Na nova aliança de Cristo não há mais “homem e nem mulher” (Gálatas 3:28)?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta |
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Você Pergunta: Vi um vídeo seu sobre homossexualidade e posso provar, pela Bíblia, que cada pessoa pode ser o que quiser ser e que Deus aceita isso. Paulo, em Gálatas 3.28, diz que, com Cristo, não “há mais homem nem mulher”, porque todos nós somos de Cristo! Portanto, vocês, evangélicos, são preconceituosos quando pregam que a Bíblia não aprova a homossexualidade, pois já provei que Cristo nos aceita como somos!

Caro leitor, a mensagem de Gálatas 3:28 tem sido objeto de muitas distorções sérias que não podemos aceitar calados. Algumas pessoas afirmam que ela demonstra que cada pessoa pode ser o que quiser ser e que Deus aceita todas as identidades que uma pessoa pode desejar ter, inclusive as reinterpretações de gênero (homens desejando ser mulheres e coisas assim). 

No entanto, uma análise atenta do contexto bíblico e dos ensinamentos de Jesus revela uma mensagem muito mais profunda e, ao mesmo tempo, fiel à ordem da criação estabelecida por Deus e que não mudou! Vejamos o texto:

“Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gálatas 3:28).

Esse versículo, embora celebre a unidade de todos os crentes, não significa que as diferenças inerentes à criação – como a distinção entre homem e mulher – sejam anuladas. Para compreendermos esse ponto, é necessário analisar a intenção de Paulo, o contexto de Gálatas e os ensinamentos de Jesus sobre a criação.

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Gálatas 3:28 e a distorção da Palavra de Deus

Desde os primórdios, o diabo tem utilizado a manipulação das palavras de Deus para desviar a humanidade. Em Gênesis, vemos isso claramente quando a serpente se apresenta a Eva:

“Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” (Gênesis 3:1).

Observe a tática clara de distorcer o que Deus disse! Deus não proibiu “toda árvore” do jardim, antes, proibiu apenas uma (os frutos da árvore do conhecimento do bem e do mal)!

A mesma tática é usada para minimizar o que Deus promete com relação à sua justiça! Deus disse que homem e mulher morreriam se comessem da árvore proibida, porém, a serpente disse:

“Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis” (Gênesis 3:4).

A mesma tática de distorcer a mensagem do Senhor tem sido usada ao interpretar mal textos como Gálatas 3:28. Alguns tentam usar este versículo para argumentar que Deus permite que cada pessoa se reinvente e que não há limites para a identidade pessoal, incluindo a mudança de gênero. No entanto, essa interpretação ignora o contexto maior do que Paulo quis expressar.

Contexto e unidade em Cristo

Na carta aos Gálatas, Paulo enfatiza que a salvação é um dom universal, acessível a todos que creem em Jesus Cristo, independentemente de sua origem étnica, condição social ou gênero (masculino ou feminino). Ele ensina que, ao serem batizados, os crentes se revestem de Cristo:

“Porque todos quantos fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes” (Gálatas 3:27).

Isso significa que, ao entrar na comunidade dos crentes, todas as barreiras que separam os povos são derrubadas. Em Cristo, a salvação e a nova vida não fazem distinção de raça, classe ou gênero. 

Porém, a mensagem de Gálatas 3:28 não pretende anular as diferenças que Deus criou; ao contrário, ela proclama que, dentro do corpo de Cristo, essas diferenças não serão motivo de divisão, mas de enriquecimento mútuo na diversidade que o próprio Deus estabeleceu.

A unidade que Paulo descreve é um chamado à comunhão entre todos os que foram redimidos, não uma licença para que cada pessoa rejeite a ordem natural da criação.

Assim, não se trata de um convite para que as pessoas se tornem o que desejam ser, mas para que se unam em torno da verdade do evangelho, mantendo o respeito pelas categorias estabelecidas por Deus.

A ordem criada: Jesus anulou o “homem e mulher“?

