O que significa que Jesus levou cativo o cativeiro?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta |
A Bíblia nunca foi tão FÁCIL de entender! Talvez você esteja ESTRANHANDO isso que acabou de ler, pois todo mundo diz que a Bíblia é DIFÍCIL DE ENTENDER!

Porém, depois que criei meu método TEXTO NA TELA de estudo da Bíblia toda e já o apliquei em mais de 25 mil alunos em meus 20 anos dando aulas, certamente posso afirmar que ficou FÁCIL estudar a Bíblia!

QUER COMPROVAR ISSO? Você também pode fazer parte desse grupo de pessoas que entendem a Bíblia com facilidade, estudando algumas horas toda semana!

Nosso método exclusivo te guia passo a passo para uma compreensão mais profunda da Palavra de Deus, com muita facilidade!

Porém, como atendo pessoalmente meus alunos, as vagas são limitadas!

Acesse agora o link com todos os detalhes desse material, pois pode sair do ar a qualquer momento ACESSAR DETALHES (Clique aqui)…

Você Pergunta: Uma das explicações de Paulo na sua carta aos efésios me deixou um pouco confusa: ele diz ali que Jesus levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens. Não consegui compreender muito bem o significado disso, o que seria esse cativeiro e esses dons e o que é levar cativo o cativeiro na prática? Pode me ajudar a compreender melhor esse texto?

Cara leitora, essa explicação de Paulo, que usou um texto do Antigo Testamento sobre levar cativo o cativeiro e o aplicou a Cristo, tem uma grande e profunda aplicação para nossas vidas, que precisamos aprender em detalhes, claro, como você já sabe, analisando o contexto, o que faremos agora!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que significa que Jesus levou cativo o cativeiro?

(1) O apóstolo Paulo, ao falar da obra que Cristo realizou, faz uma citação que vem lá do Salmos 68:18. Vejamos primeiro como isso está escrito lá nesse Salmos:

“Subiste às alturas, levaste cativo o cativeiro; recebeste homens por dádivas, até mesmo rebeldes, para que o SENHOR Deus habite no meio deles” (Salmos 68:18).

Mas o que Paulo viu nesse Salmo que pudesse ser aplicado a Jesus Cristo e a sua obra? Vejamos agora o texto onde Paulo cita este Salmos:

“Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens” (Efésios 4:8).

Para uma boa compreensão do significado que Paulo traz nessa palavra, precisamos analisar cada parte do verso em detalhes.

Os detalhes de “levou cativo o cativeiro”:

(2) Ele começa dizendo: “por isso, diz”. Temos aqui uma citação do Salmos 68:18, de onde Paulo tirou a referência do ensino que está trazendo. Quem “diz”, então, é a Escritura Sagrada.

Paulo está mostrando que o ensino que está trazendo tem origem em Deus! É um ensino inspirado. Não é uma opinião, mas uma explicação do que Deus fez através de Jesus e que estava profetizado nas Escrituras!

Na sequência, Paulo destaca a ocasião em que o ensino se aplicou de forma prática: “quando ele subiu às alturas”.

Temos aqui claramente a citação da ascensão, a subida de Cristo ao céu, narrada no livro de Atos. Depois que Cristo subiu foi que enviou o Espírito Santo:

“e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir” (Atos 1:11).

A finalização dessa parte da obra que Jesus Cristo veio cumprir aqui na terra foi concluída. Paulo ensina os benefícios que essa vitória de Cristo na cruz no trouxe!

Levou cativo o cativeiro é um benefício da obra de Cristo!

(3) O primeiro benefício destacado por Paulo foi que Jesus “levou cativo o cativeiro”. Cativeiro é um local de prisão, para manter pessoas presas.

Temos aqui, claramente, a vitória de Cristo contra o pecado que nos mantinha presos na condenação. Esse cativeiro é a condenação que Jesus tirou de nossas vidas, tudo aquilo que nos mantinha condenados, presos, longes do Senhor.

Levou cativo (capturado) mostra que a obra de Cristo destruiu o domínio do pecado que nos condenava e nos mantinha em um cativeiro destrutivo!

Temos aqui que a obra de Cristo anulou o poder do cativeiro que estava sobre nós! Ele o venceu! E a vitória Dele é a nossa vitória, aleluia!

(4) Na continuação, Paulo não pode deixar de apresentar mais um grande benefício da obra cumprida de Cristo: “concedeu dons aos homens”.

Com essas palavras o apóstolo está ecoando a promessa do próprio Cristo, que disse: “Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei” (João 16:7).

A subida de Cristo possibilitou o envio do Espírito Santo, que equipa a igreja do Senhor com toda sorte de dons espirituais para a realização de toda a obra de Deus!

(5) Sendo assim, a verdade contida nesse verso é muito grandiosa! O cumprimento da obra de Cristo possibilitou o nosso perdão completo (Levou cativo o cativeiro, ou seja, o que nos prendia foi destruído), nada mais nos mantém cativos, somos libertos plenamente, e mais:

Somos capacitados pelo Espírito Santo, que nos concede dons para a realização da obra que Deus quer realizar através de nossas vidas!

Que ensino grandioso, que nos mostra nossa nova identidade e missão! Tomemos posse dessa grande realidade com fé e ousadia!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp