Trabalho: Bênção ou maldição?
Por André Sanchez
Apesar de comemorarmos hoje o dia do trabalho, muitas pessoas não veem o trabalho como algo abençoado. Muitos afirmam que o trabalho é resultado da desobediência de Adão e Eva no jardim do Éden, ou seja, o trabalho seria uma espécie de maldição que o ser humano recebeu de Deus por haver pecado. Mas será que o trabalho é mesmo um castigo de Deus por causa do pecado?
A resposta é um sonoro não! A Bíblia nos mostra claramente que, mesmo antes do pecado entrar no mundo, o trabalho já havia sido dado por Deus ao homem como uma bênção a ser desfrutada:
“Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.” (Gn 2. 15).Deus foi quem plantou o jardim para o homem, mas quem deveria [cultivá-lo] seria o homem. Isso significa trabalhar. Esse versículo mostra que o trabalho serviria como uma grande bênção à vida do ser humano e que veio de Deus.
Logo após criar todas as espécies de animais, Deus deu mais um trabalho para Adão fazer: “Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles.” (Gn 2. 19).Deus deu trabalho [e muito trabalho] para o homem realizar. O trabalho faz parte do plano de Deus para o homem.
Isso nos mostra que o ser humano, mesmo antes da queda, tinha vários trabalhos aos seus cuidados, várias ordens de Deus a cumprir. Além da evidência bíblica, podemos também observar claramente que a nossa construção física é totalmente voltada ao trabalho. Braços, mãos, dedos, pernas, pé, etc. foram feitos para a mobilidade e não para o sedentarismo. Para o trabalho e não para a ociosidade.
O que aconteceu após a queda foi que o trabalho se tornou algo mais difícil por causa da maldição do pecado, por causa do desequilíbrio que a desobediência do homem provocou. Tornou-se mais difícil, mas não menos digno. O trabalho ainda é o instrumento de Deus para o homem adquirir o seu sustento, mesmo que de forma mais difícil do que era antes da queda.
“E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo.” (Gn 3. 17-18)
Assim, nesse dia do trabalho, temos sim algo a comemorar. O trabalho representa sim uma bênção de Deus para a nossa vida quando realizado de acordo com a vontade Dele.