Por que os egípcios abominam pastores de rebanho, de acordo com Gênesis 46:34?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta |
VOCÊ TEM UM MÉTODO? A grande maioria das coisas precisa de um método para ser feita! Como fazer um bom arroz, soltinho na panela? TEM MÉTODO!

Como construir uma bela casa? TEM UM MÉTODO! Não dá para começar a construir pelo telhado, não é mesmo?

E para estudar a Bíblia e entendê-la bem, precisa de... acertou: MÉTODO!

Mas por que muita gente acha que ESTUDAR A BÍBLIA pode ser de qualquer jeito, sem MÉTODO?

Eu sou o Presbítero André Sanchez e MEU MÉTODO de ensino da Bíblia já ajudou mais de 25 mil pessoas (sim, é esse número mesmo, eu não digitei errado) a estudarem a Bíblia COM MÉTODO e ENTENDIMENTO GARANTIDO!

Você duvida que esse método DÁ CERTO para você? Talvez você esteja pensando em um monte de OBSTÁCULOS AGORA!

Mas te digo que funciona para QUALQUER PESSOA! Em qualquer rotina de vida! É um método testado por milhares de pessoas, por isso, funciona! É como cozinhar um arroz soltinho! Qualquer pessoa faz, claro, usando um bom MÉTODO!

QUER EXPERIMENTAR MEU MÉTODO? Eu montei um trechinho rápido para você vê-lo em ação. Você não vai gastar nem 5 minutos! Vamos ver agora?

Está aqui para você o link para ver o método em ação: QUERO VER O MÉTODO DO PRESBÍTERO ANDRÉ (Clique aqui)…

Você Pergunta: Eu não entendi muito bem porque José do Egito orientou seus parentes a dizer a faraó que eram homens de gado. Isso teria sido uma mentira? E qual o motivo de falar isso ao invés de falar a realidade do que eles realmente eram? Pode me ajudar a entender?

A primeira coisa a compreender em toda a história ali contada é o contexto. Temos um momento grave de fome na terra. José estava como governador do Egito, e nesse momento, estava trazendo toda a sua família para morar com ele na terra do Egito.

José, sendo conhecedor não somente de sua família, tradições e muitas outras coisas, como também detalhes de como os egípcios pensavam, fez uma orientação aos seus familiares:

“Respondereis: Teus servos foram homens de gado desde a mocidade até agora, tanto nós como nossos pais; para que habiteis na terra de Gósen, porque todo pastor de rebanho é abominação para os egípcios” (Gênesis 46:34).

Antes de começar a explicação, é importante entender que “homens de gado”, “pastores de ovelhas”, “pastor de rebanho” são todos sinônimos dentro desse contexto.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Por que os egípcios ABOMINAM pastores de gado?

(1) Observe que o ponto central e chave da orientação de José era fazer sua família habitar na terra de Gósen. Mas por que ele queria isso? Se a orientação era para eles dizerem que eram “homens de gado”, seria óbvio que o melhor lugar para eles habitarem seria uma terra com muitos pastos, uma terra mais distante dos centros populosos do Egito.

O esperado era que Faraó permitisse e designasse a eles essa região. E foi exatamente o que aconteceu depois:

“A terra do Egito está perante ti; no melhor da terra faze habitar teu pai e teus irmãos; habitem na terra de Gósen. Se sabes haver entre eles homens capazes, põe-nos por chefes do gado que me pertence” (Gênesis 47:6).

(2) José foi habilidoso e inteligente. Além do que já expus, observe que ele se aproveitou do fato dos egípcios não gostarem de pastores de rebanho. Isso seria um motivo forte para faraó lhes permitir ficar o mais longe possível dos locais mais aglomerados do Egito para não trazer problemas aos familiares de José.

Certamente quando Faraó teve a resposta de que eles eram cuidadores de animais, pensou rapidamente que a sugestão de que eles ficassem em Gósen era a melhor.

Existem muitas teorias sobre o motivo dos egípcios não gostarem de pastores de animais, porém, não se sabe exatamente qual a correta, assim, não vamos entrar nelas aqui.

(3) Além da proteção à sua família, não podemos negar que José foi habilidoso para preservar o exercício da fé de seus familiares em meio a uma nação pagã.

Com a família mais longe dos centros mais “urbanos”, mais cheios de culto a diversos deuses, os israelitas, ali ainda em pequeno número, podiam ter mais liberdade, longe de olhares condenatórios.

Isso certamente facilitou muito que a preservação da fé no Deus único e verdadeiro perdurasse por centenas de anos até chegar ao tempo de Moisés, quando o povo clamava ao Senhor devido à escravidão!

Ainda é digno de reflexão que essa distância saudável ainda evitou misturas com o povo Egípcio através de relacionamentos. Pensemos juntos: Será que os irmãos de José (ou outros homens de Israel) não ficariam tentados a se unir com mulheres egípcias, trazendo problemas complexos para a pequena nação que estava se formando?

Ao que tudo indica, José pensou que sim e preservou seu povo em uma distância saudável de certas problemáticas no Egito, o que parece ter funcionado muito bem por um tempo.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp