Os 5 significados de “dormir” na Bíblia que confundem muita gente!
Você pergunta: Eu gostaria de entender os significados de dormir na Bíblia, pois muitas vezes vejo a palavra “dormir” sendo usada para quando a pessoa morre. Nesse caso estaria falando do sono da alma, que é quando morremos e ficamos dormindo até chegar a segunda vinda de Cristo?
Cara leitora, são muitas as palavras que têm mais de um significado possível, seja nas línguas originais da Bíblia, seja em qualquer língua. E para determinar qual o significado e aplicação em um texto, é preciso avaliar sempre o contexto.
É isso que faremos agora! Analisando contextos, vejamos juntos os pelo menos “5 significados” da palavra “dormir” e suas variações na Bíblia e como muita gente se confunde e erra nas interpretações dessa questão!
Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez
Significados de dormir, dormiu, dorme, adormeceu na Bíblia
(1) O sentido mais básico da palavra dormir é aquele que todos conhecemos muito bem, ou seja, quando fala do sono, de quando pegamos no sono e dormimos para acordar um tempo depois. Vejamos um exemplo:
“Tendo chegado a certo lugar, ali passou a noite, pois já era sol-posto; tomou uma das pedras do lugar, fê-la seu travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir” (Gênesis 28:11).
Aqui temos Jacó fugindo da fúria de seu irmão e parando para descansar e dormir ali naquele lugar.
(2) Um outro significado de dormir na Bíblia, é usado como uma figura de linguagem muito interessante, que se chama “eufemismo”.
O eufemismo é quando se suavizam expressões tristes ou desagradáveis, trazendo mais leveza para o que se está se comunicando. Vejamos um exemplo:
“Disse o SENHOR a Moisés: Eis que estás para dormir com teus pais; e este povo se levantará, e se prostituirá, indo após deuses estranhos na terra para cujo meio vai, e me deixará, e anulará a aliança que fiz com ele” (Deuteronômio 31:16).
Aqui Deus está dizendo a Moisés que a morte dele está chegando. Ou seja, Moisés morreria em breve. Deus usa a figura “dormir com teus pais” (um eufemismo) justamente para suavizar essa comunicação pesada feita a Moisés de que brevemente ele morreria!
Então, não tem nada a ver com sono da alma, com espírito dormindo depois que morre!
(3) Essa forma de usar a palavra dormir confunde muitos estudantes e chegou a gerar esse ensino incorreto chamado de sono da alma, que ensina que quando morremos ficamos dormindo até a volta de Jesus, o que é contrário ao ensino da Bíblia.
Veja um dos textos que gera essa confusão: “Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo” (João 11:11).
Aqui o sentido é exatamente o de que Lázaro “morreu”. Tanto é verdade que o próprio Jesus teve que esclarecer isso, pois os discípulos não entenderam muito bem a fala de Jesus, achando que Lázaro estava apenas dormindo:
“Jesus, porém, falara com respeito à morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono” (João 11:13).
Além de tudo isso, quando alguém morre fica em posição parecida com alguém que está dormindo, o que faz com que essa comparação seja muito utilizada na Bíblia.
(4) Temos ainda um sentido interessante de “dormir” que o salmista aplica a Deus: “É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel” (Salmos 121:4).
Aqui a ideia é que Deus não pode ser surpreendido por nada, pois nunca está desatento em nenhuma situação. Não dorme é usado como figura de alguém que vê todas as coisas, presta atenção em tudo!
Deus é comparado com um guarda atencioso que não pode ficar desatento em nenhum momento, pois ele não precisa dormir!
(5) O livro de provérbios ainda traz uma outra aplicação muito interessante da palavra dormir:
“O que ajunta no verão é filho sábio, mas o que dorme na sega é filho que envergonha” (Provérbios 10:5).
Dormir na sega equivale a perder as oportunidades e ser negligente com a colheita dos frutos. Aqui, então, dormir está ligado a uma negligência prejudicial que existe na vida de quem NÃO é sábio!
Aquele que não é sábio “dorme” na hora de fazer a colheita, o que demonstra quão grande é sua insensatez em perder os frutos, a oportunidade, a bênção!
(6) O apóstolo Pedro também utiliza dormir em um sentido muito interessante, significando algo que está chegando, que está próximo de acontecer com toda certeza:
“também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme” (2 Pedro 2:3)
Aqui “a sua destruição não dorme” indica que o juízo de Deus não será contido, ele está à caminho, está chegando e atingirá aqueles que são opositores da obra do Senhor!
Não haverá falha no juízo que Deus irá derramar, ele não é alguém que dorme e perde a hora!
Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:
- Uma parte de mim quer, a outra, não!
- Existem crianças endemoninhadas? Deus permite isso?
- 7 razões por que sou dizimista fiel
- 7 coisas (que acontecem em igrejas) das quais você deve fugir se quer ser um crente de verdade
- Aprenda a Bíblia sem esforço. Método comprovado!
- PERIGO: O que é a “mesa dos demônios” em 1 Coríntios 10:21 e hoje em dia?
- Moisés era gago? Por que nos filmes ele fala normalmente?