O que é a unção de Manassés que nos faz esquecer das coisas?
Você pergunta: Estava assistindo a um culto na tevê e me chamou a atenção que o pastor estava ali determinando sobre as pessoas a unção de Manassés, que apagaria e faria as pessoas esquecerem de tudo de mau que já haviam vivido, de todas as humilhações, vícios, etc. Como peguei esse programa no finalzinho não consegui pegar em qual parte da Bíblia fala disso. Pode me instruir e dar mais detalhes sobre essa unção?
Você conhece alguém viciado em drogas ou mesmo alguém viciados em cigarros, bebidas, pornografia? Talvez você mesmo tenha algum vício desse ou outro!
Pois agora temos uma nova unção chamada “UNÇÃO DE MANASSÉS”. Essa poderosa unção promete fazer pessoas esquecerem vícios e qualquer outra coisa ruim em suas vidas, que as atrapalham de alguma forma!
E o pior de tudo: temos até mesmo versículos bíblicos que são usados como base para dizer que isso é bíblico! Vamos analisar isso juntos?
Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez
O que é a unção de Manassés que nos faz esquecer das coisas?
(1) Esse Manassés que tem sido mencionado por alguns pregadores é o primeiro filho do famoso patriarca bíblico José do Egito.
Aquele que foi filho de Jacó e vendido pelos irmãos e chegou a ser governador do Egito (Gênesis 37-50). A Bíblia nos relata a respeito desse primeiro filho de José do Egito:
“José ao primogênito chamou de Manassés, pois disse: Deus me fez esquecer de todos os meus trabalhos e de toda a casa de meu pai” (Gênesis 41:51). Em hebraico o nome Manassés é “M ̂enashsheh” significa “levando a esquecer”.
(2) Como o próprio versículo nos mostra, José colocou esse nome em seu filho com o objetivo de demonstrar que ele estava com o coração em paz e que todo o mal que sofreu por ter sido vendido por seus irmãos como escravo estava “esquecido” diante das bênçãos que ele havia recebido de Deus.
José entendia claramente que Deus o estava guiando a algum lugar com algum plano, pois declarou isso a seus irmãos mais tarde (Gênesis 45:5).
Evidentemente “esquecer” ali não significa apagar totalmente da memória, pois isso seria impossível. Significa que ele se lembrava, mas aquilo não fazia mal a ele.
Onde está a unção de Manassés na Bíblia?
(3) Algumas pessoas têm usado essa homenagem que José fez a Deus no nome de um de seus filhos para declarar que esse nome (Manassés) seria uma palavra profética de José a todos quantos foram esquecidos, desamparados, que sofrem, injustiçados, etc.
Além disso, juntaram o nome do filho de José e criaram a unção de Manassés, que seria uma espécie de unção que Deus derrama sobre as pessoas e que as faz esquecer de coisas.
Em minha pesquisa encontrei até um pastor dizendo que depois que viciados em drogas receberem essa unção de Manassés eles esquecem dos vícios para sempre (ele podia ir na cracolândia e derramar sobre todos os viciados, né?).
(4) Dito isto, vamos analisar a unção de Manassés biblicamente: primeiro que biblicamente não existe qualquer unção de Manassés mencionada em toda a Bíblia.
No Velho Testamento a unção se dava por meio do derramamento de óleo (uma receita especialmente dada por Deus na lei) e nas pessoas era usada somente em profetas, sacerdotes e reis, só esses grupos eram ungidos.
E essa unção significava que essa pessoa estava sendo consagrada a um serviço especial a Deus. Não era permitida a unção de qualquer pessoa por qualquer motivo diferente do previsto na lei.
Esse argumento é suficientemente forte para destruir a ideia de que José do Egito estivesse proclamando uma unção profética sobre as futuras pessoas sofridas para que esquecessem de suas fadigas.
(5) Mas para fortalecer ainda mais nosso argumento, podemos ainda dizer que em nenhum momento a Bíblia sequer menciona Manassés com foco em qualquer unção ou mesmo qualquer profecia.
O que temos é uma invenção moderna e totalmente fora de contexto bíblico. O que a Bíblia nos chama a fazer é a superar quaisquer lutas do passado com o nosso foco em Cristo, não necessitando de qualquer unção especial para que façamos isso, bastando que sejamos servos de Deus comprometidos e avancemos com temor e tremor:
“mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3:13-14).
(6) Por fim, a Bíblia deixa claro que nós que estamos em Cristo já possuímos a unção do Espírito Santo que é derramada sobre todos os que creem. Essa unção é única e suficiente para nos conduzir em todas as questões da nossa vida, não necessitando qualquer acréscimo a ela, e nem qualquer unção moderna inventada como essa tal de unção de Manassés:
”E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento” (1 João 2:20).
Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:
- Entreguei a Satanás! Por que Paulo entregou dois homens ao diabo?
- O que significa sacrifício de “Aroma agradável a Deus?”
- Por que Gênesis menciona duas árvores: da vida e do conhecimento do bem e do mal?
- Por que Jesus não deixou Maria Madalena tocá-lo, mas deixou Tomé? Foi preconceito?
- Salomão foi salvo ou está no inferno?
- Posso dar o dízimo em outra igreja que não seja a minha?
- O galo que cantou quando Pedro negou Jesus não era uma ave?