Contradição na Bíblia? O rei Saul se suicidou ou foi morto por um amalequita?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta |
VOCÊ TEM UM MÉTODO? A grande maioria das coisas precisa de um método para ser feita! Como fazer um bom arroz, soltinho na panela? TEM MÉTODO!

Como construir uma bela casa? TEM UM MÉTODO! Não dá para começar a construir pelo telhado, não é mesmo?

E para estudar a Bíblia e entendê-la bem, precisa de... acertou: MÉTODO!

Mas por que muita gente acha que ESTUDAR A BÍBLIA pode ser de qualquer jeito, sem MÉTODO?

Eu sou o Presbítero André Sanchez e MEU MÉTODO de ensino da Bíblia já ajudou mais de 25 mil pessoas (sim, é esse número mesmo, eu não digitei errado) a estudarem a Bíblia COM MÉTODO e ENTENDIMENTO GARANTIDO!

Você duvida que esse método DÁ CERTO para você? Talvez você esteja pensando em um monte de OBSTÁCULOS AGORA!

Mas te digo que funciona para QUALQUER PESSOA! Em qualquer rotina de vida! É um método testado por milhares de pessoas, por isso, funciona! É como cozinhar um arroz soltinho! Qualquer pessoa faz, claro, usando um bom MÉTODO!

QUER EXPERIMENTAR MEU MÉTODO? Eu montei um trechinho rápido para você vê-lo em ação. Você não vai gastar nem 5 minutos! Vamos ver agora?

Está aqui para você o link para ver o método em ação: QUERO VER O MÉTODO DO PRESBÍTERO ANDRÉ (Clique aqui)…

Você Pergunta: Estou lendo a história do rei Davi e algo me chamou a atenção: Um texto em 1 Samuel fala que o rei Saul cometeu suicídio, lançando-se sobre a sua espada; e em outro texto, em 2 Samuel, fala que Saul foi morto por um amalequita. Isso seria uma contradição na Bíblia? Como explicar essas duas versões contraditórias?

Caro leitor, quando lemos a história do final da vida do rei Saul, realmente encontramos duas versões. Em uma das versões, a Bíblia diz:

“Então, disse Saul ao seu escudeiro: Arranca a tua espada e atravessa-me com ela, para que, porventura, não venham estes incircuncisos, e me traspassem, e escarneçam de mim. Porém o seu escudeiro não o quis, porque temia muito; então, Saul tomou da espada e se lançou sobre ela” (1 Samuel 31:4).

Na outra versão temos o relato de um amalequita que foi até Davi dar a notícia da morte de Saul: “Arremessei-me, pois, sobre ele e o matei, porque bem sabia eu que ele não viveria depois de ter caído. Tomei-lhe a coroa que trazia na cabeça e o bracelete e os trouxe aqui ao meu senhor” (2 Samuel 1:10).

Qual seria a explicação para duas versões contraditórias como essas?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Saul se suicidou ou foi morto pelo amalequita?

(1) A primeira coisa que temos de ter em mente em nossa leitura é que o relato em 1 Samuel sobre a morte de Saul é o relato completo dos fatos, feito de forma detalhada desde o início.

Nesse relato temos detalhes importantes da batalha que só poderiam ser feitos por alguém que realmente tinha fonte fidedignas para tal.

É por isso que o relato que é considerado o correto é 1 Samuel 31:4, que mostra que o rei Saul, depois de ter pedido ao seu escudeiro que o matasse para que ele não fosse morto pelas mãos do inimigo e, diante da negativa do escudeiro, se suicidou, jogando-se sobre uma espada. Mas e o outro relato? Seria um erro da Bíblia?

(2) O texto de 2 Samuel mostra que Davi estava voltando da batalha que teve com os amalequitas (1 Samuel 30:16-19) e estava em uma cidade chamada Ziclague (2 Samuel 1:1).

De repente aparece um mensageiro, um homem com vestes rotas e terra sobre a cabeça, o que demonstrava sinal de tristeza (2 Samuel 1:2).

O homem passa então a narrar a derrota de Israel e a morte de Saul e seus filhos. Davi parece desconfiar da história dele (2 Samuel 1:5).

Mas o rapaz conta sua versão da história e apresenta como provas a coroa e o bracelete de Saul que havia trazido para apresentar a Davi. Davi, então, manda matar esse homem amalequita. Aqui cabem algumas considerações importantes:

a) O amalequita diz a Davi que Saul estava apoiado sobre sua lança (2 Samuel 1:6), mas em 1 Samuel 31:4 temos o registro de que ele, na verdade, se lançou sobre uma espada, o que demonstra que esse amalequita não presenciou a morte de Saul.

b) Em 1 Samuel 31:5 temos o relato de que Saul estava com seu escudeiro e que este se suicidou quando viu Saul morrer. Certamente esse escudeiro só teria se suicidado depois de ter a certeza que seu rei (Saul) estava morto. Não temos aqui a menção de nenhum amalequita na história.

c) Por que o amalequita teria ido diretamente a Davi comunicar a morte de Saul? Isso pode indicar que o amalequita esperava que Davi reconhecesse que ele havia feito um bem ao rei Saul e assim recebesse algo em troca, já que Davi, naquele momento, tinha certa fama e muitos o queriam como rei.

Nesse caso, a história inventada pelo amalequita seria para conseguir reconhecimento.

d) Não podemos ainda descartar que o amalequita pudesse ter alguma informação a respeito da perseguição de Saul a Davi.

E pensasse que Davi ficaria feliz pela morte de Saul e, nesse caso, também o recompensaria por tê-lo matado!

(3) Feitas essas considerações, o mais provável é que o amalequita tivesse descoberto o corpo de Saul e seu escudeiro antes do que os inimigos de Israel, os filisteus, e tivesse subtraído a coroa e o bracelete, buscando conseguir vantagens para si mesmo.

E para isso fez um teatro e inventou uma outra versão da história, versão esta que foi contada a Davi. Mas, certamente, outras pessoas presenciaram tal fato e puderam narrá-lo de forma correta, a forma que foi narrada em 1 Samuel 31:4.

A história do relato do amalequita a Davi, portanto, é descritiva, ou seja, o autor descreveu como ocorreu, mas ela foi uma história fantasiosa, o que fica claro até mesmo pela narrativa do fim trágico desse amalequita mentiroso.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp