Mulheres cristãs não podem cortar o cabelo de acordo com 1 Coríntios 11:6?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta |
VOCÊ TEM UM MÉTODO? A grande maioria das coisas precisa de um método para ser feita! Como fazer um bom arroz, soltinho na panela? TEM MÉTODO!

Como construir uma bela casa? TEM UM MÉTODO! Não dá para começar a construir pelo telhado, não é mesmo?

E para estudar a Bíblia e entendê-la bem, precisa de... acertou: MÉTODO!

Mas por que muita gente acha que ESTUDAR A BÍBLIA pode ser de qualquer jeito, sem MÉTODO?

Eu sou o Presbítero André Sanchez e MEU MÉTODO de ensino da Bíblia já ajudou mais de 25 mil pessoas (sim, é esse número mesmo, eu não digitei errado) a estudarem a Bíblia COM MÉTODO e ENTENDIMENTO GARANTIDO!

Você duvida que esse método DÁ CERTO para você? Talvez você esteja pensando em um monte de OBSTÁCULOS AGORA!

Mas te digo que funciona para QUALQUER PESSOA! Em qualquer rotina de vida! É um método testado por milhares de pessoas, por isso, funciona! É como cozinhar um arroz soltinho! Qualquer pessoa faz, claro, usando um bom MÉTODO!

QUER EXPERIMENTAR MEU MÉTODO? Me manda uma mensagem agora no meu ZAP que vou te mandar um AULA GRATUITA para você assistir MEU MÉTODO em ação e COMPROVAR como um método de estudo pode te ajudar a entender a Bíblia mais FÁCIL E RÁPIDO!

Segue o link do meu ZAP: QUERO MANDAR UM ZAP PARA O PRESBÍTERO ANDRÉ (Clique aqui)…

Você Pergunta: Em um texto do apóstolo Paulo à igreja de Corinto, parece-me que fica claro que ele proíbe as mulheres de cortarem os cabelos. Isso é uma regra que se aplica a todas as mulheres de Deus em todas as épocas ou só naquela época? Como entender o texto de 1 Coríntios 11:6?

Cara leitora, esse é um texto que gera muitas discussões, pois não é um texto que explica em detalhes todas as perguntas que temos sobre mulheres cortarem cabelos!

Por isso, temos de usar as informações que temos para refletir o que Deus quis comunicar para aquele momento em específico e para nós que viemos depois. Vejamos o texto central que fala sobre essa questão da mulher cortar os cabelos:

“Portanto, se a mulher não usa véu, nesse caso, que rape o cabelo. Mas, se lhe é vergonhoso o tosquiar-se ou rapar-se, cumpre-lhe usar véu” (1 Coríntios 11:6).

Para mim, a principal das perguntas a se fazer sobre esse texto e contexto é: Aqui está havendo uma ordem expressa àquelas mulheres apenas ou para elas e também a todas as mulheres de todas as épocas para não cortarem seus cabelos? Temos duas opções de respostas:

Não, não é uma ordem para todas as mulheres! Nesse caso, temos de responder por que o apóstolo falou sobre isso ali, naquela ocasião? Isso não seria um tema de muita importância para todas as igrejas, por isso ficou registrado na Bíblia?

Sim, é uma ordem expressa a todas as mulheres! Nesse caso, se tal questão é de suma importância, por que não temos essa regra sendo explicada por outros escritores do Novo Testamento ou mesmo pelo próprio Paulo em outras cartas?

Observe que, seja qual for a sua escolha interpretativa, não estará livre de questões complicadas a serem respondidas. Mas qual linha vou seguir nesse estudo?

A minha resposta à pergunta que propus anteriormente é que Paulo não escreveu uma lei para todas as épocas. Já sei o que está pensando: Presbítero, então explique sua própria questão que levantou anteriormente sobre os motivos de Paulo escrever isso dessa forma, já que não é uma regra para nossos dias!

Vamos lá, vou tentar me fazer compreendido sobre isso na sequência!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Paulo escreveu uma lei para que todas as mulheres não cortassem seus cabelos?

