O que significa o cinturão da verdade na Armadura de Deus?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta |
A Bíblia nunca foi tão FÁCIL de entender! Talvez você esteja ESTRANHANDO isso que acabou de ler, pois todo mundo diz que a Bíblia é DIFÍCIL DE ENTENDER!

Porém, depois que criei meu método TEXTO NA TELA de estudo da Bíblia toda e já o apliquei em mais de 25 mil alunos em meus 20 anos dando aulas, certamente posso afirmar que ficou FÁCIL estudar a Bíblia!

QUER COMPROVAR ISSO? Você também pode fazer parte desse grupo de pessoas que entendem a Bíblia com facilidade, estudando algumas horas toda semana!

Nosso método exclusivo te guia passo a passo para uma compreensão mais profunda da Palavra de Deus, com muita facilidade!

Porém, como atendo pessoalmente meus alunos, as vagas são limitadas!

Acesse agora o link com todos os detalhes desse material, pois pode sair do ar a qualquer momento ACESSAR DETALHES (Clique aqui)…

Você Pergunta: Vi o estudo sobre o capacete da salvação e gostaria muito de entender cada uma das partes da armadura de Deus citada por Paulo. Uma parte que não entendo muito é sobre o cinturão da verdade. De uma forma prática, o que era essa parte e como usamos ela nas lutas espirituais do dia a dia?

Cara leitora, a armadura de Deus citada por Paulo é uma linda passagem que nos ensina como Deus nos deu recursos vindos Dele para vivermos uma espiritualidade forte, firme, cheia de vigor e vitoriosa!

Mas para vestir essa armadura precisamos conhecer cada parte e também, claro, saber manuseá-la da forma correta, conforme Deus estabeleceu. E hoje falaremos do cinturão da verdade!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

A Armadura de Deus: O Cinturão da Verdade

(1) Para compreender o contexto da descrição de Paulo dessa armadura, precisamos entender que ele tinha em mente um soldado de sua época.

Os soldados se protegiam com uma armadura e com armas de defesa e de ataque. É isso que Paulo usa como pano de fundo para conectar a sabedoria de Deus conosco e nos ensinar que também temos armas e armadura de soldados de Deus!

Sendo assim, as partes da armadura que Paulo explica são: Cinturão, couraça, sapatos, escudo, capacete e espada! Além de citar também a oração como algo extra.

Essas partes, unidas, formavam a totalidade de armas de proteção e ataque de um soldado da época de Paulo e, claro, aplicadas espiritualmente, é a armadura de Deus dos soldados de Cristo. 

Mas por que uma das partes é chamada de cinturão da verdade? Qual o ensino profundo que temos aqui?

(2) A primeira parte da armadura que é mencionada por Paulo é o cinturão: “Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade…” (Efésios 6:14).

A palavra cingindo-vos no grego é “perizonnumi”  e significa “prender as vestes com uma cinta ou cinto”. No contexto de um soldado, o cinturão protegia a área da cintura e dava mobilidade para ele se movimentar sem que as roupas o atrapalhasse.

Alguns cintos eram maiores do que apenas uma tira e protegiam também as partes íntimas do soldado, estendendo-se e cobrindo as partes íntimas e parte das coxas.

(3) Note que o texto contém também um imperativo (uma ordem), que é expressa pela palavra “estai, pois, firmes”. E para entendê-la precisamos relembrar o que Paulo disse antes:

“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis” (Efésios 6:13).

Para essa batalha, ensina o apóstolo, é preciso firmeza. E essa firmeza começa vestindo o cinturão, seguido das outras partes. É preciso “estar” vestido para a batalha. Essa é a ideia. Pegue a armadura e coloque!

Os leitores de Paulo entenderam muito bem isso, pois quando alguém colocava um cinto era porque ia fazer algo e estava, então, preparado para essa obra ou trabalho.

(4) Mas o cinturão ganha agora um nome. Era o cinturão da verdade. Se o guerreiro de Deus está preparado com seu cinturão, isso significa que sua confiança é plena, pois na verdade não existe dúvida, receio.

Agora veja que impressionante o que a Bíblia nos ensina a respeito da verdade. Sabemos que Jesus afirmou algo muito singular sobre isso:

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).

Além disso, Jesus também disse que a Palavra de Deus é a verdade: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17:17).

Ainda temos algo impressionante descrito na Bíblia, que fala sobre o Espírito Santo: “…E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade” (1 João 5:6b)

O que podemos perceber é que esse cinturão aponta para nosso relacionamento com Cristo, também para nossa santificação na Palavra, que é viver na verdade, e também em nossa relação com o Espírito Santo!

(5) Cercados com todo esse aparato da “verdade” não há como um guerreiro ser fraco. Antes, ele está preparado para enfrentar o dia mau e as investidas do maligno sobre a sua vida.

Sendo assim, o cinturão da verdade representa para nós um relacionamento profundo com Deus e com Sua palavra, o reconhecimento do senhorio de Jesus Cristo sobre a nossa vida, que é possível pela obra do Espírito Santo realizada em nós.

Tendo isso em mente e vivendo essa realidade, nossos olhos estarão abertos para as realidades espirituais e seremos guerreiros que sabem lutar e que sabem vencer com a verdade ao nosso lado!

Você já colocou seu cinto da verdade?

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp