Apaixonado por livros
Livros podem ser comparados àquela mulher linda, inteligente, cativante, especial que cruza o nosso caminho em determinado momento da vida; prende a nossa atenção, fisga o nosso olhar e em seguida toma totalmente o nosso coração. Esse tipo de mulher “é pra casar”, assim como livros e cristãos são feitos um para o outro “pra casar” também.
Não imagino cristãos divorciados dos livros e nem apenas vivendo um relacionamento superficial com eles. Se pararmos para pensar, desde o início da escrita Deus tem usado dos livros para abençoar seus servos. Deus escolheu os livros como principal meio de propagar a sua palavra e vontade. A Bíblia é o livro mais vendido do mundo e ostenta este título a muitos anos. Seria este um recado de Deus para nós da importância do livro para os cristãos?
Se você encontrasse a mulher dos seus sonhos, feita por Deus especialmente para você, não casaria com ela? Deus colocou em nossas mãos coisa tão especial quanto a mulher dos sonhos: o livro. Ele traz bênçãos grandiosas. Eu parafrasearia o autor de provérbios com relação ao livro:
Livro virtuoso, quem o achará? O seu valor muito excede o de finas jóias. O coração do Cristão confia nele, e não haverá falta de ganho. Dá sabedoria, e a instrução da bondade está em suas páginas. Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas o livro que vem do SENHOR, esse será abençoado.*
Se você ainda não vive um caso de amor com o livro, comece a notá-lo. Pegue um nas mãos, abra-o, toque nele, leia algumas páginas num lugar especialmente preparado para este encontro. Liberte-se dos preconceitos e comece a visualizar a sua beleza interior, que vai muito além da capa. Comece a conversar com seu livro, sonhe junto com ele, voe e passeie de mãos dadas pelos teatros da mente. Avance pela primeira, segunda, terceira…décima página. Vá indo mais pro interior. Tão logo caia em si, você já terá se apaixonado e achado o “amor da sua vida”, e esse amor é “pra casar”.
*baseado em Pv 31. 10-31