(1) Temos que observar que o ponto central que o apóstolo trata é o uso do véu no culto público. Esse possivelmente era um costume das igrejas que não gerava complicações até aquele momento (1 Coríntios 11:16), mas não uma regra expressa a todos. Mas ali Paulo achou necessário que fosse dessa forma, devido as problemáticas dessa igreja!

Para ser bem incisivo e firme em seu argumento, ele abre uma exceção “impossível” para mulheres que não queriam usar o véu. Se não quiserem usar, então, raspem a cabeça ou tosquiem-se.

A palavra tosquiar-se no grego é “keiro”. Nesse contexto, o significado é “tosar ou cortar curto o cabelo”.

Observe que no texto ele emenda que esse tipo de corte é “vergonhoso” para a mulher. Ou seja, ele sabia que nenhuma delas iria querer isso, então, a conclusão é que é melhor usar o véu!

(2) Mas por que haveria de ser vergonhoso para a mulher raspar a cabeça ou cortar o cabelo bem curto? Esse parece ser um dos pontos centrais do texto para entender a questão do corte de cabelo!

Ao que parece, isso seria uma desonra para o cabeça da mulher que, na relação de casamento, era o marido (11:3). Alguns pensam que uma mulher que estivesse com a cabeça raspada (naquela cultura) sinalizava a perda da posição de esposa e, em algumas províncias romanas, mulheres com essa aparência eram geralmente também prostitutas ou renegadas pelo marido por algum motivo.

Se isso é um fato, ninguém iria querer que uma mulher cristã se fizesse parecida com uma mulher desse tipo ou estivesse nessa situação (nem elas mesmas, obviamente).

Isso dá bastante peso a interpretação de um tratamento de um problema pontual naquela comunidade e não no estabelecimento de uma lei geral para todas as igrejas!

(3) Ainda podemos pensar na possibilidade de mulheres com cabelos muito curtos ficarem iguais a homens na aparência (ali, naquele contexto). Paulo estaria pensando que haveria de haver uma distinção clara entre os sexos e, por isso, orienta a se manter a tradição das mulheres usarem o véu ou, caso contrário, que cortassem o cabelo curto, o que era vergonhoso? São possibilidades!

Agora, imagine uma situação hipotética (que não é difícil de acontecer):

Digamos que Paulo plantasse uma igreja em um local onde as mulheres naturalmente (por questões culturais) tivessem seus cabelos curtos e homens tivessem cabelos longos. Haveria obrigatoriedade bíblica para que eles mudassem isso para prestar um culto que agradasse a Deus?

Ou seja, mulheres deveriam nunca mais cortar os cabelos e homens deveriam cortar os cabelos curtos?

Se admitirmos que sim, então, haveria de ter orientações quanto a isso em outros textos bíblicos, o que não vemos em nenhuma das outras cartas, nem de Paulo, nem de outros autores.

Se tal questão fosse de suma importância na comunhão geral de toda a igreja com Deus, obrigatória no culto público que agrada o Senhor, certamente haveria de haver mais sobre isso na Bíblia!

(4) Por isso, a menção apenas pontual parece favorecer um tratamento pontual de questões daquela ou daquelas igrejas da região e não uma ordem geral a toda a igreja que, a partir daquele momento, assumisse esse padrão de mulheres não mais cortarem seus cabelos e que usassem véu no culto público.

Porém, não temos nem sombra disso nos textos bíblicos e nenhuma linha reprimindo qualquer das igrejas por problemas desse tipo, exceto essa menção pontual em Corinto. Isso, a meu ver, favorece muito a interpretação de que a Bíblia não está legislando sobre o estilo de penteado e nem se alguma tesoura pode ou não encostar no cabelo feminino!

Mas, ainda que alguém deseje assumir que Paulo esteja ali falando de corte de cabelo de mulheres para todas as épocas, as palavras usadas no texto (rapar e tosquiar) indicam cortes muito curtos, o que não proibiria, a meu ver, cortes que mantivessem o cabelo da mulher em tamanho razoavelmente longo!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp