Cristãos e finanças: Você sabe usar o débito automático?
Por André Sanchez
Hoje praticamente todos reclamam da falta de tempo. A vida corrida e os compromissos da vida moderna, se não bem administrados, “comem” o tempo que poderia ser investido em outras coisas. E é nesse sentido que chamo a sua atenção para o pagamento de suas contas.
Débito automático é um serviço gratuito oferecido pelos bancos em convênio com as empresas, onde você pode cadastrar uma conta uma única vez, e todos os meses seguintes o banco debita o valor da conta na sua conta corrente. Normalmente, as contas que aceitam a modalidade de débito automático, são aquelas que você paga todos os meses (água, luz, gás, telefone, convênio médico, etc.).
Se tem uma coisa que costuma tomar nosso tempo são as contas. Mesmo com a facilidade da Internet, um grande número de pessoas ainda paga suas contas nos bancos, nas lotéricas, nas lojas que recebem boletos. O problema é que, junto com o pagamento das contas, se gasta tempo no trânsito (ida e volta), tempo na fila, combustível ou tarifa de ônibus, sem contar outros aborrecimentos como um possível esquecimento da data do vencimento das contas.
É por essas e outras que o débito automático é uma grande saída. Praticamente todas as contas de consumo, aquelas que você paga todos mês, tem a opção de cadastramento em débito automático.
Mas por que as pessoas ainda pouco usam essa modalidade?
Muitas dizem que têm medo de erros em suas contas. Por exemplo: a pessoa que mede o consumo de água da residência trocar os números e a conta vir exorbitante. Mas o que pouca gente sabe é que o débito automático pode ser suspenso (se ouver algum erro na conta) até mesmo no dia em que for debitado. E isso com um simples telefonema ao banco.
Uns 2 anos atrás, a minha conta de água, que estava em débito automático, veio mais ou menos uns R$ 200,00 mais cara por conta de um erro do leiturista. Apenas liguei para o banco, pedi para supender a cobrança naquele mês e resolvi o problema no departamento de água e pronto! Já faz 6 anos que minhas contas estão em débito automático e nunca houve problemas. Pelo contrário, até mesmo antes delas chegarem em minha casa via correio, os valores já aparecem em meu extrato bancário, me ajudando na organização mais rápida das finanças do lar.
Portanto, essa dica traz muitas vantagens! Entre no site do seu banco e procure saber dessa modalidade (que é gratuita). Você irá gastar um tempo para cadastrar as suas contas uma vez só, mas irá ganhar muito tempo e economia todos os meses, bastando apenas cuidar para que haja saldo na conta corrente no dia do débito.
Cuide de sua vida financeira, leia mais dicas:
Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:
- Cristãos e finanças: Economia de energia = mais dinheiro no bolso
- Cristãos e finanças: Como lidar de forma saudável com os seus sonhos de consumo?
- Cristãos e finanças: Você quer ganhar mais?
- Cristãos e finanças: Primeira parcela do 13º salário. O que é mais sábio fazer com ela?
- Cristãos e finanças: É de centavo em centavo que nascem as grandes fortunas!
- Cristãos e finanças: Etanol ou gasolina? Economizando na hora de abastecer
- A Bíblia proíbe o crente de ser fiador?