O que significa habitar no esconderijo do Altíssimo e descansar à sombra do Onipotente?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta |
VOCÊ TEM UM MÉTODO? A grande maioria das coisas precisa de um método para ser feita! Como fazer um bom arroz, soltinho na panela? TEM MÉTODO!

Como construir uma bela casa? TEM UM MÉTODO! Não dá para começar a construir pelo telhado, não é mesmo?

E para estudar a Bíblia e entendê-la bem, precisa de... acertou: MÉTODO!

Mas por que muita gente acha que ESTUDAR A BÍBLIA pode ser de qualquer jeito, sem MÉTODO?

Eu sou o Presbítero André Sanchez e MEU MÉTODO de ensino da Bíblia já ajudou mais de 25 mil pessoas (sim, é esse número mesmo, eu não digitei errado) a estudarem a Bíblia COM MÉTODO e ENTENDIMENTO GARANTIDO!

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Você Pergunta: Eu amo estudar o Salmos 91, pois tem uma mensagem que realmente meche com meu coração. Mas gostaria de sua ajuda para entender com profundidade o que quer dizer no versículo um, quando ele diz habitar no esconderijo do altíssimo e descansar à sombra do onipotente? Quais as lições que esse trecho nos ensina?

Cara leitora, realmente o Salmos 91 é um dos mais amados da Bíblia, talvez um dos mais lidos. Ele traz algumas lições sobre nosso Deus protetor, sobre um tipo de relacionamento profundo que podemos ter com Ele, que nos inspira muito. Vamos entender juntos os ensinos do versículo um.

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Habitar no esconderijo do Altíssimo e descansar à sombra do Onipotente?

(1) O verso completo está assim na Bíblia: “O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente” (Salmos 91:1).

Chama a atenção que logo de início o salmista está falando de alguém, de uma pessoa: “o que habita…”. Essa pessoa é mencionada inicialmente realizando duas ações: ele é o que “habita” e o que “descansa”.

Ações importantes com relação a Deus. Habitar e descansar são duas coisas conhecidas de todos nós. Todos nós “moramos” em algum lugar.

Temos o nosso cantinho, um lugar onde nos sentimos seguros. Neste lugar passamos algum tempo descansando, nos recompondo das lutas da vida.

(2) O Salmo 91 explica que essa pessoa habita no “esconderijo do altíssimo”. Esconderijo tem aqui uma ideia de um “local secreto”. Além de ser um local secreto, o que já tem em si uma ideia de segurança, proteção de inimigos, também é associado ao “altíssimo”.

Sendo assim, essa primeira figura aponta para uma pessoa que tem em Deus a sua proteção. Ela vai em direção Dele (sempre), frequentemente vive em Sua presença poderosa, onde consegue encontrar proteção contra os inimigos e duras lutas da vida.

Essa pessoa goza da proteção do Senhor, pois é íntima Dele! Ela é recebida no “esconderijo”, pois Deus a conhece e a chama pelo nome!

(3) Na sequência o salmista fala de descanso. A ideia da palavra descansar aqui é repousar, dar uma parada, hospedar-se. É quando se cessam as atividades para a recuperação.

Sombra aqui nos lembra aqueles lugares de onde se protege dos raios solares para recobrar as forças. Quem projeta essa sombra é o “onipotente” (aquele que pode todas as coisas).

Aqui temos ideia de proximidade com Deus e confiança em Seu poder. O salmista fica tão próximo do Senhor que goza de Sua sombra protetora!

O Deus que pode todas as coisas têm uma “sombra” onde podemos nos refugiar e é um local tão bom que nos permite relaxar ao ponto de descansar!

Existem locais que nos causam tensões, mas à sombra do Senhor descansamos de verdade! Mais uma vez temos aqui a questão da intimidade em foco!

Não é qualquer um que pode de fato descansar na presença de Deus, apenas o que tem intimidade verdadeira com Ele!

(4) O início desse salmo, portanto, fala de proximidade com o Criador! Somente poderá gozar das mais grandiosas bênçãos aquele que está próximo do Pai, muito perto Dele.

Está falando de alguém que tem intimidade. Não está falando daqueles que enxergam Deus como um “gênio da lâmpada”, que só querem bênçãos, mas não o Deus das bênçãos!

Fala de alguém que o ama de verdade, de coração, alguém que habita perto Dele e é aceito, pois o ama de coração. Alguém que pode descansar à sombra Dele, pois não é inimigo, mas filho!

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