Jesus, ao responder a uma pergunta sobre divórcio, reafirma a criação original, enfatizando a ordem divina estabelecida desde o princípio:

“Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher?” (Mateus 19:4).

Este versículo demonstra que a distinção entre homem e mulher é um fato fundamental da criação. Deus, em Sua sabedoria, criou as duas categorias com papéis que se complementam. 

Essa ordem criada por Deus reflete o design divino para a humanidade. Quando Paulo diz que “não há mais homem nem mulher” em Gálatas 3:28, Ele está destacando que, na comunidade de Cristo, a salvação transcende essas diferenças (pois sabemos que, por exemplo, mulheres eram menosprezadas por muitos), mas não nega a realidade da criação.

No mesmo texto ele diz que “não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto”. Observe que ele dá outros exemplos que representavam barreiras humanas que, em Cristo, dentro da igreja do Senhor, não são barreiras impeditivas para que alguém esteja em comunhão com o Senhor e com os outros crentes! O mundo continua tendo judeus, gregos, escravos, livres, homens e mulheres e todos esses, quando arrependidos, são recebidos na aliança do Senhor!

Portanto, a ideia de que cada pessoa pode ser o que quiser ser e que Deus aceita isso, utilizando Gálatas 3:28, é uma interpretação que distorce a mensagem original.

A verdade é que, embora a salvação seja oferecida a todos, as categorias criadas por Deus – como a distinção entre homem e mulher – permanecem e são fundamentais para a compreensão da identidade humana e da ordem divina.

A natureza do batismo e a unidade na diversidade

Paulo também enfatiza em Gálatas 3:27 que, ao serem batizados, todos os crentes se revestem de Cristo. Isso significa que, na nova aliança, a identidade individual se funde na identidade coletiva do Corpo de Cristo. Contudo, essa união não implica a eliminação das diferenças naturais. 

Em vez disso, ela promove a unidade na diversidade, onde cada pessoa, com suas características únicas, contribui para a riqueza do povo de Deus.

Essa abordagem reforça que a comunidade cristã é chamada a viver em harmonia, superando divisões que possam separar os fieis. A unidade proclamada em Gálatas 3:28 é, portanto, um ideal de comunhão e igualdade no que diz respeito à salvação, sem que se perca o reconhecimento das diferenças que Deus ordenou desde a criação.

Reflexões sobre a manipulação do texto

Infelizmente, alguns utilizam o versículo de Gálatas 3:28 para justificar ideias que vão contra a ordem da criação, como a afirmação de que cada pessoa pode se reinventar completamente, inclusive “mudando” seu gênero (artificialmente, claro). 

Essa interpretação é uma distorção deliberada, uma manipulação da Palavra, semelhante àquela utilizada pelo diabo contra Eva no Éden.

A manipulação da mensagem de Deus é uma das armas mais poderosas do inimigo. Em Gênesis 3:1-4, vemos como a serpente distorceu as palavras do Senhor, fazendo com que Eva duvidasse do que realmente havia sido ordenado. Essa mesma técnica é empregada por alguns para alterar o significado de Gálatas 3:28, levando a conclusões equivocadas e prejudiciais à doutrina bíblica.

A real mensagem de Gálatas 3:28

A mensagem central de Gálatas 3:28 é que, em Cristo, todas as barreiras que dividem o povo de Deus são eliminadas. Isso significa que a salvação, a fé e a participação na comunidade cristã não dependem de fatores externos, como etnia, classe social ou gênero. 

A unidade dos crentes é uma verdade poderosa que transcende todas as diferenças. No entanto, essa unidade não significa a negação ou a alteração das características essenciais criadas por Deus.

Deus criou o homem e a mulher com papeis específicos e complementares, e essa distinção é reafirmada por Jesus em Mateus 19:4. Assim, a verdadeira mensagem de Gálatas 3:28 é a de que a salvação é para todos os que creem, mas isso não implica que Deus aprova a transformação da identidade criada, nem que as diferenças naturais devam ser ignoradas ou desconsideradas.

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