Fazer apelo para as pessoas “aceitar Jesus” é uma heresia?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta |
A Bíblia nunca foi tão FÁCIL de entender! Talvez você esteja ESTRANHANDO isso que acabou de ler, pois todo mundo diz que a Bíblia é DIFÍCIL DE ENTENDER!

Porém, depois que criei meu método TEXTO NA TELA de estudo da Bíblia toda e já o apliquei em mais de 25 mil alunos em meus 20 anos dando aulas, certamente posso afirmar que ficou FÁCIL estudar a Bíblia!

QUER COMPROVAR ISSO? Você também pode fazer parte desse grupo de pessoas que entendem a Bíblia com facilidade, estudando algumas horas toda semana!

Nosso método exclusivo te guia passo a passo para uma compreensão mais profunda da Palavra de Deus, com muita facilidade!

Porém, como atendo pessoalmente meus alunos, as vagas são limitadas!

Acesse agora o link com todos os detalhes desse material, pois pode sair do ar a qualquer momento ACESSAR DETALHES (Clique aqui)…

Você pergunta: Eu sou pregador iniciante e em uma pregação em minha igreja fiz um apelo para as pessoas aceitarem Jesus. No final do culto meu pastor me chamou a atenção, dizendo que falar “aceitar Jesus” é errado biblicamente, pois é Jesus quem nos aceita. Eu ouvi com respeito, mas não concordei muito. Está errado dizer “aceitar Jesus”?

Caro leitor, de fato existe essa confusão de termos, onde alguns acham que o termo “aceitar Jesus” estaria contrário ao que a Bíblia ensina.

É fato que a obra de salvação é realizada por Deus e não está baseada em nenhuma obra humana:

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9)

Então, nesse sentido, não temos como fazer algo que nos dê a salvação, ou seja, que seja a base da nossa salvação. Nenhuma obra nossa pode nos fazer ganhar a salvação.

Mas isso significa que não fazemos nada, então, nesse processo? Ficamos imóveis e a salvação nos alcança sem qualquer reação da nossa parte? Evidentemente que não.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Fazer apelo para as pessoas “aceitarem Jesus” está incorreto?

(1) O grande erro na análise da obra de salvação que Deus realiza na vida de uma pessoa é achar que ela não fará nada como resposta ao que Deus está fazendo na vida dela!

Deus faz a obra em nós e nos capacita a crer, a tomarmos decisão, a entregarmos nosso coração totalmente a Ele! Essas coisas nós fazemos. Fazem parte da nossa reação ao evangelho pregado!

Observe como a Palavra de Deus sobre o evangelho de Jesus Cristo é apresentada a um grande número de pessoas ali no começo de Atos dos Apóstolos. O que elas fazem com aquilo que foi revelado a elas?

“Muitos, porém, dos que ouviram a palavra a aceitaram, subindo o número de homens a quase cinco mil” (Atos 4:4).

O que essas pessoas aceitaram? A palavra sobre Jesus e, evidentemente, o próprio Cristo, o Salvador, que é centro dessa palavra revelada.

O termo “aceitar Jesus” não está descrito na Bíblia, mas a ideia que ele representa está, ou seja, as pessoas reagem ao chamado de Deus, aceitando-o!

(2) Em outro momento parecido, observe que as pessoas também são citadas aceitando a mensagem do evangelho, ou seja, tendo uma reação adequada ao chamado de Deus feito a elas:

“Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas” (Atos 2:41)

O resultado dessa aceitação é que elas foram consideradas servas de Cristo, logo, aptas para o batismo. E consequentemente, essas pessoas também aceitaram o próprio Cristo, pois Ele não está desvinculado da Palavra!

Textos como esses nos mostram claramente que não existe pecado na reação humana ao chamado de Deus, claro, quando a reação é adequada. A reação esperada por Deus é crer e aceitar.

(3) Isso nos mostra que, a meu ver, não existe nenhum problema com o termo “aceitar Jesus” usado por muitos pregadores que fazem apelos às pessoas.

Mas, evidentemente, quando ele é usado como um chamado para que as pessoas tomem uma postura diante da palavra que ouviram, diante do evangelho que foi apresentado a elas.

Se o uso do apelo para aceitar Jesus for algo apenas emocional, manipulador, sem conteúdo, é evidente que ele não está alinhado aos padrões bíblicos!

Não adianta também chamar as pessoas a crerem em Cristo se a Palavra não foi devidamente pregada a elas. Isso acaba gerando pessoas que não compreendem o que estão fazendo!

Então, em um cenário como aquele apresentados em Atos dos Apóstolos, onde o evangelho é exposto às pessoas, esse chamado a “aceitar Jesus” não fere o princípio bíblico de salvação pela fé e não por obras.

Ele significa apenas um chamado a uma decisão e posicionamento. E, nesse sentido, todos nós que fomos alcançados pela Palavra, teremos de tomar essa decisão:

“Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus” (Mateus 10:32).

Dentro desse contexto, “aceitar Jesus” é reconhecer que a salvação é pela fé e totalmente pela graça de Deus, o que leva o pecador a, gratuitamente, reconhecer a grande obra que Deus fez por ele! Esse é o significado correto do termo “aceitar Jesus”!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp