Levanta uma lamentação: os significados de Lamentação na Bíblia

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta |
Se você fizesse uma análise dos seus últimos 6 meses de vida, você acha que está indo bem em seus estudos da Bíblia ou precisaria melhorar um pouco (ou quem sabe melhorar muito)?

Eu sou o Presbítero André Sanchez, autor desse site, que já tem mais de 2000 estudos. Eu ajudo pessoas a entender de verdade e com facilidade a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse. E o que você precisa?

APENAS ter 1h30 minutos por semana, o que dá 15 minutos por dia mais ou menos. Você tem esse tempo? Mas precisa ter mais uma coisa: um CHAMADO de Deus no coração para melhorar, para crescer no conhecimento da Palavra!

Se você tem essas 2 coisas, eu quero te convidar a fazer parte de um movimento de estudo bíblico que já tem mais de 35 mil pessoas participando! É o Método Texto na Tela, que te ajudará a conhecer a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse!

Diga sim para Deus, diga sim para o chamado do Senhor! Nada acontece por acaso. Não é por acaso que você está aqui!

Acesse agora o link com todos os detalhes desse material, pois pode sair do ar a qualquer momento - ACESSAR DETALHES (Clique aqui)…

Você Pergunta: Gostaria de saber os significados de lamentação na Bíblia. Tem o livro do profeta Jeremias que se chama lamentações, mas me parece que a palavra lamentação nem sempre significa uma reclamação de algo. Pode fazer um estudo completo sobre essa palavra?

Caro leitor, você tem razão, a palavra lamentação não tem um único significado dentro da Bíblia. Temos pelo menos 2 significados importantes que você precisa saber para entender bem esses textos que falam sobre isso.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Os significados de lamentação na Bíblia

Quero começar falando do livro de Lamentações de Jeremias. O primeiro significado de lamentação está muito ligado ao conteúdo deste livro.

Em Lamentações de Jeremias o profeta fala da sua tristeza pela destruição de Jerusalém e sobre o povo que passou por esse grave juízo de Deus, sendo levados cativos por Nabucodonosor.

Em meio a essa grande tristeza o profeta reconhece os erros do povo e pede a Deus misericórdia e restauração, baseado na bondade que Deus já expressou na história!

O primeiro significado de lamentação é, então, uma manifestação de sofrimento através de palavras, ou até mesmo por meio de atitudes como o choro, ou um grito de tristeza. 

Observe como as palavras do profeta são doídas, cheias de emoção, cheias de sentimento e de dor. Essa é a típica lamentação que encontramos em muitos textos da Bíblia:

“Todo o seu povo anda gemendo e à procura de pão; deram eles as suas coisas mais estimadas a troco de mantimento para restaurar as forças; vê, SENHOR, e contempla, pois me tornei desprezível” (Lamentações 1:11).

Nesse tipo de lamentação é muito comum termos queixas a Deus, misturadas com oração, clamor, súplica para que o Senhor mude situações difíceis.

O segundo significado de lamentação está ligado à morte de alguém. Era muito comum dentro da cultura judaica (e outras culturas antigas), serem feitas poesias, músicas, quando havia a morte de pessoas.

Por exemplo, quando o rei Josias, que era um importante rei que reformou muitos aspectos do culto em Judá, morreu, o próprio profeta Jeremias compôs uma lamentação sobre isso:

“Jeremias compôs uma lamentação sobre Josias; e todos os cantores e cantoras, nas suas lamentações, se têm referido a Josias, até ao dia de hoje; porque as deram por prática em Israel, e estão escritas no Livro de Lamentações” (2 Crônicas 35:25).

Nesse sentido, esse tipo de lamentação é uma canção com aspectos de tristeza, mas também de alegria pela vida da pessoa que ele foi. Seria como um tipo de homenagem.

Deus mandou também o profeta Ezequiel escrever uma lamentação (uma canção pela morte) a respeito do orgulhoso rei de Tiro, que elevou seu coração e que seria derrubado pelo juízo do Senhor.

Nesse caso, porém, o rei ainda estava vivo, mas receberia o juízo de Deus, por isso, a morte dele é dada como certa! A lamentação mostra a ação de Deus sobre a vida de alguém que não andava corretamente:

“Filho do homem, levanta uma lamentação contra o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura” (Ezequiel 28:12).

Na sequência da lamentação, temos a descrição do pecado e do juízo que esse rei viveria e que morreria em meio a esse juízo do Senhor:

“Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu, e te reduzi a cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que te contemplam” (Ezequiel 28:18).

Essas são as duas formas de lamentação mais comuns na Bíblia, mas, claro, estudando o conteúdo delas você encontrará muitas nuances interessantes de como elas eram escritas.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp