Você trabalha pela paz ou pela violência?
Por André Sanchez
Série ensinos do Mestre Jesus Cristo
“Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.” (Mt 5. 9)
Vivemos numa época de violência. Violência de todos os tipos, de todos os jeitos. Física, emocional, moral. Violências bárbaras e violências aceitas como “normais”. Tiros, estupros, socos, xingamentos. Violência em todos os lugares. Na escola, no trabalho, nas ruas, no lar. Com todo tipo de pessoa. Velhos, crianças, mães, pais, filhos. Esse é o contexto que vive a nossa sociedade. Daí a necessidade mais do que urgente da prática do ensino do Mestre Jesus Cristo: Sejam pacificadores!
Pacificador é a pessoa que trabalha para promover a paz entre as pessoas e, consequentemente, no ambiente em que vivem. É interessante notar que não há nenhuma condição colocada no ensino de Cristo. Não é, por exemplo, para sermos pacificadores apenas com quem gostamos, ou com quem “merece”, ou com quem não nos fez nenhum mal. Promover a paz é tarefa diária, coisa que devemos fazer em todos os lugares, com todo tipo de pessoa, sem reservas.
Isso torna a promoção da paz um desafio diário para o qual precisamos nos preparar. É evidente que temos uma limitação na promoção da paz. Paulo diz que “se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens” (Rm 12. 18).Isso mostra que nem todas as situações estão sob o nosso controle. No entanto, existem milhares de situações em que podemos atuar promovendo a paz, bastando apenas querermos.
Pense nas situações que você passa diariamente no trabalho, na rua, no ônibus, no trânsito, na escola, em casa, em passeios. Você promove a paz nestes lugares em que está ou em que está passando? Pense nas pessoas que convivem com você nestes mesmos lugares, diariamente, ou mesmo só de passagem. Você promove a paz de Jesus com elas nas situações do cotidiano?
Jesus chama os pacificadores de felizes. Promover a paz, às vezes, é um desafio difícil, especialmente quando somos feridos. No entanto, Jesus presenteia o nosso esforço com uma alegria vinda diretamente Dele, que vale à pena. Além disso, Jesus garante que os pacificadores serão “vistos” como filhos de Deus. Isso porque farão a diferença, serão uma luz a iluminar.
Ser um pacificador, portanto, é ser também um evangelizador. Deus brota eficazmente e irresistivelmente das atitudes dos pacificadores.
Não trabalhe para a violência, seja um trabalhador para a promoção da paz!
Clique aqui e veja todos os artigos da Série ensinos do Mestre Jesus Cristo
Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:
- A misericórdia está morrendo?
- Como ser tentando e sair vitorioso?
- 4 importantes lições de Jesus Cristo sobre a morte
- O que Jesus quis dizer com “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida”?
- Eles ficaram chocados com a atitude de Jesus!
- 5 lições sobre oração que aprendi com Jesus Cristo
- Série virtudes: Eu quero é guerra!