O texto que você citou em sua dúvida está narrado em Marcos 3:17, que diz: “Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer: filhos do trovão”.

O contexto aqui é a escolha dos doze apóstolos. Marcos está narrando de forma resumida a escolha desses homens.

E entre os quatro evangelistas (Mateus, Marcos, Lucas e João), somente Marcos faz essa observação desse tipo de “apelido” que Jesus deu aos irmãos Tiago e João.

Vamos analisar com detalhes e entender a que se refere esse “filhos do trovão”.

(2) A palavra Boanerges (que é uma palavra de origem aramaica) foi um tipo de apelido que Jesus deu a eles (aos dois – Tiago e João).

Ela significa, como o próprio Marcos já traduziu aos leitores, “filhos do trovão”. No próprio texto em si não temos elementos tão detalhados para entender o porquê de tal apelido.

No entanto, ao analisar os outros evangelhos, podemos ter uma ideia clara sobre isso.

(3) Provavelmente filhos do trovão esteja ligado ao temperamento e forma de agir de Tiago e João, apontando para um fervor, um zelo muito grande, junto com alguma impulsividade bem marcante neles naquilo que faziam e criam.

Um bom exemplo disso foi quando Jesus passou por uma aldeia de samaritanos e não foi bem recebido. Qual foi a atitude de Tiago e João? Veja:

“Vendo isto, os discípulos Tiago e João perguntaram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir?” (Lucas 9:54).

Observe como um desejo de vingança explosiva surge deles! O nome “filhos do trovão” de fato fazia sentido a esses homens que ainda estavam sendo moldados por Deus.

Jesus, claro, explica a eles que não era dessa forma que deveriam agir (Lucas 9:55-56).

(4) Dessa forma podemos concluir que mesmo Jesus conhecendo o temperamento difícil de seus discípulos os chamou, realizou uma obra neles e através deles.

Os filhos do trovão certamente se transformaram em filhos do amor, foram transformados por Jesus. João, inclusive, descreve-se como “discípulo amado” (João 19:26).

Seus temperamentos foram transformados e passaram a ser servos que amavam a Deus e ao próximo acima da sua impulsividade, fervor ou desejos de justiça vingativa, aplicando a força do “trovão” de seus corações em prol do reino de Deus!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp