O que significa plantar e colher a cento por um ou a trinta, sessenta e cem por um?
Você pergunta: Tenho uma curiosidade sobre uma expressão que li na Bíblia em alguns textos sobre plantar e colher a cento por um. Em Gênesis diz que Isaque semeou e colheu a cento por um. Jesus também contou uma parábola onde as pessoas colhiam a cem, sessenta e trinta por um. Pode me ajudar a entender o significado exato dessas expressões na Bíblia?
Caro leitor, uma das figuras de linguagem que mais aparecem na Bíblia é aquela que usa elementos da natureza para expressar algumas ideias e lições profundas de Deus a nós.
Hoje vamos entender essa figura do “cento por um” e entender melhor o que o uso dela traz de ensinos.
Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez
O que significa plantar e colher a cento por um ou a cem por um?
(1) A primeira citação que temos da expressão “cento por um” está em Gênesis 26:12, que diz: “Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o SENHOR o abençoava”.
É interessante observar o contexto para entender melhor a profundidade dessa expressão bíblica. Isaque estava vivendo em um contexto de fome onde morava (Gênesis 26:1).
Após ser orientado pelo Senhor para não ir para o Egito, Isaque obedeceu, debaixo da promessa do cuidado do Senhor, e ficou na terra de Gerar (Gênesis 26:2-6).
(2) E foi nessa terra que Isaque semeou debaixo da bênção de Deus e recolheu “no mesmo ano” cento por um. Cento por um significa que cada semente rendeu cem vezes mais (1 semente = 100 sementes/frutos).
Porém, não temos aqui uma conta matemática exata de alguém que acompanhou cada semente para ver quanto cada uma dava.
A expressão redonda “cem” visa mostrar algo grande e próspero que ocorreu, vindo de algo pequeno “uma semente”. Portanto, recolher a cento por um é uma figura de linguagem que visa mostrar uma colheita extremamente abundante e grandiosa.
Nesse contexto bíblico está ligado a bênção de Deus derramada, dando riqueza material a Isaque (Gênesis 26:13).
(3) Uma outra menção da expressão “cem por um”, juntamente com “trinta por um” e “sessenta por um” está em Mateus 13:23, que diz: “Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um”.
O contexto aqui é a parábola do semeador, quando os discípulos de Cristo pedem a Ele uma explicação sobre a história (Mateus 13:10).
Note que aqui a semente que caiu em boa terra frutifica a cem por um, outra a sessenta por um e outra a trinta por um.
Todas são colheitas consideradas satisfatórias, umas com maior prosperidade, outras com menor, porém, mostrando que o foco é que deve haver frutos na vida do cristão.
Evidentemente que quanto mais frutos melhor! Nesse contexto bíblico estamos falando de prosperidade espiritual, de alguém que compreende a mensagem de Deus e dá frutos dignos e abençoados que agradam o Senhor!
(4) Portanto, concluímos que a expressão “cem por um” vem nos trazer a ideia da beleza e abundância da bênção de Deus, tanto material quanto espiritual na vida de uma pessoa.
A abundância do Senhor se vê em todas as direções sobre a vida dos Seus servos, que colhem da parte de Deus, segundo a vontade Dele, a cem por um, onde quer que o Senhor decrete a Sua bênção, e onde quer que haja boa terra para frutificar!
Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:
- O erro da Bíblia sobre os dois endemoninhados gadarenos!
- Por que Paulo ordenou que as mulheres ficassem caladas na igreja?
- Tenho 17 anos e quero fazer sexo!
- Eu sou o pão da vida! Quais os ensinos de Jesus quando disse isso?
- É pecado mudar de igreja ou visitar outras igrejas?
- Jogar baralho é pecado e atrai o Maligno para minha vida?
- João Batista se alimentava de uma árvore chamada Gafanhoto?