Por que Paulo disse ser IMPORTANTE haver heresias na igreja?
Você Pergunta: Por que Paulo diz aos coríntios que era importante que houvesse heresias entre eles? Não entendi isso, pois sempre aprendi que devemos resistir às heresias e sair de qualquer denominação que esteja pregando heresias, já que elas são destruidoras para a nossa fé! Como algo tão prejudicial pode ter alguma importância no meio da igreja? Será que Paulo estava se referindo a algum propósito específico de Deus ao permitir isso? Pode fazer um estudo explicando isso?
Caro leitor, a palavra “heresia” na Bíblia carrega um peso significativo e negativo, pois está sempre associada a falsos ensinos que desviam as pessoas da verdade. Pedro, por exemplo, nos alerta:
“Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição” (2 Pedro 2:1).
Entretanto, em um leitura superficial de 1 Coríntios 11:19, Paulo parece atribuir um valor positivo, de utilidade à existência de heresias na igreja:
“E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós” (1 Coríntios 11:19, ARC).
Como compreender essa fala do apóstolo Paulo, que parece contradizer o que Pedro disse? Será que as heresias podem ter alguma função positiva na igreja? Neste estudo, exploraremos o contexto e o significado dessa declaração de Paulo.
Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez
O contexto correto de 1 Coríntios 11:19
A igreja em Corinto era marcada por uma diversidade de dons espirituais, mas também por divisões e desordens. As pessoas se vangloriavam de seus dons, menosprezando os outros e criando facções (partidos) dentro da igreja. Lembra do que Paulo disse a eles?
“Refiro-me ao fato de cada um de vós dizer: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo” (1 Coríntios 1:12).
Nesse contexto, Paulo escreveu sua primeira carta aos coríntios, abordando uma série de questões, incluindo uma problemática grande com a Ceia do Senhor, os dons espirituais e a conduta moral dos cristãos.
Evidentemente, conforme podemos perceber, Paulo não aprovava esse tipo de comportamento: “Nisto, porém, que vos prescrevo, não vos louvo, porquanto vos ajuntais não para melhor, e sim para pior” (1 Coríntios 11:17).
Observe o caráter claro de reprovação que o apóstolo imprime nessas primeiras palavras ao tratar esse tema específico!
A Ceia do Senhor e as divisões
O problema específico abordado em 1 Coríntios 11:17-34 era a maneira como os coríntios celebravam a Ceia do Senhor.
Havia divisões e desrespeito durante a celebração, o que desonrava o corpo de Cristo. Paulo, ao invés de simplesmente condenar essa prática, utiliza a situação para ensinar e corrigir.
É como diz aquele ditado antigo “do limão fez uma limonada”! Já que as coisas tinham acontecido ali, como corrigir isso e fazer com que a igreja cresça com tudo isso? Essa é a abordagem de Paulo nesse contexto!
O significado correto da palavra “heresias” em 1 Coríntios 11:19
A palavra grega traduzida como “heresias” em 1 Coríntios 11:19, que vem do grego “hairesis”, também pode ser traduzida como “partidos” ou “facções”. Ela também tem esse significado possível, sendo o contexto o responsável por demonstrar a aplicação da palavra no texto.
No contexto da orientação de Paulo, refere-se às divisões e grupos rivais que se formaram dentro da igreja. Por isso, a tradução de João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada, traduz como “partidos”, melhorando a compreensão da questão, se comparado à versão Revista e Corrigida, que traduz como “heresias”.
Paulo, ali, não está aprovando as heresias em si (o comportamento divisório dos crentes, que é algo prejudicial como uma heresia), mas está reconhecendo que elas servem como um meio para revelar a verdadeira natureza dos crentes.
O propósito de Deus nas heresias que aparecem
Deus, em Sua soberania, permite que as heresias surjam para testar a fé dos crentes e revelar aqueles que são verdadeiramente fieis.
Assim como o ouro é refinado no fogo, as heresias, quando enfrentadas com firmeza, ajudam a revelar o que é puro e o que é contaminado, o que é certo e o que é errado! Elas funcionam como um elemento de contraste!
Jesus já tinha dito algo semelhante ao que Paulo disse: “Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual vem o escândalo!” (Mateus 18:7).
Como devemos agir diante das heresias?
Embora Deus permita que as heresias surjam (sejam elas falsos ensinos ou partidos que surgem nas comunidades), isso não significa que devemos ficar passivos diante delas. Ao contrário, devemos:
- Estar atentos: A Bíblia nos exorta a estarmos vigilantes contra os falsos mestres e as falsas doutrinas e, claro, com comportamentos que são destrutivos.
- Aprofundar nosso conhecimento bíblico: Quanto mais conhecermos a Bíblia, mais preparados estaremos para identificar e afastar de nós aquilo que não agrada a Deus!
- Buscar a unidade: Devemos buscar a unidade da igreja, evitando as divisões e as contendas.
- Confrontar as heresias com amor e sabedoria: Quando nos deparamos com uma heresia, devemos confrontá-la com amor e sabedoria, buscando restaurar o irmão em Cristo.
Conclusão
A afirmação de Paulo de que “é necessário que até haja entre vós heresias” pode parecer até estranha à primeira vista, mas faz sentido à luz do contexto coríntio e do propósito de Deus.
As heresias, embora dolorosas, servem para revelar a verdadeira natureza dos crentes e fortalecer a fé da igreja. Ao nos depararmos com as heresias, devemos agir com sabedoria, amor e discernimento, buscando sempre a verdade e a unidade da igreja.
E, claro, não devemos ser os participantes delas! Isso exige uma autorreflexão de cada um!
É importante notar que, embora Paulo esteja reconhecendo que as heresias podem servir a um propósito, ele não as aprova.
Pelo contrário, ele as reprova e exorta os coríntios a se afastarem delas. A afirmação de Paulo não é uma licença para tolerar as heresias, mas sim um reconhecimento da realidade da vida cristã. As heresias sempre existirão, mas a igreja de Cristo deve permanecer firme na verdade e resistir a elas.
Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:
- Casal de crentes casados podem ir ao motel?
- O que eram as vestes de louvor citadas em Isaías 61:3?
- Por que Moisés não entrou na terra prometida?
- Por que Saul ESQUECEU de Davi mesmo sendo Davi escudeiro dele?
- Personagens do fim dos tempos: Homem da iniquidade, Besta, Anticristo, Filho da perdição!
- O que significa meditar na lei do Senhor de dia e de noite?
- Por que Deus mandou Balaão ir com os moabitas e depois ficou irado com ele?