O que a Bíblia diz sobre as roupas que o crente pode usar?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta |
A Bíblia nunca foi tão FÁCIL de entender! Talvez você esteja ESTRANHANDO isso que acabou de ler, pois todo mundo diz que a Bíblia é DIFÍCIL DE ENTENDER!

Porém, depois que criei meu método TEXTO NA TELA de estudo da Bíblia toda e já o apliquei em mais de 25 mil alunos em meus 20 anos dando aulas, certamente posso afirmar que ficou FÁCIL estudar a Bíblia!

QUER COMPROVAR ISSO? Você também pode fazer parte desse grupo de pessoas que entendem a Bíblia com facilidade, estudando algumas horas toda semana!

Nosso método exclusivo te guia passo a passo para uma compreensão mais profunda da Palavra de Deus, com muita facilidade!

Porém, como atendo pessoalmente meus alunos, as vagas são limitadas!

Acesse agora o link com todos os detalhes desse material, pois pode sair do ar a qualquer momento ACESSAR DETALHES (Clique aqui)…

Você pergunta: Como cristã, estou em dúvida sobre quais tipos de roupas são apropriados para usar de acordo com as orientações bíblicas. Como mulher, seria um pecado usar shorts e saias mais curtos, calças mais justas, ou a escolha adequada seria apenas usar saias grandes? Por favor, poderia me orientar sobre quais roupas são consideradas adequadas para os crentes, segundo a Bíblia? E, se puder, fale também sobre roupas de homens!

Cara leitora, em nenhum momento a Bíblia nos apresenta um “manual de moda” com as roupas que podem e não podem ser usadas pelo crente.

A Bíblia não tem esse foco de delimitar qual peça de roupa é correta e qual é errada. Mas a Bíblia pode nos ajudar a analisar que tipo de roupas são mais adequadas a usarmos.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que as Bíblia diz sobre as roupas que o crente pode usar?

(1) A única menção mais objetiva na Bíblia a respeito da forma de se vestir do crente está em 1 Timóteo 2:9 e é direcionada a mulheres: “Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso…”.

Observe, porém, que nesse versículo não temos qualquer indicação de peças de roupas que podem e peças que não podem ser usadas pelo crente.

O foco é que, nesse caso, as mulheres (e homens) usem roupas descentes. Mas o que é uma roupa decente?

Leia também: A Bíblia diz que a mulher não pode vestir-se com roupas parecidas com as dos homens?

(2) Nesse texto, a palavra “decente” em grego é “kosmios” e significa algo que é bem organizado, conveniente, modesto. Isso aponta para roupas que sejam adequadas à fé que a pessoa professa no Senhor Jesus.

Roupas que colaborem para uma imagem positiva da pessoa. O crente pensa sobre o que veste, analisa se convém e tem seu foco em usar a roupa para os propósitos corretos. Essa é a ideia de decente!

Apesar desse texto bíblico ser direcionado a mulheres, não temos como deixar de mencionar que esse é um padrão que se enquadra também a homens. Não é possível que mulheres sejam decentes em seu vestir e homens possam usar de indecência.

Mas ainda fica a dúvida: quais roupas se enquadram nesse “traje decente”? A Bíblia não explica, mas podemos levantar algumas formas de avaliação de nosso vestuário:

Como o crente deve se vestir? Perguntas a serem feitas:

(3) Em que lugar a roupa será usada? Sabemos que existem roupas mais formais e outras mais informais. Por exemplo, se você for convocado a ir prestar algum depoimento a um juiz, ele não aceitará que você vá de shorts curtos, chinelo, sem camisa ou com camisa regata.

O lugar e a ocasião pedem roupas mais formais. Da mesma forma, devemos ser sábios quanto a roupa ideal para cada ocasião e lugar (ir ao trabalho, à igreja, à academia, etc).

Aqui em minha cidade, por exemplo, visitas a UTI’s de hospitais não podem ser feitas por pessoas de chinelo e short. Ao mesmo tempo, quando estamos em uma praia, por exemplo, já não fica muito adequado estarmos de calça jeans para tomar banho de mar.

O ambiente exige uma roupa mais correta ao objetivo de se banhar e fazer esportes. Por isso, sempre se pergunte se sua roupa está adequada ao local em que você irá. Isso se chama bom senso.

(4) O que a sua roupa diz? As roupas que usamos podem comunicar coisas sobre nós (verdadeiras ou não). Sabemos que isso é algo relativo, mas pode ser uma forma interessante de decidirmos se uma roupa é correta ou não para um cristão.

Para mulheres, por exemplo, o que uma blusa com um “super decote” ou uma micro saia comunicará sobre você? Certamente que está se expondo, que está desejando mostrar certas partes de seu corpo. Isso é positivo a uma serva de Deus? Certamente que não! Então não use isso publicamente.

Para homens, o que uma calça extremamente colada e apertada comunica sobre você? Certamente que está querendo chamar a atenção para suas partes que não deveriam estar tão em evidência. Isso é bom para um servo de Deus?

Certamente que não! Então não use isso publicamente! O cristão deve ter essa capacidade e liberdade de fazer essas escolhas.

(5) A sua roupa honra o nome de Deus que você carrega por seu cristão? A Bíblia ensina: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31).

Glorificar a Deus com nosso vestir é algo que precisa estar em nosso foco. Deveríamos chamar a atenção de outras pessoas não pela pouca roupa ou roupas provocantes sexualmente que usamos.

Quando uma roupa usada de forma incorreta chama a atenção equivocadamente, acabamos por não conseguir honrar o nome do Senhor corretamente com todo nosso ser.

É por isso que Paulo orienta o “traje decente” e o “bom senso”. Essas duas coisas juntas são capazes de fazer um servo de Deus rejeitar roupas ruins e usar roupas que colaboram com sua boa imagem.

Assim, cabe a cada um de nós fazer as melhores escolhas quanto as nossas vestes, buscando sempre avaliar se aquela roupa vai honrar o nome de Deus quando a usarmos.

(6) Com relação àqueles que gostam de proibir certos tipos de roupas, penso que agem equivocadamente. A Bíblia não aponta peças corretas e incorretas, mas sabemos que existem peças corretas e incorretas que exigem de cada crente um bom critério de seleção para que possam se vestir dentro daquilo que agrada a Deus.

Também devemos ter paciência com novos convertidos, com pessoas que ainda não tem “bom senso” e estão em fase de construção da sua identidade em Cristo!

Assim, quando for comprar uma roupa ou se vestir para alguma ocasião, faça a você mesmo estas três perguntas: Em que lugar essa roupa será usada?

O que essa roupa diz, o que vai comunicar se eu usá-la? Essa roupa honrará o nome de Deus que eu carrego por seu cristão?

E para finalizar, quero deixar uma frase que não sei a autoria, mas que é muito conveniente para esse assunto: A roupa pode não definir o caráter de um crente, mas o caráter de um crente define a roupa que ele usa!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp