O que significa a palavra “metanoia” na Bíblia? Em que textos ela aparece?
Você Pergunta: Ouvi um pregador na internet falando muito sobre “metanoia” na vida do crente, sobre a importância de termos essa uma mudança em nossas vidas. Mas confesso que fiquei um tanto confusa sobre o uso que ele fez dessa palavra, já que ele falou que é bíblica. O que seria metanoia dentro do contexto da Bíblia? Em que textos essa palavra aparece?
Cara leitora, alguns pregadores, às vezes, utilizam o recurso de mencionar alguma palavra nos originais em que a Bíblia foi escrita (hebraico, aramaico e grego), mas não explicam muito bem o uso da palavra, o que deixa os ouvintes um tanto quanto perdidos na compreensão.
No estudo de hoje vou te ajudar a compreender essa expressão com a profundidade com que ela aparece na Bíblia.
Inscreva-se em nosso canal (clique): http://youtube.com/c/AndréSanchez
Onde temos a palavra “metanoia” na Bíblia e o que significa?
(1) Vamos falar primeiro sobre o uso da palavra metanoia na Bíblia. Em primeiro lugar, “metanoia” é uma palavra grega. Ela vem de outra palavra grega “metanoeo”, que significa uma “mudança de mente”.
A ideia dessa palavra é demonstrar o que acontece com alguém que se arrepende, que muda de direção, que muda sua mente, muda de propósitos que anteriormente tinha e agora não os quer mais, pois os substitui por outros.
(2) Dentro das traduções para o português, geralmente a palavra grega “metanoia” é traduzida na maioria das Bíblias (falando, é claro, do Novo Testamento), por “arrependimento”. Isso significa que onde você lê a palavra “arrependimento” em português, ali está (nos originais) a palavra “metanoia”.
Vejamos um exemplo: “Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Mateus 3:11).
Observe que nesse texto a ideia é que João Batista batizava com água para “metanoia”, ou seja, o que se esperava era uma mudança de mente, uma transformação da maneira de pensar e, consequentemente, de agir.
(3) Vejamos mais um exemplo: “Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento (metanoia)” (Lucas 5:32 – Entre parentes acréscimo meu).
Jesus diz aqui que veio realizar uma missão na vida daqueles que estavam perdidos, que andavam em uma direção que não agradava a Deus, portanto, eram pecadores e carregavam a condenação de seu pecado.
Jesus veio chamá-los para uma “metanoia”, uma mudança total de vida, de direção, de pensamentos, que é uma característica daquele que se arrepende verdadeiramente diante do Senhor! Isso é a “metanoia” citada na Bíblia!
(4) Para aguçar ainda mais sua curiosidade, coloco na sequência mais alguns textos bíblicos interessantes onde aparece a palavra “metanoia” no grego (arrependimento na tradução em português):
– Mateus 3:8
– Mateus 3:11
– Mateus 9:13
– Marcos 1:4
– Lucas 3:3
– Lucas 3:8
– Lucas 5:32
– Lucas 15:7
– Lucas 24:47
– Atos 5:31
– Atos 11:18
– Atos 13:24
– Atos 19:4
– Atos 20:21
– Atos 26:20
– Romanos 2:4
– 2 Coríntios 7:9
– 2 Coríntios 7:10
– 2 Timóteo 2:25
– Hebreus 6:1
– Hebreus 6:6
– Hebreus 12:17
– 2 Pedro 3:9
Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:
- As pessoas que saíram dos túmulos após a morte de Jesus permaneceram vivendo na terra?
- É verdade que a primeira vez que choveu foi no dilúvio?
- Quantos José temos na Bíblia e quem foram eles? Sabia que temos pelo menos 13?
- Por que a Bíblia chama morcegos de aves e lebres de ruminantes?
- O cristão pode assistir filmes pornográficos com a esposa para apimentar a relação?
- O que significa não tentarás o Senhor teu Deus?
- O que significa graça e paz da parte de Cristo?