Se Deus é onipresente, Ele também mora no inferno?
Você Pergunta: Se Deus é onipresente, ou seja, está em todos os lugares, isso quer dizer que Deus também mora no inferno, junto com o diabo? Como um Deus Santo e tão grandioso pode viver dentro do inferno de fogo? Como podemos entender essa questão?
Caro leitor, quando analisamos Deus e Seus grandiosos atributos, devemos ser cuidadosos, principalmente nas conclusões que tiramos, pois nem sempre conclusões lógicas se encaixam perfeitamente dentro dos atributos de Deus.
A Bíblia ensina que, de fato, Deus é onipresente. Isso significa um atributo que mostra que o Senhor Deus tem presença constante em todo lugar, não escapando de Seu poder nenhum milímetro em qualquer lugar, seja físico, seja espiritual!
“Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também” (Salmos 139:8).
Esse é o fato claro que a Bíblia aponta. Diante disso, evidentemente, é comum que interpretemos essa informação e tiremos nossas conclusões.
Mas essas conclusões devem sempre se harmonizar com os outros atributos de Deus e nunca contrariá-los.
Uma conclusão interessante e errada que alguns fazem dessa informação é que Deus mora no inferno. Ou seja, se Deus está presente em todos os lugares, logo, ele mora no inferno tanto quanto mora no céu!
E alguns vão mais longe ainda, concluindo que Deus será companheiro do diabo, pois o diabo também estará no inferno! Os dois estarão ali, convivendo juntos! Será que isso faz sentido?
Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez
Deus mora no inferno?
(1) O atributo da onipresença não significa que Deus seja morador de todos os lugares. Mas que a Sua presença alcança todos os lugares.
“Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? —diz o SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? —diz o SENHOR” (Jeremias 23:24).
A presença de Deus precisa estar em todos os lugares porque Ele é o sustentador de tudo que existe!
“Lançaste os fundamentos da terra, para que ela não vacile em tempo nenhum” (Salmos 104:5).
Isso tem a ver com o governo de Deus. Todas as realidades, sejam as físicas, sejam as espirituais, são governadas pelo Senhor de uma forma que não entendemos plenamente. Mas o que sabemos é que a Sua presença e poder alcança tudo e todos!
“Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam” (Salmos 24:1).
(2) Assim, não há como estabelecer uma “casa” para Deus nesse sentido! Ou seja, não dá para conter Deus em um único lugar, como se Ele precisasse de um local para moradia e descanso:
“Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis vós? E qual é o lugar do meu repouso?” (Isaías 66:1).
Porém, a Bíblia nos ensina que apesar de Deus estar em todos os lugares, ou seja, Sua presença alcançar e dominar tudo, existem lugares especiais de maior presença Dele e bênçãos. Por exemplo, Apocalipse explica isso de forma interessante:
“Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles” (Apocalipse 21:3).
Aqui temos uma descrição do novo céu e da nova terra! Observe nesse verso e também no contexto como são explícitas as bênçãos de estar nesse lugar, juntamente com uma presença de Deus muito especial, recheada de bênçãos vindas das mãos de Dele! Os salvos têm essa bênção!
(3) Essa é uma presença diferente da presença que Deus tem no inferno, por exemplo, onde Ele também governa, porém, de forma totalmente diferente!
Apesar do inferno não escapar da presença de Deus, ali não temos o mesmo “ambiente” abençoado que temos no céu. Isso porque no inferno Deus se faz presente ordenando juízo e sofrimento e fazendo-os ser cumpridos:
“Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes, no reino de Deus, Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas, mas vós, lançados fora” (Lucas 13:28).
Percebemos, então, esse aspecto interessante da presença de Deus. Deus pode estar presente em um local governando-o, mas não abençoando-o, como é no caso do inferno!
(4) Tudo isso deixa claro o aspecto do governo de Deus sobre tudo e todos. Ele governa o inferno, sabe todas as informações dali, sabe das pessoas que passarão a eternidade ali de forma justa!
Sabe como sustentar aquele lugar, sabe tudo, em todo tempo, de todas as formas! Mas tudo isso e muito mais não indica que Deus irá assentar-se com o diabo para “tomar um refresco” e conversar sobre a vida!
A presença Dele ali tem objetivo e foco. E o foco não é ser abençoador, mas justo juiz do diabo e de Seus anjos e de todos os ímpios! Eles terão de cumprir tudo que for determinado pelo Rei, não há como escapar de Sua presença e de Sua Soberania, nem no inferno!
Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:
- O que significa o sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado?
- O que fazer com as sobras da Ceia do Senhor?
- Batismo: Só em nome de Jesus ou em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo?
- O que significa elevo os olhos para aos montes no Salmos 121?
- O que significa os últimos serão os primeiros e os primeiros os últimos?
- O que é o propiciatório e a propiciação mencionados na Bíblia?
- O vinho que Jesus bebia tinha álcool ou era apenas um suco de uvas?